Dois Pontos – 18/08/18

A renúncia do vereador Reginaldo Carlota pegou a todos de surpresa. Muita gente pensou que fosse “pegadinha” do mais votado parlamentar da história das eleições municipais ituanas, com 3.168 votos em 2016. Mas não era. Até mesmo os colegas de Câmara ficaram pasmos com o ato de Carlota, demonstrando isso durante a Palavra Livre da última sessão. Agora fica a dúvida sobre como serão as próximas discussões de projetos polêmicos, já que a Casa de Leis passa a ter 12 vereadores do chamado grupo de situação (independente de quem assuma a cadeira, seja Ricardo Giordani ou até mesmo o segundo suplente José Branco). Com isso, a vereadora Maria do Carmo Piunti ficará mais isolada no plenário – pelo menos no que se diz às votações, uma vez que ela é bem quista por todos, principalmente o líder do prefeito Guilherme Gazzola, Givanildo Soares. De qualquer forma, é esperar para ver.

 

MALA PRONTA: Mal renunciou ao cargo de vereador e Carlota já está de malas prontas para os EUA. Na última quinta-feira (16), o ex-parlamentar se dirigiu até um conhecido estabelecimento comercial situado ao lado da Câmara Municipal para se despedir do amigo proprietário.

 

AGILIDADE: O departamento de comunicação da Câmara de Vereadores de Itu agiu rápido na última semana, enviando uma nota à imprensa logo após a leitura da carta de renúncia do cargo de vereador de Carlota. A foto do agora ex-vereador também já foi retirada do site da Casa de Leis. Resta aguardar uma outra foto…

 

SITUAÇÃO: Quem irá assumir a cadeira vaga é o advogado Dr. Ricardo Giordani (PTB), primeiro suplente. Caso Ricardo não siga no cargo, a vaga iria para Alessandro Mazaro. Porém, o ex-secretário de Serviços Urbanos deixou o PTB e foi para o NOVO. Sendo assim, perde o direito à cadeira.

 

SITUAÇÃO II: Então, em caso de desistência de Giordani, quem assumiria é o diretor de Habitação Popular Zé Branco, do mesmo partido. Se mesmo assim este não ficar com a cadeira, daí o diretor de Meio Ambiente Arcílio Bragagnolo é quem pode ocupar o lugar vago no Legislativo. Coisas da lei eleitoral…

 

ENCONTRO: No próximo dia 27 de agosto (e não 20 como publicado na edição impressa), a partir das 19h no auditório do Secom, acontece um encontro regional do PTB. Lideranças como o prefeito Guilherme Gazzola, presidente municipal, e o deputado estadual Campos Machado, presidente do diretório paulista, estarão presentes no evento.

 

ENCONTRO II: O encontro será o primeiro do partido após a renúncia do vereador Reginaldo Carlota. O ex-parlamentar deixou implícito em sua carta de renúncia que estava deixando também a legenda. Campos Machado, um dos principais “caciques” do PTB, apostava na evolução eleitoral de Carlota.

 

FINANCIAMENTO: Monica Seixas (PSOL), candidata a deputada estadual pela “Bancada Ativista”, anunciou nas redes sociais que a sua candidatura foi a que teve mais apoio entre todas as vaquinhas eleitorais para o mesmo cargo no País. Foram arrecadados R$ 55.673 de 619 apoiadores, sendo que a meta inicial era juntar R$ 50 mil para apoiar a campanha.

 

MIRANTE: Salto abrirá hoje (18) e amanhã (19) o mirante da Ponte Estaiada para visitação noturna. A visitação, que começa às 8h30, será estendida até as 21h30. O feito é uma continuidade do projeto “Um novo olhar”, iniciado em junho de 2017 e que busca apresentar uma contemplação diferente da cidade.

 

BOM HUMOR: As publicações nas redes sociais do Ituano mudaram de tom. Saiu o jeito “turrão” usado anteriormente para um mais descontraído e bem-humorado. Nesta semana, para anunciar a partida do Galo contra o Atibaia pela Copa Paulista, foi usada uma imagem fazendo alusão à grandiosa Liga dos Campeões da Europa.

 

FEIRA LITERÁRIA: A Prefeitura de Porto Feliz realizará de 21 a 24 de agosto mais uma edição da Feira Literária de Porto Feliz (FELP).

O evento irá reunir diversas atividades educacionais e culturais com participação das escolas do município, além da exposição e venda de livros, principalmente voltados ao público infantil.

 

CONFIRMADA: A segunda edição da Festa dos Exageros de Itu está confirmada para os dias 20 e 21 de outubro, na Praça da Matriz. O evento, que foi um sucesso no ano passado, contará novamente com shows musicais e a venda de produtos “legitimamente ituanos”, como a Cervejinha de Itu e o Pastelzinho de Itu.

 

FUXISCÓPIO

Muitos diziam em 2016 que Carlota seria um “novo Raul Seixas”, relembrando o vereador mais votado na eleição de 2014. Mas o que foi comentado esta semana é que pelo menos Raul terminou o mandato…