Dois Pontos – 11/11/17

O vereador Giva, embora sem citar nomes, acaba de publicar o que os meios políticos ituanos já estavam desconfiados: a oposição legislativa agora não se restringe ao vereador Reginaldo Carlota. Também a única vereadora da cidade, Maria do Carmo Piunti, tem dado sinais de não pertencer à “base aliada” ao Prefeito Gazzola. Não será nenhuma novidade essa possibilidade se confirmar em futuro próximo, até porque uma hipotética dobradinha política que venha a se formar entre ela e Carlota,pode agitar o panorama político de Itu. Para o ano que vem, o apoio da vereadora nas eleições deverá ir para os candidatos José Olímpio e Rodrigo Moraes – não garantidamente, claro. Já Carlota, que acena apoio ao candidato Bolsonaro para a presidência, deverá ajudar alguém do futuro grupo. Mas, o que importa é 2020. Imaginem a dobradinha Carlota e Maria do Carmo para Prefeito e Vice, ou… vice-versa!

 

PRESENÇA: No próximo dia 15, o presidente Michel Temer deve vir à cidade para a cerimônia de entrega do título de Cidadão Ituano ao advogado e administrador de empresas José Eduardo Bandeira de Mello. A assessoria de imprensa do Governo Federal, porém, informou que a data ainda não está na agenda de Temer, o que pode ser confirmado na próxima segunda-feira (13).

 

VOMITAÇO: A notícia de que o presidente Temer deve vir para a cidade não repercutiu bem. Na página do JP no Facebook, foi promovido um “vomitaço” – diversos internautas comentando com uma figurinha de vômito. Pelo jeito a popularidade do político é baixa também no Berço da República…

 

ELOGIOS: A multinacional WestRock Brasil confirmou na segunda-feira (06) um investimento de mais de US$ 125 milhões para a criação de uma mega planta da empresa na cidade de Porto Feliz. Diversas pessoas deixaram comentários na página oficial do Facebook da Prefeitura elogiando a atual administração do prefeito Dr. Cássio (PTB).

 

OPOSIÇÃO?: Na sessão desta semana da Câmara, o vereador Giva (PROS) chegou a dizer que a colega Maria do Carmo Piunti seria de oposição. A vereadora, porém, se justificou e usou uma frase semelhante à que era usada pela ex-vereadora Balbina de Paula Santos: “Não sou situação nem oposição, sou vereadora do povo”.

 

LINCHAMENTO: Nesta semana, o vereador Reginaldo Carlota compartilhou em seu Facebook uma matéria sobre um homem que foi linchado após matar a ex-namorada. O edil comparou com o caso da jovem Fabiana Graef, assassinada em 2014 no São Luiz. Ele escreveu que os paulistanos são “machos” e, em Itu, “um bando de frouxos e covardes” não fizeram nada.

 

ALTERAÇÃO: Na cidade de Indaiatuba, nesta semana, a confluência da Avenida Francisco de Paula Leite com a Rua dos Indaiás, no Jardim Nova Indaiá passa por obras de reformulação, com a desativação da rotatória e a instalação de um semáforo. A medida atende a um frequente pedido da população, que citava o trecho como palco de diversos acidentes de trânsito, principalmente nos últimos meses.

 

SEM FESTA: Assim como aconteceu em 2016, este ano não acontecerá a Festa da Consciência Negra – evento realizado tradicionalmente na região do Pirapitingui, com shows de samba e pagode, para celebrar o feriado municipal de 20 de novembro. A informação foi confirmada pelo vereador Giva na sessão da última segunda-feira.

 

COM FESTA: Em compensação, acontece nos dias 18 e 19 (sábado e domingo que vem) a primeira edição da Festa dos Exageros. O evento ocorre na Praça da Matriz e deve explorar a fama das “coisas grandes” da cidade, com a venda do Brigadeirinho, do Pastelzinho e do Choppinho de Itu. A festa também terá atrações musicais.

 

BLACK FRIDAY: Conforme já divulgado pelo “Periscópio” na última semana, a Prefeitura de Itu fará ações especiais no dia 24 de novembro, quando acontece a “Black Friday”. Das 18h às 23h, a Praça da Matriz receberá shows e sorteios de brindes, enquanto o comércio estará com as lojas abertas até as 20h oferecendo descontos de 30% a 70%.

 

ILUMINAÇÃO: Nesta semana, o prefeito de Cabreúva Henrique Martin assinou um contrato que dará andamento à licitação para iluminação pública na Estrada do Kajita, no bairro Colina II. Há tempos os moradores do local clamam por uma melhoria no trecho, que no período noturno torna-se perigoso.

 

COMOÇÃO: Após a publicação no “Periscópio” do último sábado (04) sobre a atual situação financeira da APAE de Itu, o que se viu nas redes sociais foi uma significativa comoção da população ituana, que destacou a importância da entidade para o município e a séria falta que a mesma faria. Que a comoção possa ser transformada em atitude e retorno financeiro para que a APAE possa seguir em plena atividade.

 

NATAL: O clima de Natal chegou com força total na cidade. No Centro, boa parte das lojas já oferece artigos natalinos como árvores e enfeites diversos. No Plaza Shopping, a árvore gigante tinha previsão para ser inaugurada ontem (10) e a decoração será lançada hoje. A impressão é que os comércios estão mais animados com o período, devendo registrar uma venda melhor do que a do ano passado.

 

SEM SOLUÇÃO: Ao que parece, pelo menos até agora, os esforços do Conseg (Conselho de Segurança de Itu) para ver o centro da cidade livre dos flanelinhas estão infrutíferos. Eles continuam agindo livremente, principalmente no Largo do Carmo e Rua Barão de Itaim. Até quando?

 

FUXISCÓPIO
Tem gente que vive cobrando pela internet este jornal, sobre atos dos políticos da cidade. Mas pela internet qualquer um é valente, audaz. Por que não fazem a própria critica na “Tribuna do Leitor” do JP, que é gratuita? Falta coragem, né!