Dois Pontos – 14/07/18

No fim de junho, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) apresentou, em Porto Alegre/RS, a edição 2018 do Ranking ABES da Universalização do Saneamento. O estudo mostra um País de extremos: enquanto apenas 80 municípios do Brasil estão classificados com pontuação máxima, outros 1.613 sofrem com falta de saneamento. Itu novamente foi destaque no estudo, aparecendo em quarto lugar no segundo patamar (“Compromisso com a universalização do saneamento”) entre os municípios de grande porte (acima de 100 mil habitantes). A cidade obteve nota 93,59 em abastecimento de água, 93,59 em coleta de esgoto, 100 em tratamento de esgoto, 100 em coleta de resíduos sólidos e 100 em destinação adequada dos resíduos, totalizando 487,18 pontos.

 

RANKING: Itu ficou à frente de grandes cidades e capitais, como Campinas, Vitória/ES, Goiânia/GO e São Paulo. Apenas duas cidades obtiveram pontuação máxima (500) no ranking, um dos mais importantes instrumentos de avaliação do setor de saneamento: as paulistas São Caetano do Sul e Piracicaba.

 

RANKING II: A vizinha Salto foi a melhor da região: aparece entre as 20 primeiras da categoria “Rumo à universalização” dos municípios de grande porte, com 495,31 pontos. Sorocaba é a segunda melhor da região metropolitana, com 490,79 pontos. Também na RMS, Votorantim lidera o segundo escalão “Compromisso com a universalização” – em que Itu está inserida – com 488,26 pontos.

 

ALERTA: Apesar de ainda contar com 70% da capacidade de reservação nos mananciais (no Itaim, o índice é de 35%), a cidade de Itu começa a entrar em alerta com uma possível falta d’água. A CIS está intensificando as obras de captação no Mombaça, mas cabe à população economizar e fiscalizar para que não haja desperdício.

 

É LEI: Por conta da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições), uma série de ações promovidas por agentes políticos envolvidos no pleito de outubro estão suspensas. Atendendo a referida lei, o Governo Estadual alterou a placa com informações da obra de restauro do Mercado Municipal de Itu. Tal placa foi instalada há menos de duas semanas.

 

MOVIMENTO: Por conta do jogo da Seleção Brasileira nas quartas de final da Copa do Mundo na última sexta-feira (06) e o feriado prolongado, muita gente só foi receber na terça-feira (10). Resultado: filas e mais filas em bancos e casas lotéricas. No Centro de Itu, o fluxo de pessoas foi muito intenso.

 

COMEMORAÇÃO: Pelas redes sociais, a pré-candidata a deputada estadual Monica Seixas celebrou a decisão de adiamento da reintegração de posse do “Pedra da Paz”. A militante do PSOL tem se engajado na causa e, na quarta-feira, participou do ato do MTST e ocupantes em Piracicaba/SP.

 

SEMÁFORO: Teve início nesta semana a implantação de um semáforo no cruzamento da Avenida Galileu Bicudo com a Rua Ana Schincariol Chierighini. A medida foi tomada na mesma semana que uma reportagem da TV Tem repercutiu um acidente que aconteceu no local recentemente.

SEMÁFORO II: Após a Prefeitura divulgar a instalação do semáforo, os vereadores Macruz, Wilson da Farmácia e Henrique de Paula, através das redes sociais, publicaram que são autores de indicações semelhantes – protocoladas na Câmara –  para a instalação da referida sinalização.

TRÂNSITO: Também foram instaladas duas lombofaixas na Rua Inácio Rodrigues D’Ávila, no bairro Padre Bento, em frente à padaria Borasca. A medida, que agradou os moradores, força os veículos a diminuírem a velocidade no cruzamento entre a citada rua e a Padre Antonio P. da Silva.

 

RUSH: Com as obras de canalização dos córregos próxima à Praça Gaspar Ricardo, nos finais de tarde o trânsito no local fica quase impraticável. Os motoristas sentem-se em plena Marginal do Tietê ou Marginal Pinheiros. O congestionamento é grande.

 

VISITA: Na manhã da última quinta-feira (12), o pré-candidato a governador de São Paulo pelo MDB, Paulo Skaf, esteve em Itu, juntamente com o deputado federal Herculano Passos – do mesmo partido. Ambos estiveram em uma rádio da cidade, onde concederam entrevista.

FUXISCÓPIO

O vereador saltense Vinicius Saudino também acompanhou a entrevista de Skaf. O curioso é que o edil é do PSD, que apoia João Doria (PSDB) para o governo de SP. Como ficará o apoio dele em outubro?