Dois Pontos – 18/11/17

A ideia do vereador Carlota, de fornecer o adereço conhecido por “soco inglês” às mulheres de Itu, acabou sendo um fiasco. A intenção do vereador seria a de proporcionar às mulheres uma maneira de se defender de variados tipos de violência, como assaltos, estupros, sequestros, etc. Acontece que um escudo seria um instrumento de defesa, o que não é o caso do “soco inglês” que, não raramente, é usado como arma de ataque também. A reação vista na reportagem da TV foi de total desaprovação pelas pessoas entrevistadas, embora o vereador alegue que a TV só mostrou as entrevistas com pessoas contra a ideia. De qualquer forma, Carlota mostra que ainda precisa de uma assessoria para aprimorar suas ideias, para que estas não funcionem ao contrário do pretendido.

 

SEGURANÇA: Um forte esquema de segurança foi adotado pelo Exército e pela Polícia Militar durante a visita do presidente Michel Temer a Itu na última quarta-feira. Soldados, policiais e até atiradores de elites (os conhecidos snipers) se fizeram presentes para garantir a integridade física do chefe do Executivo federal, que enfrenta baixa popularidade.

 

DESENCONTRO: Um show de desencontro de informações foi visto em matérias de diversos veículos de comunicação nesta semana por conta da visita presidencial. Jornais e revistas de renome confundiram a Convenção Republicana de 1873 e a Proclamação da República em 1889, misturando datas e dados. Bastava uma rápida pesquisa no Google…

 

MINORIA: A vinda do presidente da República para Itu rendeu um pequeno protesto de militantes do PSOL, do PT e da CUT. Embora as principais mídias do Brasil estivessem presentes, cerca de 50 pessoas que ali protestavam contra a autoridade máxima do país não receberam a atenção desejada, bem como uma maior adesão ao ato.

 

INTIMIDAÇÃO: Enquanto Temer se fazia presente no auditório da Prefeitura de Itu e o grupo de manifestantes se encontrava do lado de fora, jornalistas eram “intimidados” por funcionários do Planalto, que alegavam que quem saísse para cobrir a manifestação não poderia retornar à cerimônia.

 

DESCONTRAÇÃO: Também presente na cidade de Itu na quarta (15), o governador Geraldo Alckmin (PSDB) discursou de maneira informal, enaltecendo seu time de coração, o Santos, bem como o Ituano, dizendo que torcerá para ambos disputarem novamente o título do Paulistão, respondendo com bom humor ao presidente da Câmara de Itu José Galvão (DEM), que havia dado anteriormente “saudações corintianas” aos presentes.

 

ABAFADO: Durante discurso de Michel Temer no auditório da Prefeitura de Itu, um homem começou a gritar “Viva a Direita! O Brasil está entrando nos eixos”, sendo então interpelado por um outro cidadão, que argumentou que a esquerda é a solução. A discussão foi encerrada brevemente com uma salva de palmas ao presidente da República.

 

ECONOMIA: O prefeito de Salto Geraldo Garcia (PP) se reuniu com vereadores na noite da última segunda-feira (13) para tratar do projeto de lei que está sendo enviado à Câmara que cria a Imprensa Oficial Eletrônica. Segundo o chefe do Executivo, a medida deve trazer uma economia aos cofres públicos de no mínimo R$ 80 mil ao ano. Os vereadores se mostraram interessados e entusiasmados com o projeto.

 

RESOLVIDO: Na semana passada, o “Periscópio” publicou a reclamação do Colégio Integrado Monteiro Lobato sobre a colocação irregular de postes diante da entrada do colégio, atrapalhando o acesso dos alunos. Questionada, a CPFL Piratininga informou que tomaria as devidas providências e isso foi prontamente feito. Os postes foram retirados e está tudo devidamente acertado.

 

CONSCIENTIZAÇÃO: A Prefeitura de Indaiatuba, assim como fez no “Outubro Rosa”, reforça neste mês a campanha “Novembro Azul”, para conscientizar os homens sobre a prevenção ou diagnóstico precoce do câncer de próstata, com a iluminação da cor destacada dos reservatórios de água do SAAE. Assim, a população poderá lembrar de maneira constante a respeito da ação.

 

COMEMORAÇÃO: Os festejos da torcida corintiana por conta da conquista do heptacampeonato brasileiro na última quarta-feira foram tímidos em Itu – muito por conta de o jogo ter sido à noite. Porém, alguns alvinegros mais entusiasmados saíram às ruas centrais para gritar “vai, Corinthians” e “o campeão voltou”.

 

ATENDIMENTO INFANTIL: Na última sexta-feira (10), a Prefeitura de Porto Feliz, por meio da Secretaria de Saúde, deu início aos atendimentos oftalmológicos de crianças até 12 anos na Santa Casa. Os atendimentos infantis não eram realizados na rede municipal desde 2013, acumulando uma fila de espera de mais de 350 casos.

 

CULTURA: Na tarde de quinta-feira (15), o evento “República do Blues” reuniu um bom público na Praça da Matriz. Os presentes aproveitaram para enaltecer o trabalho da atual administração municipal, que vem promovendo eventos interessantes aos quais as famílias podem se fazer presentes, sem preocupação. Outro ponto positivo foi quanto a segurança.

 

DESRESPEITO: Vem ocorrendo com frequência de motoristas da Viação Avante, na ânsia de cumprir o horário do itinerário, não passarem no ponto de ônibus em frente à Prefeitura fora do horário de expediente ou em finais de semana e feriados. Acontece que existem pessoas que precisam pegar condução naquele local e acabam ficando na mão, já que o ponto mais próximo fica longe de lá.

 

FUXISCÓPIO

Na rede social, ficou clara a ciumeira de alguns políticos da região, pelo fato de Itu ter sido em 15 de novembro, a Capital da República do Brasil. Um vereador de Sorocaba chegou a dizer que esta homenagem não é tão importante. Chupa, invejosos!