Dois Pontos – 18/05/2019

Da redação e colaboradores

Na última semana, uma foto circulou nas redes sociais apontando a falha na instalação de uma placa de sinalização turística em frente ao Museu Republicano. Na imagem, é possível ver pessoas tendo que se abaixar para não baterem com a cabeça no objeto – instalado fora das conformidades de altura. Questionada, a Prefeitura reconheceu que “houve falha na execução e instalação da placa por parte da empresa que venceu a licitação para este serviço”. A placa já foi retirada e será substituída dentro das adequações previstas em contrato, afirma ainda a administração – que reforça que não haverá nenhum custo adicional ao município, pois a empresa se responsabilizará. Os recursos provêm do Dadetur, vindo de um convênio que prevê sinalização turística e está sendo revisto com suporte do Condephaat. Outros pontos da cidade devem ganhar as placas de sinalização, apontando monumentos e edifícios históricos da estância turística.

RECICLAGEM: Durante a votação do Diploma Recicla Dez, o vereador José Galvão falou sobre as dificuldades da Comarei, que já não recebe o mesmo volume de materiais recicláveis como antes. Dias atrás, a reportagem recebeu reclamação de munícipes sobre carroceiros não-cooperados recolhendo os recicláveis antes da entidade.

OCULTAS: Maria do Carmo Piunti votou a favor do projeto de Luciano do Secom, que declara de utilidade pública a ONG “Não Posso Me Calar”. Porém, disse ter achado estranho que um projeto semelhante, anteriormente apresentado por José Galvão, tenha sido retirado. Já Galvão disse que “forças ocultas” fizeram que a propositura tenha sido retirada.

INSPIRAÇÃO: O prefeito de Tomazina/PR, Flávio Zanrosso, esteve em Itu na semana passada e conheceu importantes projetos ambientais, como o Adote uma Nascente e os ecopontos. “São ações importantes não só para o tratamento adequado do lixo, mas para a preservação do meio ambiente”, disse ele ao jornal “Folha Extra”.

F-1: O deputado federal Herculano Passos (MDB-SP) participou nesta semana de uma reunião entre parlamentares e o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), para defender a permanência do GP do Brasil de Fórmula 1 no autódromo de Interlagos. “Agendaremos uma reunião para tentar convencê-lo (Bolsonaro) que foi um erro querer criar outro autódromo no Brasil”, afirmou ao UOL o ex-prefeito de Itu.

DISPUTA: Falando em Herculano, a assessoria do deputado enviou à imprensa um release informando que o Tribunal de Justiça de São Paulo acatou mais um Mandado de Segurança Cível interposto por ele em face o prefeito Guilherme Gazzola, determinando que o chefe do executivo municipal responda num prazo de dez dias os questionamentos realizados pelo deputado.

DISPUTA II: Porém, a assessoria da Prefeitura diz que a informação não procede. “Ao contrário do afirmado pela assessoria do deputado, a Justiça negou a liminar por ele requerida, o que se pode verificar mediante acesso ao sistema de processo eletrônico do Tribunal de Justiça”, apontou.

NO GOVERNO: A ex-deputada estadual Rita Passos foi empossada na última quarta-feira (15) como Secretária Nacional de Inclusão Social e Produtiva Urbana, no Ministério da Cidadania. Ela esteve nesta semana na Esplanada dos Ministérios, onde gravou um vídeo para as redes sociais.

NOVO COMANDO: Está de volta ao Regimento Deodoro o Tenente Coronel Clayton Pontes, desta vez para comandá-lo a partir de 2020. Ele teve passagem anterior pelo Quartel de Itu em 2006, como capitão e comandou a 2ª Bateria de Obuses. A informação foi divulgada pelo sargento Lineo Henrique da Costa. Pontes substituirá o Coronel Ricardo Alves Pereira.

FALECIMENTO: Faleceu na última quinta-feira (16) a Sra. Maria do Carmo Stucchi Liberatore, esposa do ex-presidente da OAB Itu, Dr. Renê Paschoal Liberatore, e irmã do advogado Dr. Pedro Luiz Stucchi. Ela foi velada no Velório Municipal. A diretoria da OAB ituana prestou os sentimentos aos familiares e amigos.

HOMENAGEM: Muitas pessoas foram ao Velório Municipal prestar suas homenagens a Helier Barbi, que faleceu na terça-feira (14). Irmão de Airton Barbi e ex-proprietário da Banca da Matriz, ele deixou esposa, três filhos e uma neta – que acabou sendo esquecida na nota que o JP divulgou na última edição. Fica o registro e os sentimentos.

FALOU E DISSE
“Essa presidência não segura projeto algum. Sou o presidente de todos, não de oposição ou situação”.
Givanildo Soares
Presidente da Câmara