Dois Pontos – 15/09/18

 

Entre os dias 7 e 9, Itu recebeu um fluxo de turistas bem maior do que costuma receber. Foram três os motivos para esse aumento: o feriado prolongado da Independência, o Rodeio Itu e a Engenharíadas. O feriadão trouxe um perfil de turista mais tradicional, em busca das opções gastronômicas da cidade e dos pontos turísticos. A “festa do peão”, por sua vez, atraiu o público que gosta de shows sertanejos e também de montaria – muitos desses turistas ocuparam hotéis e pousadas. Por último, o torneio esportivo universitário, que ocorre anualmente entre diversas faculdades de engenharia do Estado de São Paulo e escolheu Itu para sediar a edição 2018, contou com um perfil de turista também jovem como do Rodeio, mas que consumiu efetivamente no comércio local – apesar de algumas confusões registradas em escolas onde os estudantes ficaram alojados. Em três dias, Itu demonstrou que sua capacidade para o turismo é ampla e pode ser ainda mais explorada.

 

APOIOS: A candidatura coletiva da “Bancada Ativista” à Assembleia Legislativa, encabeçada pela jornalista ituana Monica Seixas (PSOL), vem ganhando apoios de pessoas renomadas. Nesta semana, o humorista Gregorio Duvivier e o cantor Leoni fizeram postagens nas redes sociais apresentando a cocandidatura a seus seguidores.

 

VISITA: O candidato a governador de São Paulo pelo MDB, Paulo Skaf, estará em Itu na segunda-feira (17), a partir das 19h, em um encontro político no Espaço Jardins do Beija-Flor. O deputado federal Herculano Passos, do mesmo partido, anunciou a visita do emedebista em sua conta no Instagram.

 

REUNIÃO: Piedade sediou, na quarta-feira (12), reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba – presidido pelo prefeito de Itu Guilherme Gazzola. Durante o encontro, houve explanação sobre um protocolo de atendimento às pessoas em situação de rua da RMS, documento que foi assinado por GG.

 

APLICATIVO: As viações Itu e Avante estão anunciando através de cartazes o aplicativo “Meu Ônibus Itu”, que conta com um mapa dos pontos e os horários do transporte coletivo da cidade. A reportagem testou o app, mas ele ainda não está totalmente estável e é confuso. Porém, se trata de uma boa iniciativa.

 

‘REGIME’: Durante a presença do comandante do Quartel de Itu na sessão de Câmara da última terça-feira (11), o vereador Macruz (PTB) enalteceu o “Regime Militar”, dizendo que, no período, o Brasil contou com números mais satisfatórios do que no período democrático, questionando o Tenente Coronel Ricardo Alves Pereira sobre uma possível intervenção militar.

 

MAL ESTAR: O questionamento, respondido de maneira tranquila pelo militar, causou desconforto entre os demais parlamentares e trouxe à tona uma incongruência, uma vez que Macruz só está na Casa de Leis por meio do voto democrático. Durante a resposta do comandante, a democracia foi reforçada e enaltecida.

 

EXPLICAÇÕES: Também durante a sessão, o líder do governo Givanildo Soares (PROS) disse que levará ao plenário mais informações sobre o ofício que a Casa de Leis recebeu a respeito dos serviços residenciais terapêuticos, locais em que moradores das proximidades denunciaram situações de precariedade dos internos.

 

RESPONSABILIDADE: Giva, no entanto, já adiantou que a Prefeitura luta por uma solução do caso, tanto em termos de estrutura quanto de qualidade de vida para seus usuários e também para os vizinhos das áreas, apesar de que obedece a uma medida do Ministério Público Federal.

 

ESTUPROS: A manchete de quarta-feira do JP sobre um estuprador que estaria agindo na região do bairro São Luiz ligou o sinal de alerta entre as mulheres ituanas. Também pudera: de janeiro a julho deste ano, foram 32 casos de estupros registrados em Itu de acordo com a Secretaria Estadual da Segurança.

 

PARCERIA: A Defesa Civil de Cabreúva, após solicitação do prefeito Henrique Martin (sem partido) prestou auxílio a Itu durante o incêndio ocorrido na última terça-feira (11), na Fazenda Embauba, situada em território ituano, sentido Jundiaí. A equipe, ao lado da Defesa Civil de Itu, bem como Corpo de Bombeiros, promoveu o controle do fogo, evitando maiores danos.

 

FUXISCÓPIO

Nas redes sociais, já começam a aparecer eleitores incomodados com os “santinhos” que são jogados nos quintais de suas casas. Muitos dizem que estão recolhendo os panfletos para lembrar em quem NÃO votar em outubro…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *