Dois Pontos – 23/06/18

Na próxima terça-feira (26), termina o primeiro semestre de 2018 da Câmara de Vereadores. Salvo seja convocada uma sessão extraordinária, os trabalhos legislativos só retornam no início de agosto, após o recesso de julho. Mas será que os cidadãos sentirão falta das sessões neste período? Os seis primeiros meses dos edis na Casa de Leis foram arrastados, com poucos projetos importantes sendo discutidos – com exceção a um ou outro, geralmente enviado pelo Executivo – e muita picuinha desnecessária. Que esse mês longe do plenário seja de reflexão e que os nobres representantes do povo voltem para o segundo semestre mais afiados.

 

RETORNO: Durante a sessão da Câmara Municipal da última terça-feira (19), o líder do Governo Givanildo Soares destacou o retorno do convênio entre a Viação Avente e a Comarei. Com isso, cooperados têm de volta o direito ao passe. O edil comemorou a notícia, destacando a importância da mesma para a continuidade do trabalho da cooperativa, que passa por dificuldades para se manter.

 

TROCA: Ainda durante a sessão, o vereador Dito Roque errou o sobrenome do vereador Thiago Gonçales, o chamando de “Gonçalves”. Imediatamente, o edil foi corrigido por Givanildo Soares, causando risos nos presentes. Esta não foi a primeira vez que Dito troca o sobrenome de Thiago. O decano da Casa de Leis demonstrou não ter gostado da correção de Giva.

 

SILÊNCIO: Durante a primeira discussão do projeto sobre diretrizes orçamentárias, o mesmo foi aprovado por 11×1, sendo o único contrário o vereador Reginaldo Carlota, porém este não justificou seu voto, permanecendo em silêncio. Pouco tempo depois, se retirou da sessão, tendo uma atuação discreta.

ECOPONTO: A Prefeitura de Salto realizou na quarta-feira (20) a entrega do sétimo Ecoponto da cidade, no Parque Marechal Rondon. A unidade, instalada numa área de cerca de 1000 m², recebe o descarte de resíduos eletrônicos como lâmpadas e pilhas, óleo de cozinha usado, entre outros.

LIBERADO: Na última semana, um grande evento marcou a liberação para a construção de residências no loteamento Reserva Saint Paul – localizado próximo ao Plaza Shopping. Paralelamente, a Câmara Municipal vai votando projetos de denominação de vias do grandioso empreendimento imobiliário.

 

REPERCUSSÃO: A morte da empresária Rosana Maria Bragagnolo, ocorrida no dia 11 deste mês, foi muito repercutida na imprensa. Até mesmo veículos de comunicação que não estão acostumados a noticiar fatos de Itu deram a notícia, como o jornal “Estado de Minas”. Passadas quase duas semanas, a tragédia segue sem explicação.

 

MANUTENÇÃO: As piscinas do Parque da Criança de Indaiatuba estarão fechadas para o público do dia 1º de julho ao dia 1º de setembro. A Prefeitura aproveitará o período de inverno para fazer a manutenção das atrações aquáticas. As demais atrações “secas” funcionarão normalmente.

 

EM BRASÍLIA: Na última semana, o secretário de Promoção e Desenvolvimento Social de Itu, César Calixto, esteve em Brasília, no Ministério do Desenvolvimento Social encaminhando novas propostas relativas à casa de passagem para a população em situação de rua, os recursos oriundos do Fundo Nacional e os aperfeiçoamentos que serão realizados na rede em busca de capacitar os servidores.

SEM GRANA: Segundo o secretário de Esportes de Itu, Douglas Boschetti, não haverá verba para contratar atletas de fora para os Jogos Regionais. Uma medida acertada em tempos de crise e que vai incentivar uma melhor atuação dos ituanos.

ALERTA: A Prefeitura de Cabreúva está realizando ações para combater a prática de parcelamento irregular de solo no município. Placas foram instaladas com o objetivo de alertar que os locais sinalizados estão irregulares e foram embargados legalmente pelo Poder Público.


LIVE:
As transmissões ao vivo que o jornal está fazendo todas as segundas-feiras vêm agradando. Debate sobre a Copa do Mundo, com informações e curiosidades, e sempre um convidado especial pode ser visto acessando facebook.com/jornalperiscopioitu.
FUXISCÓPIO

Mesmo durante a Copa os preparativos para as eleições não param. As articulações seguem em ritmo acelerado visando as convenções partidárias. Convém ao eleitor prestar atenção nos nomes que se apresentam…