Dois Pontos – 14/04/18

O vereador Carlota tem usado a internet para criticar o setor da saúde em Itu. Em vista disso, o Prefeito convidou o edil para um debate sobre o assunto. Carlota, absurdamente, tentou transformar o debate num desafio de luta física numa das praças da cidade. Chegou a propor que quem perdesse a briga deveria renunciar ao cargo para o qual foi eleito. Em seguida, pelo menos três especialistas se ofereceram para substituir o Prefeito no ringue, desafio que o vereador não aceitou. O gesto de Carlota foi tão infeliz que até mesmo a Band-Campinas divulgou a ideia, que acabou por ridicularizar a cidade. Agora, o Prefeito pretende realizar um encontro na Câmara Municipal, convidando a população e todos os vereadores a respeito do assunto: saúde. Felizmente, o bom senso deverá prevalecer. Quanto ao vereador, convém indagar se a ideia da decantada pancadaria foi dele mesmo ou foi soprada por alguém? Não se sabe se Carlota tem verdadeiros amigos. Ele precisa assimilar que foi eleito como uma esperança nova por milhares de votos. Precisa “sacar” que outros campeões de votos em Itu sequer foram reeleitos. Precisa usar mais o cérebro do que o fígado. Se achar que deve…

 

FACHADAS: Mais do que obrigatória – já que há um decreto em vigor –, a padronização das fachadas dos estabelecimentos do Centro de Itu é necessária. São diversas lojas e empreendimentos que exageram em suas placas de publicidade, causando grande poluição visual em uma cidade turística.

 

TURISMO: Falando em turismo, o Eixo Histórico ituano vem recebendo um grande fluxo de jovens estudantes de outras cidades. A criançada vem para a cidade através do programa “Turismo do Saber”, implantado pelo Governo do Estado recentemente. Praticamente todos os dias há grupos de alunos na Praça da Matriz.

 

VACINA: A Vigilância Epidemiológica de Cabreúva está treinando as equipes de enfermagem a respeito da vacina da gripe, cuja aplicação começará ainda este mês. Lucimar Imperio, coordenadora do setor, reforçou também as orientações acerca das arboviroses (dengue, zika e chikungunya).

 

PILOTO: Está na pauta da atual administração a implantação de um projeto piloto para a instalação de iluminação inteligente na região central de Itu. Segundo informações, os postes – que deverão ser instalados assim que houver viabilidade financeira e legal – serão de LED e interligados à rede de internet.

 

CIRURGIA: A Santa Casa de Misericórdia de Porto Feliz, sob intervenção municipal, anunciou que passará a realizar cirurgias plásticas reparadoras e reconstrutivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, serão feitas cirurgias de retirada de tumores de pele, cuidados de feridas crônicas, enxertos e outros procedimentos contemplados pela Saúde Pública.

 

REUNIÃO: O vereador José Galvão e o deputado federal José Olímpio, ambos do DEM, estiveram em reunião com o diretor regional da CDHU, Júlio Fernando, onde foram ouvidas as demandas dos moradores do conjunto habitacional da Vila Lucinda. Alguns pleitos já foram resolvidos e outros deverão ser atendidos em nova reunião, marcada para o dia 17 de abril em Sorocaba.

 

PAVIMENTAÇÃO: Cerca de 16 ruas de Indaiatuba foram recapeadas na semana passada. No total foram recapeados 44.631,43 m² de asfalto. A obra trouxe melhoria nas condições de tráfego em alguns dos pontos mais críticos, onde os reparos feitos pela Operação Tapa Buracos eram mais frequentes. A Prefeitura busca verbas e já há projetos em andamento para atender outras ruas.

 

VISITA: No início da semana, a ex-jogadora e campeã mundial de basquete Janeth Arcain esteve em Itu com o projeto “LBF nas Escolas”. A medalhista olímpica foi muito bem recebida pelas crianças, principalmente pela animada garotada da EMEF “Ermelinda Machado” – que, com toda a certeza, não viu Janeth jogar.

 

ZONA AZUL: A Prefeitura de Salto informou que está agendado para o dia 30 de abril o retorno da fiscalização da Zona Azul. Até esta data, os novos talões já estarão disponíveis no comércio da cidade. A administração ressalta que, durante o período, os agentes de trânsito darão continuidade à fiscalização de rotina no município.

 

ACUSAÇÃO: Um autointitulado repórter policial, em um grupo famoso nas redes sociais, acusou no início desta semana um vereador de Itu de ter assediado uma munícipe, que teria se dirigido a seu gabinete. O edil teria acariciado as partes íntimas da mulher que, assustada, teria deixado a Câmara e feito um boletim de ocorrência.

 

APURAÇÃO: O “Periscópio” esteve em contato com a Delegacia Central, bem como a Delegacia de Defesa da Mulher. Em ambas, as autoridades afirmaram desconhecer qualquer tipo de denúncia do gênero, reforçando que em nenhum momento foram procurados para realização de um boletim de ocorrência ou apuração dos fatos.

 

JUÍZES: Antes mesmo de se checar a veracidade da denúncia, munícipes já tentavam adivinhar quem poderia ser o vereador, promovendo acusações sérias sobre uma determinada autoridade nas redes sociais. Mais uma vez, fica provada a importância de se verificar qualquer notícia no “mundo digital”.

 

FUXISCÓPIO

Frase de um cidadão esta semana: “já vai fazer uma semana que o Lula está preso e as denúncias de corrupção continuam pipocando…”