Dois Pontos – 26/05/18

Enquanto a presente edição era encerrada, a Câmara Municipal de Itu debatia um projeto segundo o qual a Prefeitura abriria a possibilidade de contratação de presidiários do regime semiaberto para prestação de serviços públicos. As expectativas positivas seriam, primeiramente, a de dar chance para que essas pessoas tenham um caminho a seguir após cumprirem as penas e também que a lei que permite essas contratações, desobrigaria qualquer gasto excepcional, além de um salário mensal que equivale a um salário mínimo. Claro que é algo novo para Itu e provocou debates acalorados no Legislativo, pois há quem seja adversário da medida. O que se espera é que o projeto, aprovado, se revista de todos aperfeiçoamento tanto do Executivo como do Legislativo, para que tenham resultado garantidamente positivo.

NOVOS NEGÓCIOS: A Prefeitura de Itu iniciou a gravação de alguns vídeos institucionais com foco nas empresas instaladas na cidade. A intenção é atrair novos investimentos mostrando o que o município já oferece. A Kia Motors do Brasil e a Starrett são algumas das empresas destacadas na produção.

AÇÃO: A AB Colinas realiza hoje a última edição do “Motociclista na Via” comemorativa ao Maio Amarelo em Itu. A ação de segurança viária será das 8h30 às 11h30, próximo ao Correios do São Luiz. Nela, equipes realizarão a colagem de refletivos nos capacetes, troca de lâmpadas, instalação de antenas corta-pipa e farão orientação de segurança.

IMBRÓGLIO: A Justiça deferiu na terça-feira (22) a tutela provisória de urgência requerida pela Prefeitura de Indaiatuba e determinou que no prazo de 20 dias a Rápido Sumaré deposite em conta judicial o valor de R$ 1.032.513,93, que é o total de créditos do vale transporte não utilizados. A empresa também terá 10 dias para apresentar a relação de usuários que adquiriram vales transporte.

POLÊMICA: Durante a missa das 8h na Igreja de Santa Rita, na terça-feira (22), um caso gerou polêmica não só entre os fiéis presentes, mas em redes sociais. Durante a comunhão, foi negada a mesma para uma pessoa, que se encontrava ali com uma garrafa de bebida alcoólica em mãos.

RACIONAMENTO: Um supermercado, localizado na região central de Itu, começou a racionar as suas mercadorias devido à falta de recebimento destas, por conta do protesto dos caminhoneiros nas rodovias brasileiras. Será que outros supermercados vão aderir à medida?

ABASTECIMENTO: O SAAE de Salto retomou, em menos de 24 horas, o abastecimento de água na cidade após segunda etapa da operação de troca das bombas da estação de bombeamento de água do ribeirão Piraí.  As bombas de captação de água foram desligadas às 6h da terça-feira (22) e o sucesso da operação se deu por conta do planejamento.

CONFUSÃO: A correria para o abastecimento de veículos foi grande na cidade de Itu. Na quinta-feira (24), alguns motoristas nervosos com a falta de combustível passaram a reclamar e até a ofender frentistas que tentavam explicar a situação para os mesmos.

JEITINHO: Com a preocupação em ficar sem combustível para seus veículos, alguns motoristas burlaram a lei, estocando gasolina e etanol –  o que é proibido por lei. Para evitar tais situações, alguns postos fracionaram o combustível para seus clientes.

TREINAMENTO: No último fim de semana o comandante da GCM de Porto Feliz, dois guardas e um cachorro, participaram do Seminário sobre Cães Farejadores na cidade de Rio Claro/SP. Durante o evento foram apresentadas técnicas de trabalho e aprimoramento nos treinamentos para cães farejadores.

SEM PADRE: Os cavaleiros que fizeram o trajeto do Desfile do Divino mesmo com a chuva no sábado (19) foram embora sem a bênção sacerdotal. Isso porque o padre não se encontrava na Igreja da Matriz no momento em que eles chegaram, como era o programado.

NOVIDADE: A Univesp de Cabreúva conta agora com o curso de graduação de Gestão Pública. Serão 50 vagas para o segundo semestre de 2018. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 08 de julho pelo site www.vunesp.com.br/uvsp1801.

FUXISCÓPIO
O falecimento do empresário J. Hawilla, proprietário da TV Tem afiliada da Globo, repercutiu em todo interior paulista, principalmente nesta região em que a emissora tem sede em Sorocaba e Jundiaí.