Dois Pontos – 22/06/2019

Da redação e colaboradores

Em suas rodas de conversa, o assunto entre os políticos de Itu é um só: eleições 2020. Falta mais de um ano para o pleito, mas a movimentação, como vem sendo martelado na coluna, já começou. A pergunta de um milhão de reais é uma só: quais serão os candidatos a prefeito ano que vem? Difícil responder, mas há quem arrisque nomes. Um praticamente certo é o do atual prefeito Guilherme Gazzola, que tentará a reeleição. Tarefa difícil em meio a esse clima de descontentamento com “tudo isso que está aí” que tomou o Brasil, incluindo a cidade de Itu. Além dele, o atual vereador José Galvão, os ex-vereadores Reginaldo Carlota e Matheus Costa, o ex-vice-prefeito Neto Beluci e a ex-deputada estadual Rita Passos devem surgir no pleito. Além disso, o PSL do presidente Jair Bolsonaro já afirmou que terá um candidato a prefeito em Itu e o NOVO também deve sair com candidato majoritário. Isso sem falar em uma candidatura de esquerda, que pode ser liderada por PT ou PSOL – ou até os dois partidos com candidaturas individuais. Resta saber se todos terão fôlego até as convenções…

 

POP: Falando em Matheus Costa, o ex-parlamentar foi convidado para participar na última segunda-feira (17) do programa “Superpop”, com Luciana Gimenez, na RedeTV!. Na oportunidade, Costa falou sobre direito de sucessão repercutindo o caso de seu cliente, Fabiano Martins, filho biológico do cantor Marciano, que faleceu em janeiro.

 

POP II: Durante o programa, exibido ao vivo, Matheus Costa afirmou que Fabiano tem direito aos direitos autorais das músicas compostas pelo pai. O também cantor, inclusive, já tem planos para gravar um DVD gravando somente os sucessos de Marciano, que fazia dupla com João Mineiro. A paternidade foi confirmada após um exame de DNA.

 

APOIO: A fachada da sede da Kia Motors do Brasil, localizada em Itu, vem sendo usada para celebrar datas especiais, como o Natal, e também apoiar a Seleção Brasileira, como foi na Copa do Mundo. Agora, exibe uma grande bandeira do Brasil adesivada e a hashtag #PrevidênciaJá, em referência à reforma proposta pelo Governo Federal.

 

MILHÕES: Em matéria publicada pela “Folha de S. Paulo” nesta semana, o jornalista Silas Martí noticiou a abertura recente de uma galeria de artes de Marcos e Ksenia Amaro em Zurique, na Suíça. Também informou o gasto que o casal teve na construção do espaço (a FAMA) que possuem em Itu: R$ 100 milhões.

 

DERROTA: Itu perdeu o Dia do Desafio 2019, data em que se estimula a prática de atividades esportivas por pelo menos 15 minutos. Apenas 5% da população registrou participação junto à Secretaria de Esportes. A saudável disputa era contra a cidade de Santa Lucía del Tuy, na Venezuela, que teve 20% da população participando.

 

DESTAQUE: Mais uma vez a ETEC Martinho Di Ciero se destacou, figurando entre as 50 melhores escolas públicas do país no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do ano passado. A unidade do Centro Paula Souza em Itu ficou em 41º na lista, com 608,29 de média nas provas objetivas.

 

REQUERIMENTOS: A vereadora Maria do Carmo Piunti apresentou dois requerimentos na sessão desta semana. Ambos foram aprovados. Um deles questiona os critérios para admissão na Rede Saber, escola de tempo integral da Prefeitura. O outro solicita informações sobre o proprietário do atual prédio que abriga a Escola Convenção.

 

APROVADA: Foi aprovada por unanimidade, em primeira discussão, a Lei de Diretrizes Orçamentárias da Prefeitura. Nenhum vereador usou da palavra e a propositura deverá passar sem problemas na próxima sessão. A LDO é importante para o trabalho de fiscalização das prioridades governamentais, estabelecendo diretrizes para a Lei Orçamentária Anual.

 

SEM LIBRAS: Há duas sessões a Câmara de Itu está sem tradução simultânea de Libras (Língua Brasileira de Sinais), usada para a comunicação entre surdos e mudos. Segundo apurado pela coluna, o contrato com a empresa responsável aumentou e agora a presidência deverá fazer nova licitação para manter o serviço de acessibilidade.

 

NOMES DE RUAS: Luciano do Secom foi autor de três projetos de denominação de vias públicas aprovados em 2ª discussão nesta semana. Agora, as vias localizadas no Jardim Brasília, Jardim JPH e Bethaville III Empresarial terão os nomes de, respectivamente, Marcelo Silva de Abreu, Marcos Max Guerra D’Ávila e Aluisio Afonso Neves.

 

FUXISCÓPIO

Com a chegada do ano eleitoral, o que não falta são políticos participando de eventos pela cidade – principalmente religiosos. Dois que participaram da procissão de Corpus Christi na quinta-feira, porém, enfrentaram algumas indiretas da população…