Dois Pontos – 21/10/17

Na chamada da primeira página, desta edição, fica clara a intenção de vários políticos de Itu em se candidatar a deputado, seja federal ou mesmo estadual. Fica a pergunta: será que algum deles terá condições de se eleger? Evidentemente não será nada fácil, mas também não é impossível. Dependendo do partido, por exemplo, pode acontecer. Na última eleição, houve deputado eleito com pouco menos de 30 mil votos. Claro que foram partidos que tiveram grandes puxadores de votos, como o Tiririca, Russomanno e outros. Também, há esperança de que a população abrace o lema que circula na internet que incentiva o eleitor: NÃO REELEJA NINGUÉM. Nesse caso, quem já tem mandato também deve se preocupar…

 

VAGA: Itu foi destaque no último domingo (15) numa conhecida página de Facebook chamada “Vagas Arrombadas”, que tem como intuito destacar as ofertas de emprego que não atendem legislações trabalhistas, por exemplo. No post publicado, uma empresa de recreação infantil oferece uma vaga para monitora de brinquedo inflável no bairro Cidade Nova, com pagamento de R$ 40. “Entendam que é um bico, não fiquem querendo lanche ou almoço”, destacou a empresa na publicação.

 

DESCARTADA: Nesta semana, o site da revista VEJA publicou que o Grupo Pão de Açúcar está convertendo suas lojas da bandeira Extra Hipermercado para Assaí Atacado. A medida foi tomada devido ao crescimento da segunda marca ter sido maior. A reportagem do JP entrou em contato com a assessoria da empresa, que descartou qualquer alteração na loja de Itu, entretanto.

 

MUDANÇA: Recentemente, a Prefeitura de Indaiatuba realizou alteração na direção do trânsito na Rua Maria Armelin Trinca, no Jardim Califórnia, a tornando mão única no sentido Avenida Francisco de Paula Leite. Com a mudança, também foi fechado o retorno existente no canteiro da avenida. O objetivo é melhorar a fluidez do trânsito, tornando-o mais seguro.

 

IEG-M: A cidade de Itu teve nota B no IEG-M (Índice de Efetividade da Gestão Municipal), indicador criado pelo Tribunal de Contas do Estado que mede a eficiência das prefeituras paulistas. Os dados, consolidados a partir de informações de 2016, foram divulgados na semana passada. A nota B representa um índice “efetivo”, segundo o TCE.

 

BRASÍLIA: O vereador Reginaldo Carlota (PTB) esteve em Brasília nesta semana. Na oportunidade, ele se encontrou com o deputado federal Jair Bolsonaro e o senador Magno Malta. Durante os encontros, o edil ituano apresentou radical projeto para, segundo ele, combater estupradores e pedófilos.

 

QUESTIONÁRIO: O SAAE Porto Feliz criou um questionário e compartilhou na página do Facebook da prefeitura da cidade para que os munícipes possam responder. O objetivo da pesquisa é que os moradores auxiliem no desenvolvimento do Plano Municipal de Saneamento Básico. O questionário conta com nove perguntas de alternativas, uma de múltipla escolha e quatro dissertativas.

 

SENADOR: Este é o cargo que o vereador Dito Roque quer concorrer ano que vem nas eleições. Isso, claro, se o seu partido (o Podemos) sair com candidato. O desejo foi revelado à reportagem no meio da semana. Só ficou a dúvida se foi uma brincadeira do decano da Câmara ou algo a se considerar. Aguardemos.

 

CIRCO: A maneira de abordagem de um certo veículo de comunicação da cidade de Itu na realização de matérias policiais, vem causando desconforto tanto em autoridades quanto aos familiares de partes envolvidas em ocorrências. Exposições a imagens de possíveis autores de crimes e vítimas, sem mesmo a oficialização do caso, estariam transformando uma cobertura jornalística em “circo”, de acordo com populares.

 

AUXÍLIO: Por meio das redes sociais, a Prefeitura de Cabreúva informou nesta semana que está articulando a ida de uma carreta de mamografia para o município ainda neste ano, para encaminhamento de pacientes da fila de espera, conforme as vagas foram liberadas para a cidade. A informação surgiu após questionamentos de munícipes a respeito das filas para exames e acompanhamentos médicos.

 

REPRESENTATIVIDADE: O grupo de teatro Anakê, da cidade de Indaiatuba, foi selecionado para participar da Mostra Final do Projeto Ademar Guerra, na cidade de Votuporanga (SP). Essa notoriedade teatral nos dias atuais é um avanço cultural.

 

HOMENAGEM: Uma significativa homenagem será prestada no Festival de Natação Marcelo Chierighini a José Araújo Dias, o conhecidíssimo e carismático Zezé, ícone da natação ituana. Tal homenagem será recebida por sua irmã Ruth Dias, outro nome que dignificou Itu nas piscinas dentro e fora do Brasil. Vale o registro. Vale a homenagem.

 

ÍDOLO: Certamente um grande público deverá estar presente na manhã deste domingo (22) no Conjunto Aquático Fiori Amantéa, quando acontecerá o Festival de Natação Marcelo Chierighini. O nadador que brilha em piscinas de todo mundo defendendo as cores do Brasil é uma figura tão competente quanto simpática e tem um carinho mais que especial por Itu.

 

FUXISCÓPIO

Depois que o STF foi menosprezado pelo Senado no caso do Aécio Neves, porque este tem mandato, fica a impressão de que só o Lula irá para a cadeia, porque este não tem mandato. Que justiça!