Dois Pontos – 21/07/18

E as fake news não param! Tão prejudiciais para a nossa democracia, essas notícias inventadas – quase sempre com motivações políticas por trás – continuam a pipocar nas redes sociais, principalmente. O Facebook e o WhatsApp são os ambientes mais propícios para a proliferação dessas informações caluniosas. Tanto a rede social como o aplicativo de mensagens têm realizado ações para conter o avanço delas (a probabilidade de uma notícia falsa ser compartilhada é até 70% maior do que a de uma notícia verdadeira, segundo um estudo recente nos EUA). O WhatsApp incluiu um recurso que aponta quando uma mensagem foi encaminhada de outro usuário. É um avanço, mas ainda pequeno. Por isso é sempre necessário reforçar: cuidado com o que é compartilhado na internet!

 

FAKE: Nesta semana, por exemplo, circulou pelo WhatsApp um boato em áudio dizendo que foi implantado um radar no semáforo da Avenida Prudente de Moraes, em frente ao Pão de Açúcar. No entanto, o dispositivo implementado pela Prefeitura se trata de um sistema de controle remoto de semáforos (leia mais na matéria ao lado).

 

PARTOS GARANTIDOS: Na última semana, chegou a informação de que a Santa Casa de Itu não mais realizaria partos pelo SUS. O JP procurou o Hospital São Camilo, que declarou que a informação não procede. “Os partos pela rede pública continuarão a ser realizados pelo hospital, de forma referenciada, nos exatos termos do convênio firmado entre a Entidade e o Estado de São Paulo”, afirmou em nota.

 

SEM MULTAS: Desde que começou a colocar em prática a lei que permite multas para quem desperdiçar água, a CIS apenas emitiu notificações. Foram 75 ao todo. Quem reincidir, porém, será multado. A medida faz parte da campanha para economizar água neste momento de estiagem.

 

MENOS QUATRO: Na última quarta-feira, o JP noticiou que o MDB é o partido com mais filiados em Itu, com 1.202 correligionários. Porém, em novo acesso ao site do Tribunal Superior Eleitoral, a reportagem constatou uma queda nesse número: agora são 1.198 emedebistas na cidade.

 

AUMENTOU: Já o PSDB teve seu quadro de filiados ampliado e agora conta com 733 tucanos em seu “ninho” ituano, de acordo com a mais recente consulta. O diretório municipal do partido, presidido pelo secretário de Governo Rodrigo Tomba, torna-se assim a segunda sigla com mais partidários na cidade – ultrapassando o PTB do prefeito Gazzola (agora com 716) e o PR (com 732).

 

AUMENTOU II: Na parte de baixo, um partido que também registrou aumento de filiados é o NOVO. Criada em 2015, a legenda conta hoje com 47 apoiadores – na matéria de quarta, eram apenas 14. Essa discrepância pode ter ocorrido por dois motivos: 1) grande fluxo migratório pré-eleições ou 2) dados desatualizados do TSE. O segundo é o mais provável.

 

SINALIZAÇÃO: Acabaram no mês de junho as obras de recapeamento de todas as ruas do bairro Parque Industrial. Os moradores do local aprovaram as obras, que melhoraram o trânsito. Agora, resta ser feito o trabalho de sinalização horizontal em algumas vias.

 

ESPERA: Muita gente ficou aliviada quando os semáforos na esquina da Avenida Galileu Bicudo com a Rua Ana Schincariol Chierighini foram instalados no último dia 13. Acontece que até o momento o conjunto semafórico simplesmente não foi ligado.

 

TENDA: No último sábado (14), a Praça da Matriz foi palco de diversas atrações do 25º Festival de Artes, que se encerra amanhã (22). Porém, o público não pôde aproveitar muito bem as apresentações por conta do sol forte e da falta de uma das tendas que acabou não sendo montada. A esperança é que nesse último fim de semana as atrações possam ser aproveitadas da melhor forma possível.

 

GRAVAÇÕES: A atriz global Laura Cardoso, que atuou na última novela das nove “O Outro Lado do Paraíso”, esteve em Itu no último sábado (14) nas dependências da Fábrica de Arte Marcos Amaro (FAMA) – localizada na antiga Fábrica São Pedro. A prestigiada artista participou da gravação de um curta-metragem.

 

FUXISCÓPIO

Nenhum projeto de lei foi apresentado pelos edis durante o recesso parlamentar, de acordo com o sistema informatizado da Câmara de Itu. Apenas as tradicionais moções de pesar, congratulação e indicações…