Dois Pontos – 17/02/18

Quem esteve no Carnaval de Itu, realizado basicamente na Praça da Matriz, deve ter ficado não apenas surpreso, mas até preocupado com o crescimento desse evento na cidade. Neste ano havia pelo menos o dobro de pessoas do que em 2017. Foi bom, muito bom, e a grande maioria gostou. Mas não há como deixar de destacar o renascimento de um dos patrimônios culturais mais valiosos da cidade: o Bloco do “R”. No ano passado Itu teve um carnaval “Prá-Pular” quase que exclusivamente. Neste ano, o tal carnaval “Prá-Pular” ficou por conta da banda no palco, no qual foram raras as marchinhas e músicas tradicionais. Teve axé, rock, funk, sertanejo, Xuxa etc., e o povo pulou à vontade. Mas samba mesmo aconteceu quando o Bloco do “R” desceu a Barão do Itaim como sempre fez há décadas. O povo subiu para ver o Bloco, mas uma grande multidão resolveu aderir e sambar, com a bateria. E aí o povo mostrou que ituano sabe também “sambar”. O ano que vem pode melhorar ainda mais, tanto para os que “pulam” como para os que “sambam”.

 

LIMITE: Apesar do sucesso do Carnaval ituano, constatado até mesmo nas redes sociais, a Prefeitura está diante de um “problema”: a proporção que o evento tomou. Nos quatro dias de folia, a Praça da Matriz lotou, chegando praticamente ao seu limite. É para se pensar para o próximo carnaval.

 

SOLUÇÃO: Uma solução comentada para esse “problema” seria estender a festa para a Praça do Carmo, passando pela Rua Barão do Itaim. Com isso, existe a possibilidade de expandir ainda mais o crescente público do chamado “Carna Retrô” e a inclusão até mesmo de bloquinhos, como os que fazem sucesso nas grandes cidades e que já existiram em Itu em outros tempos.

 

BEM NA FOTO: A cidade de Itu ganhou destaque em toda a região pela realização do “Carnaval Retrô”. A organização também foi elogiada. A segurança do evento chegou a ser comparada como exemplo para cidades vizinhas que sofreram com incidentes, como no caso de Indaiatuba e Cabreúva.

 

ESPUMINHA: Após tentar proibir a comercialização da “espuminha” no Carnaval ituano, a Prefeitura não só voltou atrás de sua decisão, como por meio de uma barraca do Fundo Social de Solidariedade, vendeu na Praça da Matriz os artefatos para a alegria dos foliões durante os quatro dias de evento.

 

ONIPRESENTE: A Escola de Samba Vale do Sol foi um dos grandes destaques do Carnaval de Itu. A agremiação esteve presente em dois dos quatro dias de folia, mas também foi vista recentemente no projeto “Arte no Beco” e no concurso Miss Itu. Recebeu até moção de congratulação do vereador Luciano Ribeiro.

 

POLICIAMENTO: Assim como ocorrido durante as comemorações de aniversário da cidade, o reforço policial chamou a atenção de maneira positiva durante a realização do “Carna Retrô 2018”, com presença tanto da Polícia Militar quanto da Guarda Civil Municipal. A presença das autoridades não só minimizou incidentes como foi aprovada pela maioria dos presentes na folia.

 

INCIDENTE: No dia 12, a Prefeitura de Cabreúva emitiu comunicado a respeito do incidente ocorrido na noite anterior no “Carnabreúva” – em que populares acusam a Guarda Civil de truculência. Segundo o Poder Público, um processo administrativo será aberto para apurar se as autoridades agiram errado.

 

CARNA PORTO: Já em Porto Feliz, os populares saíram às ruas centrais da cidade e também nos bairros. O Carnaval na cidade contou com shows, bloquinhos e até festival de food trucks. Nas redes sociais, a população elogiou o evento, que reuniu tanto as famílias quanto os foliões mais animados.

 

DE SALTO: Em Salto, o Carnaval contou com os tradicionais bonecões da Barra e o desfile das escolas de samba. Neste ano, a Mocidade Independente de Itu saiu na avenida saltense, mas com outro nome: Mocidade de Salto. E o desfile da agremiação contou com problemas, com carro alegórico quebrando em meio à Av. Dom Pedro II.

 

DESTAQUE: No domingo (11), Itu foi destaque no desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Durante apresentação da São Clemente, foi homenageado o pintor ituano Almeida Júnior. A escola homenageou diversos pintores de destaque nacional e internacional. A cidade, que em 2010 já havia sido homenageada pela Império da Casa Verde, em São Paulo, mais uma vez foi lembrada na “passarela do samba”.

 

SEM COBERTURA: Já faz mais de um ano que o vereador Carlota realizou estudos para efetuar o recuo e a cobertura do ponto de ônibus em frente à EE “Regente Feijó”, mas nada saiu do papel até agora. Nesta época do ano, com as chuvas, os passageiros se aglomeram na calçada sofrendo com a ação do tempo e impedindo a passagem dos pedestres.

 

ABANDONO: Recentemente, o vereador Sergio Castanheira postou em sua página na rede social a informação de que nove filhotes de cachorro foram abandonados em um contêiner de lixo no Bairro Brasil. Todos os cãezinhos foram adotados através do Centro de Controle de Zoonoses. Mas fica o alerta para que a população não abandone os animais.

 

SUMIDO: Ausente da primeira sessão ordinária da Câmara de 2018 devido uma intervenção dentária, o vereador Reginaldo Carlota esteve presente na sessão da última quinta-feira (15). Porém, o parlamentar ficou por poucos instantes no plenário. Sem projetos para serem votados, o edil apenas assinou o livro de presença e foi embora pouco após o expediente.

 

MUDANÇAS: Uma das mudanças que um grupo de vereadores quer realizar na Câmara é referente ao dia das sessões. Segundo proposta inicial, as reuniões deixariam de acontecer às segundas-feiras no período noturno e voltariam a ocorrer a partir das 14h, mas às quartas-feiras. Outras alterações na ordem dos trabalhos também são estudadas.

 

TRANSPORTE: Depois de diversas liminares, enfim a Justiça autorizou que a nova empresa de transporte coletivo de Indaiatuba assuma o serviço. E os novos ônibus estão sendo elogiados pela população, já que eles contam com ar condicionado e outras modernidades. O valor da passagem foi mantido em R$ 3,50.

 

BATATA: Se por um lado o Ituano está próximo da classificação no Grupo A do Paulistão, por outro as chances de ficar fora da próxima fase não podem ser ignoradas. Por isso, uma vitória sobre o Mirassol, mesmo o jogo sendo naquela cidade, é quase uma obrigação. Senão a batata pode começar a assar.

 

 

FUXISCÓPIO

Em Itu, não foi diferente a reação do pessoal da internet com relação à Escola de Samba “Unidos da Tuiuti”, que criticou os “paneleiros” e os manifestantes manipulados para o golpe contra a Dilma. Muitos ficaram furiosos…