Dois Pontos – 15/09/18

 

Entre os dias 7 e 9, Itu recebeu um fluxo de turistas bem maior do que costuma receber. Foram três os motivos para esse aumento: o feriado prolongado da Independência, o Rodeio Itu e a Engenharíadas. O feriadão trouxe um perfil de turista mais tradicional, em busca das opções gastronômicas da cidade e dos pontos turísticos. A “festa do peão”, por sua vez, atraiu o público que gosta de shows sertanejos e também de montaria – muitos desses turistas ocuparam hotéis e pousadas. Por último, o torneio esportivo universitário, que ocorre anualmente entre diversas faculdades de engenharia do Estado de São Paulo e escolheu Itu para sediar a edição 2018, contou com um perfil de turista também jovem como do Rodeio, mas que consumiu efetivamente no comércio local – apesar de algumas confusões registradas em escolas onde os estudantes ficaram alojados. Em três dias, Itu demonstrou que sua capacidade para o turismo é ampla e pode ser ainda mais explorada.

 

APOIOS: A candidatura coletiva da “Bancada Ativista” à Assembleia Legislativa, encabeçada pela jornalista ituana Monica Seixas (PSOL), vem ganhando apoios de pessoas renomadas. Nesta semana, o humorista Gregorio Duvivier e o cantor Leoni fizeram postagens nas redes sociais apresentando a cocandidatura a seus seguidores.

 

VISITA: O candidato a governador de São Paulo pelo MDB, Paulo Skaf, estará em Itu na segunda-feira (17), a partir das 19h, em um encontro político no Espaço Jardins do Beija-Flor. O deputado federal Herculano Passos, do mesmo partido, anunciou a visita do emedebista em sua conta no Instagram.

 

REUNIÃO: Piedade sediou, na quarta-feira (12), reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba – presidido pelo prefeito de Itu Guilherme Gazzola. Durante o encontro, houve explanação sobre um protocolo de atendimento às pessoas em situação de rua da RMS, documento que foi assinado por GG.

 

APLICATIVO: As viações Itu e Avante estão anunciando através de cartazes o aplicativo “Meu Ônibus Itu”, que conta com um mapa dos pontos e os horários do transporte coletivo da cidade. A reportagem testou o app, mas ele ainda não está totalmente estável e é confuso. Porém, se trata de uma boa iniciativa.

 

‘REGIME’: Durante a presença do comandante do Quartel de Itu na sessão de Câmara da última terça-feira (11), o vereador Macruz (PTB) enalteceu o “Regime Militar”, dizendo que, no período, o Brasil contou com números mais satisfatórios do que no período democrático, questionando o Tenente Coronel Ricardo Alves Pereira sobre uma possível intervenção militar.

 

MAL ESTAR: O questionamento, respondido de maneira tranquila pelo militar, causou desconforto entre os demais parlamentares e trouxe à tona uma incongruência, uma vez que Macruz só está na Casa de Leis por meio do voto democrático. Durante a resposta do comandante, a democracia foi reforçada e enaltecida.

 

EXPLICAÇÕES: Também durante a sessão, o líder do governo Givanildo Soares (PROS) disse que levará ao plenário mais informações sobre o ofício que a Casa de Leis recebeu a respeito dos serviços residenciais terapêuticos, locais em que moradores das proximidades denunciaram situações de precariedade dos internos.

 

RESPONSABILIDADE: Giva, no entanto, já adiantou que a Prefeitura luta por uma solução do caso, tanto em termos de estrutura quanto de qualidade de vida para seus usuários e também para os vizinhos das áreas, apesar de que obedece a uma medida do Ministério Público Federal.

 

ESTUPROS: A manchete de quarta-feira do JP sobre um estuprador que estaria agindo na região do bairro São Luiz ligou o sinal de alerta entre as mulheres ituanas. Também pudera: de janeiro a julho deste ano, foram 32 casos de estupros registrados em Itu de acordo com a Secretaria Estadual da Segurança.

 

PARCERIA: A Defesa Civil de Cabreúva, após solicitação do prefeito Henrique Martin (sem partido) prestou auxílio a Itu durante o incêndio ocorrido na última terça-feira (11), na Fazenda Embauba, situada em território ituano, sentido Jundiaí. A equipe, ao lado da Defesa Civil de Itu, bem como Corpo de Bombeiros, promoveu o controle do fogo, evitando maiores danos.

 

FUXISCÓPIO

Nas redes sociais, já começam a aparecer eleitores incomodados com os “santinhos” que são jogados nos quintais de suas casas. Muitos dizem que estão recolhendo os panfletos para lembrar em quem NÃO votar em outubro…