Dois Pontos – 24/02/18

Não se trata de uma obra grandiosa. Porém, é uma das mais importantes desta administração. A referência é sobre as 70 moradias populares que a Prefeitura local está anunciando e que virá a beneficiar em grande parte famílias moradoras na chamada Vila Lucinda, um aglomerado de casas e barracos, há anos existente, ao lado direito da Rodovia Waldomiro Camargo, nas imediações da portaria do Condomínio Terras de São José. Desta forma, a atual administração repete o que foi feito no governo anterior que conseguiu extinguir a favela do bairro Novo Itu, levando os moradores para apartamentos populares. De passo em passo, os aspectos positivos do município vão ressurgindo, se preparando para que novos habitantes e investidores venham para a cidade.

 

INTERVENÇÃO: Os deputados federais ituanos Herculano Passos (PSD) e José Olímpio (DEM) votaram a favor da intervenção federal no Rio de Janeiro. O decreto do presidente Michel Temer (MDB) que determinou intervenção na segurança pública do Estado teve 340 votos favoráveis, 72 contrários e uma abstenção na Câmara Federal. No Senado, foram 55 votos a favor, 13 contra e uma abstenção.

 

PONTO: Na última semana, nesta coluna, foi publicado a respeito da ideia de recuo do ponto de ônibus em frente à EE “Regente Feijó”, proposta pelo vereador Carlota. Em contato com a reportagem, o edil disse que vem mantendo contato com a Secretaria Estadual da Educação para que a proposta seja concretizada, porém não depende só dele.

 

TROTE: Alguns “bixos” não foram bem recepcionados na última segunda-feira (19), em Salto. Relatos de jovens que tiveram suas roupas rasgadas e peles pintadas – contra a sua vontade – não foram positivos e alguns pretendem já trancar a matrícula na faculdade. Lamentável como não há respeito nem nas universidades de interior…

 

JUÍZES: Cada vez mais se depara nas redes sociais com verdadeiros “juízes”. No início dessa semana, a morte do jovem Vinícius Matheus Marcolino, em Itu, repercutiu com diversas teorias a respeito da tragédia, com algumas delas abalando a sua reputação, bem como a de sua família. No meio de tanto “achismo” se encontra a família da vítima, com sua dor…

 

NOVO CENTRO: Salto deve ganhar um novo centro comercial. A informação é do jornal “Taperá”. Segundo o periódico, a galeria deve ficar pronta em três meses e fica localizada num cruzamento da Avenida Getúlio Vargas, ao lado do Burger King – área que vem se desenvolvendo de maneira galopante em Salto.

 

INCOERÊNCIA: Recentemente, quando aumentaram os casos de Febre Amarela no Estado, foram vistas filas “quilométricas” nas unidades de saúde de Itu, que ainda não possuía nenhum caso. Atualmente, a cidade, que conta com dois casos até o momento, sendo que um deles resultou em óbito, tem uma procura baixa pela vacina.

 

APROVAÇÃO: A inauguração oficial do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), no Jardim Vitória, na última quinta-feira (22), foi elogiada pela população, que não só aprovou o projeto como também solicitou a implantação de CEUs em outros pontos do município, para o enriquecimento cultural e esportivo ituano e, quem sabe, descobrir novo talentos nas respectivas áreas.

 

EMENDA: Foi divulgado nesta semana que o prefeito de Indaiatuba Nilson Gaspar (PMDB) recebeu em seu gabinete, no início de fevereiro, a deputada estadual Rita Passos (PSD), que destinou para o município uma emenda parlamentar no valor de R$ 250 mil. A verba será destinada para recape de 9.357 m² de vias do município.

 

PATRONO: O Tribunal de Justiça de SP julgou procedente a ação direta de inconstitucionalidade que pede a revogação da lei que concedeu ao ex-vereador Marquinhos da Funerária o título de “patrono” dos Serviços Funerários de Itu. A lei, aprovada em 2016, é de autoria do também ex-vereador Olavo Volpato.

 

PATRONO II: Essa ação direta já corre desde meados do ano passado. Em abril, o então presidente da Câmara José Galvão apresentou um projeto para revogar a lei do patrono, seguindo recomendação da Promotoria de Justiça local. Porém, a propositura foi rejeitada por 9 votos a 3.

 

SANTA CASA: A Prefeitura de Porto Feliz esclareceu que, por decisão da Justiça, tem o prazo de 90 dias para encerrar a intervenção na Santa Casa, devolvendo o gerenciamento do hospital para a Irmandade da Santa Casa. O processo de transição terá início já na próxima segunda-feira (26).

 

FOGO: Na noite do último sábado (17), um incêndio atingiu parte de uma chácara no bairro Parque Industrial, localizada ao lado da Escola de Cegos “Santa Luzia”, causando grande incomodo para os moradores por conta da grande quantidade de fumaça. Um carro do Corpo de Bombeiros foi até o local e conteve as chamas.

 

FUXISCÓPIO

Tendo em vista que a pretensão da Câmara Municipal de Itu em aumentar o número de vereadores de 13 para 19 deu em nada, claro que as reeleições podem ficar mais difíceis. Mesmo para aqueles que foram campeões de votos, casos do inesquecível Raul Seixas e do ex-Prefeito Olavo Volpato…