Dois Pontos – 24/11/18

O Natal está chegando e muitas lojas já começam a se “vestir” para o período. A crise econômica instaurada há quase quatro anos refletiu nos investimentos das empresas – o que tirou um pouco do brilho da data. Tirando a já tradicional Árvore de Natal gigante do Plaza Shopping e a sempre presente caravana da Coca-Cola, Itu não deverá contar com grandes atrações nesta época do ano. Um dos motivos para isso será a interdição para obras da Praça da Matriz, que logo será cercada por tapumes. A obra, que faz parte de uma ampla ação da Prefeitura para a recuperação do Centro Histórico, deverá ser concluída no primeiro semestre do ano que vem e contemplará troca de piso, iluminação e restauro do coreto. O espaço será revitalizado totalmente e a esperança é que, em 2019, com um clima revigorado da população ituana e brasileira no geral, lá seja palco para atrações natalinas. Vamos torcer.

 

REPERCUSSÃO: Noticiada na edição de sábado (17) do JP, a matéria sobre o projeto de lei aprovado na Câmara – proibição dos canudos plásticos – deu o que falar no Facebook. A repercussão contou com comentários como “mas em Itu não tem mar”, “tem que acabar com as garrafas PET também” e “mas e o hospital?” nas redes sociais e muita revolta por parte da população.

 

CANUDOS: Alguns estabelecimentos da cidade já estão fazendo valer a proposta de autoria dos parlamentares Mané da Saúde (PRB) e Henrique de Paula (PV), que proíbe a utilização de canudos plásticos, exceto os biodegradáveis, em estabelecimentos como bares. A medida já tomada por alguns locais vem ganhando o apoio de clientes.

 

ADAPTAÇÃO: Já em alguns pontos, estabelecimentos se queixam do estoque de canudos que se perderá, enquanto outros consumidores alegam que deveriam ter um período de adaptação. De qualquer forma, muitos comércios já saíram na frente por uma cidade mais sustentável.

 

PAINEL: A Câmara Municipal instalou um grande painel formado por quatro monitores para informatizar a sessão. Agora, o nome dos vereadores presentes e ausentes aparece no visor, assim como o tempo restante para fala de cada. E todos os edis têm uma espécie de “tablet” na mesa para controle e votação.

 

TRANSMISSÃO: A Prefeitura de Salto transmitiu ao vivo ontem (23), pelo site oficial, a abertura dos envelopes de propostas comerciais para revelar a empresa vencedora da concorrência pública da concessão do transporte público. A empresa vencedora foi a AutoÔnibus Nardelli Ltda.

 

SUPERFERIADO: As rodovias administradas pela AB Colinas registraram um movimento de 683 mil veículos durante o feriadão da Proclamação da República, entre os dias 14 e 18 de novembro. No período foram contabilizados 25 acidentes, com 12 pessoas feridas e duas vítimas fatais. Sobre o feriado da Consciência Negra, a concessionária não divulgou balanço pois o mesmo é municipal e apenas algumas cidades aderem.

 

NOVOS MÉDICOS: A Prefeitura de Cabreúva publicou uma nota informando aos munícipes que está aguardando a contratação de novos médicos pelo Governo Federal para substituir os sete profissionais cubanos que atuavam na cidade. A medida está sendo tomada por conta da decisão do governo de Cuba de sair do “Mais Médicos”.

 

CAGED: De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho nesta semana, Itu teve variação negativa no índice de geração de empregos em outubro. Foram 145 demissões a mais que admissões no período computado.

 

CAGED II: Porém, somado o ano todo, a cidade ainda tem um saldo positivo de 914 vagas. Isso se deve aos bons resultados no primeiro semestre, já que no segundo o mercado de trabalho ituano vem apresentando números negativos ou ínfimos.

 

PEC: Foi instalada na terça (20) a Comissão Especial da Câmara dos Deputados que vai analisar a Proposta de Emenda à Constituição 391/2017. A PEC prevê aumento de 1% no Fundo de Participação dos Municípios, a ser pago no mês de setembro. O deputado federal Herculano Passos (MDB-SP) será o vice-presidente do colegiado.

 

FUXISCÓPIO

Sorocaba implanta em breve um sistema eletrônico de Zona Azul. Indaiatuba já possui. Bem que Itu também poderia ter. Ajudaria a eliminar os flanelinhas que se apossam de ruas como a Barão do Itaim. Fica a dica!