Dois Pontos – 11/08/18

Tramita na Câmara de Itu desde a última semana o projeto de Lei nº 68/2018, que aprova parâmetros para fixação de meios de propaganda e outros elementos nas fachadas dos imóveis do Centro Histórico. Segundo a Prefeitura informou ao Periscópio, não há diferenças técnicas entre a propositura e o decreto 2.743/2017 – que vem dando uma nova cara ao Centro da cidade –, uma vez que tanto o decreto como a lei são baseados na Resolução 85 do CONDEPHAAT. A única diferença é contábil, pois a administração transformou a multa em UFMI (unidade fiscal do município), para que seja atualizada. Ainda de acordo com o Poder Público, a intenção com o projeto é dar maior segurança jurídica à determinação e que ela fique “perenizada” para outras gestões. Até o momento, dois estabelecimentos foram multados por não se adaptarem ao decreto do ano passado e as multas continuarão valendo.

 

OBRAS: O canteiro das obras de restauro do Mercado Municipal já foi montado pela empresa vencedora da licitação, a Concrejato. Orçada em R$ 4.450.952,47, a restauração deve levar cerca de 18 meses. O projeto conta com aprovação dos órgãos de defesa do patrimônio histórico-cultural, como o IPHAN e o CONDEPHAAT.

 

DESTRATO: A reportagem do JP presenciou o destrato de um motorista da linha 8 (sentido Vila Progresso, carro 6016) da Viação Itu, no início da tarde do dia 8, com uma moça com bebê no colo que entrou pela porta de trás. O condutor não esperou a jovem se acomodar para acelerar o veículo e ela quase caiu.

 

DESTRATO II: A jovem reclamou com o motorista, que retrucou e mandou ela “ficar quietinha”, dizendo que “tinha horário”. A cena causou revolta nos demais passageiros. As reclamações dos usuários do transporte coletivo com a (falta de) educação dos condutores são antigas. Mais uma demanda que a empresa responsável deve se atentar.

 

GOLPE EM SALTO: A Prefeitura de Salto tomou conhecimento de que pessoas estariam utilizando indevidamente o nome do prefeito Geraldo Garcia em tentativas de fraude em supostas negociações de compra e venda de veículos. Diante disso, o próprio Geraldo registrou um boletim de ocorrência e o caso será investigado pela polícia.

 

COMEÇOU: A corrida eleitoral começou para valer, mesmo ainda com os registros podendo ocorrer até quarta-feira (15). Quinta a TV Bandeirantes realizou o primeiro debate dos presidenciáveis, sem a presença de Lula (PT). Pela região, os candidatos a deputado estadual e federal também estão em forte movimentação.

 

PRISÃO: No dia 28 de julho, foi preso o ex-jogador de Palmeiras e Corinthians, entre outros clubes, Edu Manga. Encaminhado para a Cadeia Pública de Pilar do Sul/SP, o ex-atleta de 51 anos estava residindo em Itu. O motivo da prisão de Edu foi o não pagamento de pensão alimentícia.

 

PRISÃO II: O ex-atleta, que tem um casal de filhos, segue preso de acordo com o apurado pela reportagem do Periscópio. Edu morava sozinho no município ituano, tendo pouco contato com sua família. A notícia ganhou repercussão nacional com publicação no Portal UOL no início desta semana.

 

AÇÕES EM PORTO: A empresa WestRock, que irá inaugurar em Porto Feliz uma das mais modernas e inovadoras fábricas de papelão ondulado do mundo, prevista para o segundo trimestre de 2019, vem realizando ações sociais na cidade. Uma delas foi o lançamento do polo do Projeto Guri no município, ocorrido esta semana.

 

AUDIÊNCIA: Nesta semana, foi realizada uma audiência no Ministério Público referente a uma denúncia de possíveis maus-tratos na residência terapêutica situada na Rua Sete de Abril, Centro de Itu. Em contato com o JP, a autônoma Maria Cristina Zacarias, que denunciou o caso, disse que a Promotoria afirmou que não há nenhuma irregularidade no espaço, isentando a Prefeitura de quaisquer ilegalidades.

 

SEQUÊNCIA: Maria Cristina, porém, disse ter levado até a audiência um áudio de gritos de pacientes, o que fez com que a promotoria acionasse novamente a Prefeitura para averiguação. Uma nova audiência poderá ser marcada.

 

FUXISCÓPIO

O Currupaco ouviu uma conversa de um candidato que estava pensando em desistir das eleições. Ele comentou isso a um empresário, que respondeu: “Então desista! Se você está em dúvida, quem vai apoiá-lo?”.