Dois Pontos – 28/07/18

Novamente o assunto “água em Itu” foi assunto nacional. Em reportagem do Jornal Nacional, da Rede Globo, na última quarta-feira (25), foi reforçada a necessidade dos cidadãos economizarem água para que não seja necessário a realização de racionamento. Porém, não é isso que vem acontecendo. Muitos ainda insistem em gastar o precioso líquido com ações supérfluas, como lavagem de calçadas. E, mesmo com as campanhas de conscientização da CIS, o consumo aumentou em algumas áreas – como a região do Pirapitingui, em que a pressurização foi reduzida. Com mais de 100 dias sem chuvas consideráveis, Itu entrou em alerta. A conclusão da Adutora Mombaça e a ativação de poços é um alento para esse momento, mas é necessário ainda mais. É preciso que poder público, população, empresas, imprensa e demais setores da sociedade unam-se em prol de um bem comum: a segurança hídrica do município.

 

QUEIMADAS: A ausência de chuvas faz que outro problema seja comum para a população ituana e de toda a região: as queimadas. São inúmeros focos de incêndio em áreas verdes pela cidade e rodovias – como o grave incidente desta semana. As chamas muitas vezes provêm do desleixo de alguns motoristas, que acabam jogando bitucas de cigarro na vegetação seca.

 

QUEIMADAS II: Segundo noticiou o portal de notícias G1, desde o início deste ano, o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 32 queimadas de grandes proporções na região de Itu. A boa notícia é que, segundo a Cetesb, a qualidade do ar na região vem apresentando melhora nos últimos dias, depois de semanas ruins.

 

ESPUMA: Uma camada de espuma branca voltou a aparecer no Rio Tietê, em Salto, na última quinta-feira (26). De acordo com a ONG SOS Mata Atlântica, a falta de chuva na região pode ser um dos motivos para o reaparecimento da espuma, que é tóxica por conter grupo de bactérias e alta concentração de metais pesados.

 

LANÇAMENTO: Acontece na próxima quarta-feira, 1º de agosto, o lançamento oficial do Novotel Itu Golf & Resort. Na data, imprensa e convidados poderão conferir todas as atrações do primeiro resort na categoria midscale na América do Sul. O empreendimento hoteleiro gerou mais de 300 empregos diretos.

 

CULTURA: A 25ª edição do Festival de Artes de Itu foi um grande sucesso. Segundo a Prefeitura, cerca de 25 mil pessoas prestigiaram as atrações gratuitas. Os artistas locais, que foram estrelas nas apresentações, elogiaram a estrutura e a escolha da programação diversificada.

 

ATRASO: Estava programado para acontecer na última quarta-feira (25), em Itu, um protesto das merendeiras da Nutriplus, empresa fornecedora de alimentos para creches e escolas, por conta do atraso dos salários. No entanto, a situação, segundo a empresa, foi resolvida antes da data e a manifestação não aconteceu.

 

RESOLVIDO: O atraso, de acordo com a gerência de marketing da empresa, aconteceu por causa de uma descompensação no pagamento, que deveria ter sido feito de domingo para segunda e acabou acontecendo de segunda para terça-feira. A Prefeitura de Itu estava ciente do problema e informa que a situação já está regularizada.

 

SATISFAÇÃO: A gestão do prefeito de Indaiatuba Nilson Gaspar foi considerada a melhor da Região Metropolitana de Campinas em pesquisa realizada pelo Indsat – Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos. Foram ouvidos 400 entrevistados, com índice de satisfação de 61%. A pesquisa foi realizada durante o segundo trimestre.

 

PATROCINADO: O deputado federal Herculano Passos (MDB-SP) está concorrendo ao Prêmio Congresso em Foco 2018. “Uma premiação que demonstra que existe gente séria e trabalhadora”, publicou o parlamentar em seu Instagram. O post foi patrocinado (quando paga-se para impulsioná-lo) na rede social.

 

O PRÊMIO: O Prêmio Congresso em Foco é entregue para os deputados e senadores que se destacaram em seu exercício. Podem ser premiados apenas os parlamentares que não respondem a ações penais ou a inquéritos criminais. Herculano Passos frisou isso em sua publicação no Instagram.

 

FUXISCÓPIO

A aproximação das eleições traz uma movimentação bem comum: políticos mostrando ações que fizeram para a cidade nos últimos anos. É preciso ficar de olho para identificar os oportunistas…