Dois Pontos – 12/05/18

Quem passa pelo Centro de Itu vem percebendo as mudanças provocadas pelo decreto nº 2743/2017 no visual das fachadas dos comércios. Muitos ficaram mais limpos e de fácil identificação, dando uma “cara” mais nova ao eixo histórico da cidade. Porém, como qualquer medida que impacte no bolso – há multa prevista para o não cumprimento das mudanças –, ela é impopular. E a questão vai ganhando ares eleitoreiros, com envolvimento de representantes do comércio e de políticos. É importante que as pessoas que não concordem com as mudanças sejam ouvidas, e seria interessante até a realização de uma audiência pública sobre o tema. No fim, o decreto pode ser como o projeto “Cidade Limpa” foi na capital São Paulo: criticado no começo, elogiado atualmente…

 

CANDIDATURA: O vereador Thiago Gonçales se reuniu no último fim de semana, em Itu, com o deputado federal Márcio Alvino para discutir sua pré-candidatura a deputado estadual pelo PR. A ideia é que os dois façam uma “dobradinha” na cidade durante as eleições. O edil projeta alcançar pelo menos 6 mil votos.

 

CANDIDATURA II: Outro vereador que pode pintar como candidato é Macruz, mas para deputado federal. O parlamentar ituano ainda está em conversas para confirmar a pré-candidatura pelo PTB e vem encontrando algumas resistências. Uma coisa é certa: tudo terá que estar definido em 15 de agosto, prazo máximo para registro dos candidatos.

 

CANDIDATURA III: Eduardo Ortiz está confirmado como pré-candidato a deputado estadual pelo Partido Novo de Itu. O ex-vereador fará uma dobrada com Vinicius Poit, que tentará uma cadeira na Câmara Federal. O Novo tem esperança de fazer uma boa votação por conta do “voto ideológico”.

 

CONTROLE: Entrou em funcionamento no SAAE de Salto a primeira fase do novo Centro de Controle Operacional, que vai automatizar e centralizar toda a operação de distribuição de água na cidade. Agora, com a operação do CCO, é possível acompanhar os níveis dos reservatórios de maneira online, de modo a atuar imediatamente a partir da identificação de qualquer anormalidade.

 

AMADORISMO: Um espetáculo de teatro ocorrido no último fim de semana em Itu causou constrangimento no público, pois dois atores se desentenderam durante o início da apresentação, sendo um destes o diretor da peça, que falou de forma grosseira e nada profissional com o rapaz que ali atuava.

 

CENSURA: A mesma peça de teatro apresentou conteúdo “adulto” e censurável para uma plateia que contava com crianças. Os pais, por sua vez, não acharam a situação ruim e as apresentações seguiram normalmente. Deveria haver censura para tal apresentação?

 

VAGAS: A abertura de novas vagas de emprego na Toyota de Porto Feliz animou os moradores daquela cidade – e também os de toda a região. As vagas estão disponíveis no site da montadora (www.toyota.com.br) e os interessados devem se inscrever para o processo seletivo na seção “Trabalhe Conosco”.

 

LINGUAJAR: O vereador Givanildo Soares criticou o linguajar usado pelo colega Reginaldo Carlota na Câmara. O opositor costuma chamar o prefeito Guilherme Gazzola de “covarde” e “frouxo”. O líder retrucou. “O prefeito não é frouxo, ele vem em debate”, em referência ao debate da Saúde, em abril.

 

AÇÃO: A Prefeitura de Indaiatuba entrou com uma ação civil pública, com pedido de liminar, solicitando que a Citi (Viação Rápido Sumaré) faça o ressarcimento dos créditos de vale-transporte não utilizados até a data em que a empresa parou de operar no município. Os créditos totalizam R$ 1.032.513,93 e se referem a 5.575 cartões de vale-transporte.

 

PRESTÍGIO: O Museu Republicano de Itu recebeu grande público na manhã do último sábado (05). A Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo se apresentou no local, que reuniu pessoas de diversas idades, assim trazendo mais cultura para o povo ituano.

 

FUXISCÓPIO

No dia 21, a coluna informou que a deputada Rita Passos poderia ser vice na chapa de João Doria ao governo. Mas tudo não passou de um boato. Segundo o jornal “O Globo”, outra mulher do PSD acompanhará o tucano: Alda Marco Antonio.