Dois Pontos – 10/02/18

Na última quinzena de janeiro, tentou se esboçar em Itu, pela internet, uma manifestação contra a administração atual da cidade. Essa manifestação teria por local os eventos comemorativos dos 408 anos de fundação do município. Quem via a coordenação desse protesto chegava a se preocupar com as dimensões que o mesmo poderia tomar. Quando chegou o dia 2, a tal manifestação mostrou o quão enganosa pode ser a internet. Apenas meia dúzia de gatos pingados se arriscaram a fazer um esboço de contrariedade representada por vaias pífias que retrataram o total fracasso da tentativa. Os tempos mudaram e, principalmente, a percepção do povo também. A cada dia que passa a população vai aprendendo, pela própria internet, a separar a verdade da mentira, esta chamada de “Fake News”. Quem tem dúvidas prefere recorrer aos jornais, rádios, TV etc. para confirmar a veracidade. Quem compartilha a mentira está mentindo também…

 

CONCORRÊNCIA: O UBER pelo jeito chegou para ficar em Itu. Com cada vez mais carros disponíveis, a procura também aumentou. E isso tem gerado uma concorrência com o transporte coletivo. Segundo comentários de motoristas, as empresas de ônibus têm alterado linhas e horários porque o aplicativo já está incomodando-as.

 

VEM PRA ITU: No último dia 2, além de ser aniversário de Itu, também foi feriado da padroeira em Indaiatuba – cidade conhecida por sua extensa agenda de eventos. Porém, teve indaiatubano se dirigindo para a Praça da Matriz em Itu para conferir o show “Os Filhos dos Caras”. O motivo? Não tinha nada pra fazer em Indaiá.

 

SEGURANÇA: Houve quem fez críticas nas redes sociais sobre o grande efetivo policial na festa de aniversário da cidade, dizendo que havia mais “polícia do que público”. Mas quem participou do evento elogiou a segurança disponibilizada pela Prefeitura. O grande número de guardas civis também foi justificado porque houve uma apresentação do Canil.

 

INSPIRAÇÃO: Durante cerimônia de entrega do Plano Diretor de Turístico 2018 de Itu, o prefeito de Salto, Geraldo Garcia, comentou com bom humor a respeito do projeto, dizendo que utilizará o mesmo como inspiração para a cidade de Salto, reforçando a importância dos “municípios irmãos” somarem esforços em prol do desenvolvimento.

 

ACIDENTES: Diversos acidentes de trânsito vêm sendo registrados em Itu nas últimas semanas. O principal motivo em boa parte dos casos é a imprudência e a distração dos motoristas na condução de seus veículos. Isso mostra que a alta média de seis carteiras de motoristas sendo suspensas por dia na cidade se faz necessária.

 

TAPA BURACO: A operação Tapa Buraco, da Secretaria de Obras de Porto Feliz, realizou na última quarta-feira (07) reparos na pavimentação em diversas regiões da cidade. Para informar a Prefeitura de Porto sobre buracos e irregularidades na pavimentação basta entrar em contato pelo telefone (15) 3262-3666.

 

PRIMEIRA VEZ: A primeira sessão de 2018 da Câmara de Itu, na última segunda-feira (05), foi também a primeira vez da nova Mesa Diretora no comando. E Mané da Saúde segurou a bronca, apesar de em alguns momentos mostrar certo nervosismo. Thiago Gonçales chegou a assumir a presidência por alguns instantes e até Giva assumiu a secretaria, já que o titular, Dito Roque – que fez uma endoscopia –, saiu mais cedo.

 

INOVAÇÃO: A Prefeitura de Indaiatuba iniciou, na última segunda-feira (05), as atividades do ‘Espaço Avançar”, local que assegura inovação no atendimento aos autistas do município. Reformas e adequação de espaço foram feitas no local, que tem capacidade para atender até 40 alunos na escola e até 200 usuários com espectro autista na parte ambulatorial.

 

SEGURANÇA II: Através das mídias sociais e WhatsApp, circularam fotos de diversas viaturas da Polícia Militar e até um helicóptero no estacionamento da Prefeitura de Itu na última quinta-feira (1º). Teve quem aventou a possibilidade de que o prefeito estaria com “medo” de um possível protesto. Não era nada disso: era apenas mais uma operação integrada da PM…

 

SEM COBRANÇA: Cinco vereadores de Salto protocolaram nesta semana um ofício pedindo a devolução em dobro dos valores pagos pelos moradores do bairro Nair Maria, nos últimos 12 meses, pelo tratamento de esgoto não realizado. Eles também pedem abstenção dessa cobrança enquanto não houver a efetiva prestação do serviço, bem como reparação de dano causado ao meio ambiente e manutenção e construção de regular rede coletora.

 

SEM CASOS: Recentemente, as cidades de São Paulo e Campo Grande/MS vivenciaram casos de acidentes envolvendo linhas de pipa com cerol. Felizmente, nenhum dos casos terminou em morte, porém novamente acendeu o sinal de alerta. Na cidade de Itu, de acordo com a Secretaria de Saúde, no ano passado não foi registrada nenhuma ocorrência envolvendo feridos ou mortos por cerol, bem como nenhum caso ocorreu até fevereiro deste ano. Mas cabe o alerta.

 

PROVIDÊNCIAS: Em comunicado divulgado na última quinta-feira (08), a Prefeitura de Cabreúva informou que repudia e está tomando as devidas providencias contra a implantação de uma cerca de arame farpado no Distrito do Pinhal, pela Concessionária AB Colinas. A administração municipal divulgou ainda ter acionado a ARTESP em relação ao assunto.

 

CASSAÇÃO: A jornalista e ex-candidata a prefeita de Itu Monica Seixas fez um formulário na internet pedindo “férias permanentes” ao vereador Carlota. As pessoas interessadas na cassação do edil podem assinar o documento online. A solicitação ainda se refere ao caso em que o vereador teria chamado uma cidadã de “putiane” (sic) na rede social.

 

Fuxiscópio: Deu na internet: “Se o Lula for para a cadeia e os outros muitos não forem, então a história vai provar que a LAVA-JATO não passou de uma FARSA A JATO para enganar trouxas”.