Dois Pontos – 13/01/18

A novidade desta semana dá conta de que Itu importou mais do que exportou em 2017. Em números, o município importou 263 milhões de dólares e exportou 229 milhões. Essa conta pode levar os leigos a supor que a cidade teve um desempenho negativo. Não é bem assim. Para começar, o nível de exportação alcançado pelo município, mais uma vez, foi superior ao ano anterior, em dólares, mais um bom resultado, sem dúvida. Paradoxalmente, o aumento nas importações também não deixa de ser positivo, pois esse é o melhor sinal de confiança de que o ano que se inicia será melhor economicamente. Se a cidade está importando é porque acredita que isso não é apenas despesa, mas, sim, investimento. Aliás, esse fato não vem ocorrendo apenas com Itu como com outras cidades, sem falar nos Estados (alguns) e, segundo a grande imprensa, com o País. Então, o correto é enfrentar 2018 com otimismo.

 

ENTREVISTA: O prefeito Guilherme Gazzola concedeu entrevista nesta semana para o jornal da TV TEM, em série de sabatinas realizada com os prefeitos da região. O chefe do Executivo ituano não escapou de nenhuma pergunta, mesmo as mais cabeludas.

 

REPERCUSSÃO: Foi grande a repercussão da notícia das inscrições para a primeira escola municipal de ensino integral de Itu. Milhares de ituanos visualizaram a notícia nas redes sociais do JP, marcando amigos e familiares com alunos na faixa etária escolar. As inscrições começam nesta segunda-feira.

 

PROCESSO: Desde 2014 corre na Justiça local um processo de desapropriação de uma área às margens da SP-79 (Rodovia Waldomiro Corrêa de Camargo), próxima ao pontilhão iniciado e nunca finalizado. Apesar das obras já terem sido retomadas, ainda existe esta questão a ser solucionada. O JP entrou em contato com DER (Departamento de Estradas e Rodagem), que se limitou a dizer que o assunto está sendo tratado judicialmente.

 

NÚMEROS: O 50º Batalhão de Polícia Militar do Interior, que abrange Itu e mais sete cidades, retificou os números do ano de 2017, divulgados nesta semana. Na verdade foram 103 armas de fogo apreendidas, 395 procurados capturados, 1.048 presos em flagrante, 311 veículos recuperados e 682.565 kg de entorpecentes aprendidos.

 

TRANSTORNO: Na manhã de quinta-feira (11), um caminhão causou transtornos na região central de Itu, ao derrubar fios de eletricidade, cortando assim a energia de residências e estabelecimentos comerciais, sendo que estes, durante toda a manhã, tiveram que suspender suas atividades. No início da tarde, o fornecimento de energia foi restabelecido por uma equipe da CPFL.

 

REVITALIZAÇÃO: A Prefeitura de Salto começa na segunda-feira (15) as obras de reforma da Ponte Pênsil e do Caminho das Esculturas. Ambos os monumentos saltenses atrairão turistas, principalmente por ser a Ponte Pênsil muito conhecida nas redondezas.

 

CONSELHO: O 2º Conselho Tutelar de Indaiatuba será inaugurado no próximo dia 18. Com o aumento populacional da cidade, se fez necessária a criação de um novo conselho, que contará com cinco conselheiros tutelares com mandato parcial até janeiro de 2020.

 

LEITURA: A biblioteca municipal de Cabreúva “Basilides Godoy” está cheia de opções legais de livros para a população fazer empréstimo. São títulos que vão desde comédia a conteúdos para cursos e profissões. A biblioteca fica na Avenida Marcino X. de Oliveira, 364, Centro.

 

PROGRAMA: A Prefeitura de Porto Feliz deu início esta semana ao programa Time do Emprego em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. O programa, de orientação profissional e reorientação de carreira, tem como objetivo auxiliar na inserção ou retorno dos participantes ao mercado de trabalho.

 

DIMINUIÇÃO: Diminuiu bastante o estacionamento irregular dos carros na praça Washington Luiz, defronte ao Novelli Júnior em dias de jogos do Ituano. Muitos motoristas foram notificados da irregularidade e não as cometeram mais.

 

PRECOCE: A derrota do Ituano frente ao Vitória na noite de quinta-feira (11) frustrou mais de 2.500 torcedores que enfrentaram frio e chuva no Novelli Júnior. É verdade que o adversário foi superior, mas muitos torcedores saíram reclamando.

 

CAMINHADA: Começou ontem a LBF Caixa-18, o campeonato da Liga de Basquete Feminino. Itu entra no “mapa” da importante competição com a forte equipe Funvic/Ituano. A estreia será neste domingo, contra o Vera Cruz, em Campinas.

 

FUXISCÓPIO

Não se sabe ao certo quem foi que criou o “Bolsa Bandido”, que destina R$ 1292,00 para as famílias que tem o marido na cadeia. Enquanto isso, milhões de brasileiros ganham até menos de R$ 954,00… se estiverem empregados!