Dois Pontos – 15-12-18

A sessão extraordinária realizada ontem (14) pela manhã para a aprovação de diversos projetos, dentre eles a Reforma Administrativa da Prefeitura, expôs de vez o racha dos vereadores Normino da Rádio (PHS), Wilson da Farmácia (SD) e Luciano do Secom (PTB) com a base aliada. Maria do Carmo Piunti (PSC) sempre foi opositora e José Galvão (DEM) anunciou recentemente o fim do apoio. Luciano, aliás, nem ficou na sessão. Segundo informações, ele participaria de uma audiência pelo sindicato que preside. As relações entre ele e o prefeito Guilherme Gazzola (ambos são do mesmo partido) já não são as mesmas desde o episódio do famigerado debate entre o chefe do Executivo e o ex-vereador Reginaldo Carlota, que aconteceria no auditório do Secom. De lá pra cá, as coisas nunca mais foram as mesmas. Na sessão de ontem, inclusive, Luciano reclamou que está sendo deixado de lado e achou uma falta de consideração não ter sido incluído em comissões. Resta saber o impacto que esse rompimento (?) terá nas eleições de 2020… 

CONVITE: Em entrevista veiculada no canal de TV a cabo Globo News na última segunda-feira (10), o futuro ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles informou que estava viajando para a cidade de Itu quando recebeu o convite do presidente da República eleito Jair Bolsonaro (PSL) para assumir o Ministério a partir de 1º de janeiro.

NA COLA: O encontro entre o deputado federal Herculano Passos (MDB) e Jair Bolsonaro repercutiu nas redes sociais. Teve quem comentou que “água e óleo não se misturam” e quem acredita que o ex-prefeito quer colar a sua imagem na do presidente eleito para surfar na onda do “bolsonarismo”. 

CRESCIMENTO: Nesta semana, foi visível o aumento de populares na região central da cidade de Itu à procura de presentes para familiares e amigos para o Natal, no período noturno. Com o pagamento da segunda parcela do 13º salário, a expectativa é que nos próximos dias o mercado seja ainda mais aquecido.

SEGURANÇA: O aumento da circulação de pessoas no Centro, durante o período da noite, vem sendo proporcional ao da segurança, com diversas viaturas da Polícia Militar realizando patrulhamentos pelas ruas ou mesmo em pontos fixos, inibindo as ações de roubos ou furtos.

SINAL: A TIM ativou nesta semana a frequência de 700 MHz, faixa liberada após o desligamento do sinal analógico de TV aberta, em diversas cidades – incluindo Itu – ampliando assim sua capacidade e cobertura indoor, melhorando a experiência de uso dos clientes com o sinal 4G de internet móvel.

É DE CASA: A abertura do Samba Hotel em Itu foi acompanhada de uma notícia boa no quesito emprego: muitos dos contratados para trabalhar na unidade são moradores do Varejão, grande bairro rural onde o hotel fica localizado. O prefeito Guilherme Gazzola celebrou pelo fato de valorizar a região.

VALOR: O arquiteto Mateus Rosada ganhou um prêmio da USP por seu estudo que  analisou a arquitetura e a ornamentação de 120 igrejas remanescentes do Estado, incluindo a Igreja de Nossa Senhora da Candelária, em Itu. “A arquitetura e a arte sacra de São Paulo guardam uma riqueza de valor histórico e cultural inestimável”, aponta o estudo.

VALOR II: Ainda segundo o estudo de Rosada, a nossa Matriz é uma das duas igrejas paulistas que mais se destacam pelos conjuntos mais completos de ornamentação, englobando entalhe dos altares e pinturas de parede e de teto. A outra é a de Nossa Senhora do Rosário, em Embu das Artes.

FUXISCÓPIO
Foi muito tranquila a passagem de comando da Prefeitura de Guilherme Gazzola (que tirou licença de 15 dias) para o vice Dr. Caio Gaiane. Muito diferente de outra cidade da região, por exemplo, em que prefeito e vice vivem em pé de guerra…

Um comentário em “Dois Pontos – 15-12-18

  • 16/12/2018 em 18:03
    Permalink

    Fico feliz de meu trabalho estar sendo reconhecido.
    Dentre as 120 igrejas que analisei, 07 são de Itu: A Matriz da Candelária, o Carmo, o Patrocínio, a Santa Rita, o Bom Jesus e as duas igrejas desaparecidas do Convento de São Luís e da Ordem Terceira de São Francisco. Itu possui um dos maiores acervos do rococó do Estado, com cinco igrejas em pé.
    Obrigado pela divulgação. Se quiserem, a minha tese está disponível pra download gratuito em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-30062016-112001/es.php

Os comentários estão desativados.