Dois Pontos – 19/05/18

Este jornal, por várias vezes, narrou uma passagem da qual foi personagem o ex-prefeito João Machado. Naquela oportunidade, estava sendo inaugurada na cidade a barragem do Riacho Itaim, construída no Governo Serginho Prévidi. Dizia-se que, com aquela obra, Itu teria garantia de água abundante por mais de 20 anos. Indagado pela reportagem, o velho João não concordou com a afirmação, dizendo: – “Qualquer obra com relação à água não pode envolver garantia de tempo para suprir cidades. A obra do Itaim tanto pode resolver o problema por 20 anos ou por 2 anos. Vai depender do crescimento da cidade e do consumo”. E suas palavras se mostraram sábias. Agora, mesmo com o funcionamento parcial da Adutora Mombaça, a CIS orienta a população para não desperdiçar água. Oxalá a população entenda que todos devemos colaborar para evitar ao máximo um racionamento.

 

NA MÍDIA: A cidade de Itu foi destaque na mídia regional essa semana por alguns fatos negativos. Um deles foi o acidente provocado por um padre de uma paróquia local, que estava alcoolizado. O outro foi a prisão do ex-vereador Marquinhos da Funerária por posse ilegal de arma. Ele responderá em liberdade.

 

NO BAIRRO: Na próxima quinta-feira (24), os moradores dos bairros Jardim Convenção, Alberto Gomes, Santa Tereza, Bairro Alto, Vila Esperança, Jardim Mayard, Nossa Senhora Aparecida e Vila São Francisco poderão participar de uma reunião com o prefeito Guilherme Gazzola. Será a primeira edição do Prefeito no Bairro, que ocorrerá às 19h, na sede da Saseno.

 

PROJETO: O deputado Herculano Passos (MDB) apresentou um projeto de lei que permite a criação de oficinas para recuperação de ambulâncias e viaturas policias em presídios. “Poderão ser firmados convênios, entre o poder público e a iniciativa privada, para criar essas oficinas e permitir o trabalho e a redução da pena dos presos, reduzindo também a população carcerária”, explica o parlamentar.

 

PREVENÇÃO: A Prefeitura de Indaiatuba iniciou semana passada a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), que deverá ser concluída em 20 dias. A ação visa identificar os níveis de infestação do Aedes aegypti em todo o município, sendo vistoriados pelo menos três mil imóveis em todas as regiões da cidade.

 

DIFICULDADE: Um trecho próximo à Praça Gaspar Ricardo, na região central de Itu, está causando dificuldades no trânsito, já que obras de canalização do córrego, que tiveram início em abril, estão atrasando o trânsito e irritando muitos condutores. A previsão de conclusão da obra é de 30 dias. Mas será mesmo que o transtorno irá cessar logo?

 

CONVÊNIO: A coronel da Polícia Militar, Helena dos Santos Reis, secretária chefe da Casa Militar e coordenadora estadual da Defesa Civil, esteve em Salto na última quinta-feira (17) para abrir a 12ª oficina de treinamento das oficinas preparatórias para Operação Estiagem (OPOE), assinando, também, convênio com Salto para campanhas de orientação na cidade.

 

ATENÇÃO: Nesta semana, parte da imprensa regional havia destacado a prisão de um homem em Itu, durante a operação nacional de combate à pedofilia, porém, de acordo com o apurado pelo Periscópio, o suspeito teve seus computadores apreendidos, sendo ouvido pela autoridade policial e liberado em seguida. Nos tempos modernos, a ânsia por ser o primeiro a informar, acaba em certos casos, disseminando notícias inverídicas.

 

VISITA: O prefeito de Porto Feliz Dr. Cássio Habice Prado recebeu na segunda-feira (14), em seu gabinete, executivos da multinacional alemã Lanxess. Durante o encontro foram abordados os avanços da cidade na área da capacitação profissional, eventuais parcerias da empresa com o setor público e a possibilidade de novos investimentos da Lanxess nos próximos meses.

 

ATUAÇÃO: Destaque para o Corpo de Bombeiros de Itu, que auxiliou na ocorrência do desabamento de um prédio no Centro da cidade de São Roque, na manhã da última quarta-feira (16). Além dos Bombeiros ituanos, auxiliaram nos resgates os de São Roque e Sorocaba.

 

SUCESSO: A cantora mirim ituana Isabelly Thiemy segue sendo sucesso, além de levar o nome de Itu ao cenário nacional. Neste domingo (20), ela se apresenta novamente no “Programa Silvio Santos”, no SBT, no quadro “Dono do Trono”. Será a terceira participação da artista no quadro.

 

ELOGIOS: O prefeito de Cabreúva Henrique Martin foi muito elogiado em sua página no Facebook por conta da inauguração do Posto do Sebrae no Jacaré. De acordo com o chefe do executivo, o novo posto será muito importante ao pequeno comerciante e micro empresário.

 

FESTA: A Festa Junina de Itu, que entrou para o calendário oficial de eventos da cidade após o sucesso da primeira edição, já tem datas para acontecer em 2018. O evento ocorre nos dias 22, 23 e 24 de junho, no Centro de Lazer do Pirapitingui, e novamente contará com barracas de comidas típicas e atrações musicais.

 

FUXISCÓPIO

Já foi dito que, entre as festas oficiais de Itu, a Prefeitura descobriu a melhor delas, ou seja, a Festa dos Exageros, que ninguém pode copiar sem que seja plágio. Tá na hora do Prefeito Henrique de Cabreúva retornar a “Festa da Pinga”, que tanto fazia sucesso na administração Odilon. Uma promoção que poderá ampliar o número de alambiques na cidade, proporcionando empregos…