Dois Pontos – 24/03/18

O Presidente Michel Temer sempre teve uma boa relação com Itu. Por exemplo, foi com uma verba por ele conseguida, quando era ainda deputado, que a cidade conseguiu revitalizar as três principais praças da cidade: da Matriz, do Bom Jesus e do Carmo. Ainda no ano passado, conseguiu aumentar a projeção nacional de Itu, transferindo para cá o Governo Federal, no dia da Proclamação da República. Agora, aumentam os rumores de que ele, surpreendentemente, cogita de ser candidato à reeleição em outubro próximo. Precisaria uma virada política histórica para ele ter a chance de vencer, tão baixo é o prestígio dele na atualidade. Mas, como em política tudo pode acontecer, talvez nem essa hipótese seja impossível. Basta ver o que o STF fez na quinta-feira, praticamente puxando para si a responsabilidade de mandar prender Lula. Quem entende um pouco de política sabe que a não prisão do ex-Presidente vai abrir caminho para que outros poderosos políticos se livrem de seus processos. Impossível é Deus pecar e o gato fazer ninho na cabeça de gato…

 

NA REDE: Circulou nas redes sociais esta semana o vídeo de uma agente de trânsito da Prefeitura de Itu que teria estacionado de maneira irregular sobre uma vaga de idoso. As imagens foram compartilhadas principalmente pelo WhatsApp e geraram reclamações por parte dos munícipes ituanos.

 

RESPOSTA: Após a polêmica, a Administração ituana publicou um comunicado em seu Facebook, informando que repudia quaisquer atos ilícitos que venham a ser eventualmente praticados pelos seus servidores e que medidas já foram tomadas e a apuração dos fatos já está em andamento junto à Corregedoria Permanente da Guarda Civil.

 

CAMPANHA: A Prefeitura de Porto Feliz dará início esta semana à Operação Porto Sem Dengue. A ação consiste em uma força tarefa para a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti nos bairros do município e a orientação da população sobre os riscos das doenças que ele pode transmitir.

 

CHUVA: Segundo dados da Defesa Civil, choveu na noite da última terça-feira (20) pouco mais da metade do previsto para todo o mês de março em Itu. Foram 79 mm, sendo que, de acordo com o Climatempo, a previsão de precipitação pluviométrica é de 145 mm.

 

APAGÃO: Após esta, semáforos situados na Avenida Galileu Bicudo ficaram sem funcionar pelo menos até o início da tarde de quinta-feira (22), dificultando o tráfego no local, que não contava com agentes do trânsito para organização. Na sexta-feira, porém, os guardas apareceram.

 

ASSISTÊNCIA: Os munícipes de Salto podem agora contar com atendimentos semanais do Programa de Integração Sociofamiliar de Salto. A ação ajuda a mediar conflitos entre consumidor e fornecedor; o PAT auxilia na expedição de carteira de trabalho e divulgação de vagas e há também orientações sobre microcréditos. Os atendimentos são realizados às terças-feiras, das 13h30 às 16h30.

 

RECORDAÇÃO: Durante apresentação teatral dos alunos do curso de Meio Ambiente da ETEC Martinho Di Ciero a respeito da Semana da Água, foi relembrada a grave crise hídrica que a cidade de Itu sofreu no ano de 2014. O período vem servindo de exemplo para a conscientização quanto ao consumo regrado do recurso natural.

 

ÁGUA: A remunicipalização do abastecimento de água na cidade de Itu foi destaque em matéria assinada pelo jornalista Guilherme Weimann no site da Carta Capital. Integrante da equipe de comunicação do Fórum Alternativo Mundial da Água, ele descreveu o ato da atual gestão como um “exemplo de resistência nacional”.

 

OBRAS: A Prefeitura de Indaiatuba abriu licitação para a construção de Residência Inclusiva. Interessados devem entregar envelopes com documentação e proposta até as 9h da segunda-feira (26). O edital está disponível no site indaiatuba.sp.gov.br e o projeto envolverá um investimento aproximado de R$ 1,6 milhão.

 

ACIDENTES: Chamou a atenção no início da semana a ocorrência de dois acidentes de carro, que culminaram na morte de quatro pessoas, em rodovias distintas da cidade de Itu. As causas dos acidentes, no entanto, ainda não foram esclarecidas.

 

CASAMENTO: No último dia 16, o município de Cabreúva realizou o maior casamento comunitário da cidade. Foram 47 casais cabreuvanos que disseram sim ao matrimônio e puderam oficializar a união.

 

CUTUCADA: O vereador Normino da Rádio participou na tarde da última quinta-feira (22) do projeto “Café com o Vereador”. Durante a conversa, o edil cutucou indiretamente os opositores. Normino discorreu sobre como é a sua utilização das redes sociais e sobre a maneira de atuar no Plenário.

 

VERBA: O governador Geraldo Alckmin assinou na segunda-feira (19), no Palácio dos Bandeirantes, o 2º lote de convênios do ano com 465 municípios paulistas. Itu recebeu R$ 200 mil: metade para custeio do Hospital São Camilo e outra metade para a Prefeitura realizar a compra de produtos hospitalares.

 

FUXISCÓPIO

No banco que fica defronte uma ótica, que fica na Alameda Barão do Rio Branco, um político dizia para outro, nesta semana: – “quanto mais o ex-Prefeito se manifestar politicamente na internet, menos chance ela terá de se eleger”. De quem estariam falando?