Dois Pontos – 17/11/18

 

A semana foi de vitórias – e alguns reveses –para o governo Guilherme Gazzola. O maior dos triunfos certamente foi a decisão de decretar a desapropriação para fins sociais do terreno do antigo cemitério “Pedra da Paz”, ocupado há anos por centenas de famílias. A atitude foi elogiada até pela deputada estadual eleita Mônica Seixas (PSOL) em suas redes sociais. De fato uma grande conquista, ainda mais somada com a proposta de acabar com a favela da Vila Lucinda. Já na Câmara, após muita polêmica o “Projeto das Fachadas” foi, enfim, aprovado. Apesar de poder ser considerada uma vitória, todo o trâmite desgastou as relações do Executivo com o Legislativo – principalmente com os vereadores agora de oposição (?). Mas até parlamentares que fazem parte da base aliada começaram a demonstrar insatisfação. O saudoso Magalhães Pinto, no entanto, já ensinava: “Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Você olha de novo e ela já mudou”.

 

NOMEAÇÃO: Nesta semana, o governador eleito de São Paulo João Doria (PSDB) nomeou como secretário de Segurança Pública o General João Campos, que em janeiro deste ano esteve em Itu, nas comemorações do Centenário do 2º GACL – Regimento Deodoro, como Comandante Militar do Sudeste.

 

PERDEU: O comentário no meio político é de que a deputada estadual Rita Passos perdeu uma grande chance de ganhar espaço no governo Doria ao não apoiá-lo, já que o PSD mostra força na composição do secretariado. Gilberto Kassab, por exemplo, foi nomeado chefe da Casa Civil.

 

SUCESSO: Foi realizada com sucesso no feriado de quinta-feira (15) a segunda edição do “República do Blues”. O evento promovido pela Prefeitura de Itu, através da Secretaria de Turismo, foi muito elogiado pelos presentes. Teve gente vindo de outras cidades para conferir os shows musicais e os food trucks.

 

NOVIDADE: Mais um hotel chega a Itu. Trata-se do Samba Hotel, instalado na altura do quilômetro 72 da Castello Branco, que será inaugurado em dezembro e contará com 46 apartamentos, além de piscina para adultos e crianças, playground, salão de jogos e ampla área esportiva. Será a primeira unidade do grupo no Estado de São Paulo.

 

PARTICIPAÇÃO: Jessica Teleze, que dirigiu o curta “Campo Minado”, apresentado no Curta Salto nesta semana e noticiado no JP neste mês, foi assistente de direção do filme “Os Parças 2”, que teve cenas gravadas em Itu. A estudante de cinema também participou de outras gravações importantes, como um clipe musical de Cleo Pires.

 

COLABORAÇÃO: Os atores Juliano Mazurchi e Christian Hilário, ambos do Teatro Nósmesmos, participaram do curta “Bem, me quero”, exibido na terça-feira (13), na Sala Palma de Ouro, em Salto, no V Curta Salto, festival de curtas-metragens que apresenta filmes da Kimera Filmes, produtora de filmes do CEUNSP Salto.

 

MENOS MÉDICOS: A decisão do governo cubano de sair do “Mais Médicos” pode impactar cidades da região. Apesar de Itu não contar com vagas para o programa, na região as cidades de Sorocaba, Indaiatuba, Salto e Cabreúva – com 40, 14, 12 e 7 vagas, respectivamente – podem perder profissionais centro-americanos.

 

CONTRADIÇÃO?: Participantes da caminhada cultural pela volta da Monarquia no país, realizada quinta-feira (15) em Itu, disseram que a Proclamação da República se tratou de um Golpe Militar. Porém, o mesmo grupo apoiou durante as eleições deste ano o agora presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), capitão reformado do Exército Brasileiro.

 

UNIÃO: Durante sua apresentação em comemoração ao aniversário de fundação, o Bloco do “R” se juntou ao ato em prol da Monarquia, na Praça da Matriz, fazendo sua tradicional festa, além de posar para fotos, juntos a Bandeira do Brasil Império.

 

CRÍTICAS: Ainda sobre o ato monarquista, alguns turistas chegaram a reclamar do mesmo, uma vez que parte do trânsito ficou interditado por um determinado período, impossibilitando o tráfego da tradicional Jardineira Paulistinha pelo Centro Histórico.

 

FALTA: Durante o feriado da Proclamação da República, moradores de Itu e turistas sentiram falta da abertura da Igreja da Matriz à visitação. Alguns fiéis chegaram a ser flagrados rezando em frente ao templo, patrimônio cultural que se encontrava com suas portas fechadas.

 

OPÇÃO: Por sua vez, a Igreja do Bom Jesus permaneceu aberta e foi uma opção para fiéis e turistas visitarem e assim conhecerem um pouco mais da cidade que não só ostenta o título de “Berço da República”, como também o de “Roma Brasileira”.

 

FUXISCÓPIO

Na sessão desta semana, Luciano do Secom disse que sofreu “algumas retaliações” por conta de seu posicionamento contrário na votação do “Projeto das Fachadas”. Poderá o vereador se tornar oposição?