Dois Pontos – 26-01-19

Da redação e colaboradores

O colunista Lauro Jardim, do jornal “O Globo”, informou nesta semana que o ex-presidente da República Michel Temer (MDB) alugou uma casa para uma temporada de dez dias no condomínio Terras de São José. Ainda segundo Jardim, na última semana Temer jantou no restaurante do Terras com o empresário ituano José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil, e também com seu amigo pessoal, o advogado e administrador José Eduardo Bandeira de Mello, que em 2017 recebeu o título de cidadão ituano. Na mesma semana, segundo o “Estadão”, Temer teria ligado para a deputada federal eleita Joice Hasselmann (PSL-SP) e “comprometeu-se a costurar um acordo pela recondução de Rodrigo Maia (DEM-RJ)” à presidência da Câmara. Porém, não se sabe se ele fez a ligação durante seu período em Itu. As ligações do ex-presidente com a cidade são antigas. Ele foi professor e diretor da Faculdade de Direito de Itu (Faditu), onde, no mês passado, inaugurou seu centro de memória.

CALOR: O clima quente tem incomodado o cidadão ituano. A sensação térmica na última semana tem passado da casa dos 40º C. Para piorar, os ventos estão fracos, com máxima de 20 km/h. No quesito chuva, até ontem (25), segundo o Climatempo, a cidade havia atingido a marca de 59% (133 mm) da média mensal de 227 mm de precipitação.

CERVEJA: Estão abertas as inscrições para o reality show 10º Mestre Cervejeiro da Eisenbahn, marca da Heineken Brasil. Produtores caseiros de cerveja de todo país terão até o dia 15 de março para se inscreverem e enviarem as amostras de sua Session IPA, rótulo tema desta edição. Saiba mais em www.eisenbahn.com.br/mestrecervejeiro2019.

DESAFIO: A Prefeitura de Cabreúva entrou na brincadeira do desafio dos 10 anos, que consiste na postagem de uma foto de 2009 e outra de 2019 para que sejam feitas comparações. Foram postadas no Facebook diversas fotos de alguns pontos da cidade como a sede da GCM e o Lago da Colina, mostrando a evolução e melhorias que os locais tiveram.

PALCO: No dia 18, a dupla Bruno e Barretto lançou o novo DVD, o terceiro da carreira, intitulado “Buteco Raiz – Só as Derramadas”. Com produção musical de Ivan Miyazato e João Márcio, o DVD foi gravado no dia 13 de novembro do ano passado em uma fazenda em Itu – que vem se tornando palco para produções sertanejas e cinematográficas.

CONTRA: Os vereadores Maria do Carmo Piunti (PSC) e Wilson da Farmácia (SD) divulgaram vídeos nas redes sociais se dizendo contra a construção de um novo prédio da Câmara Municipal de Itu, medida aventada pelo novo presidente do Legislativo, Givanildo Soares (PROS). Maria também já se colocou contra um futuro projeto para aumento do número de cadeiras na Casa de Leis.

MANTIDO: A Prefeitura de Itu manteve o nome do Dr. Emilio Chierighini no prédio que abriga o Hospital Municipal, a ser inaugurado em 2 de fevereiro. Ao lado da placa de reinauguração do equipamento hospitalar será mantida a placa de inauguração original, datada da década de 1960.

ALERTA: O Periscópio recebeu na última semana a ligação de uma leitora alertando sobre um brinquedo do parquinho da Praça do Carmo. De acordo com a munícipe, o local não está seguro. Enquanto estava no espaço, a porta de um dos brinquedos fechou e machucou o pé de sua neta. Fica o alerta.

PALESTRA: A Prefeitura de Porto Feliz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Urbanismo, irá realizar na próxima quinta-feira (31) uma palestra gratuita de Inteligência Emocional. O evento acontece a partir das 20h na Estação das Artes e é aberto para toda a população, com foco em empreendedores que já têm ou desejam abrir o próprio negócio.

ELOGIOS: A mudança da Festa Italiana para a Praça do Carmo, em virtude das obras realizadas na Praça da Matriz, agradou a maioria da população presente. Para os frequentadores, além de ter possibilitado um espaço maior para a disposição das barracas de comidas e bebidas, facilitou também a locomoção das pessoas, que compareceram em maior número.

SUGESTÃO: As mesmas pessoas que elogiaram a mudança, necessária para as obras na Praça da Matriz, sugeriram que mesmo após a conclusão das intervenções, as próximas edições da Festa Italiana permaneçam na Praça do Carmo, em virtude da comodidade e a possibilidade de um número maior de frequentadores.

SEGURANÇA: No último final de semana, foi possível ver na região central de Itu um bom número de viaturas da Guarda Civil e da Polícia Militar, promovendo patrulhamento e reforçando a segurança não só dos turistas, mas também dos ituanos que se encontravam em maior concentração na Praça do Carmo, prestigiando a Festa Italiana.

CONFUSÃO: Estão sendo veiculados nas redes sociais pedidos para que os pedestres obedeçam a sinalização da nova ciclovia, alegando que já ocorreram acidentes pontuais. Porém, em alguns comentários, populares alegaram que em trechos da Avenida Galileu Bicudo a divisão não está clara, havendo pontos muito curtos para a passagem de pedestres.

FUXISCÓPIO
Foi dividida a recepção dos eleitores ituanos à notícia de que a deputada estadual Rita Passos deverá integrar o governo Bolsonaro, como secretária de Inclusão Social. Teve quem elogiou a novidade e teve quem abominou, pedindo que o presidente não a nomeie.