Dois Pontos – 28/10/17

Foram dezenas os candidatos a deputado que vieram buscar votos nesta região na última eleição, especialmente em Itu. No ano que vem, essa verdadeira romaria deverá se repetir, como de costume. A impressão que se tem é que, nestes últimos dois anos, o eleitorado brasileiro teve uma mudança de comportamento, procurando alguma renovação, principalmente no quesito honestidade. Há que se entender a necessidade dos municípios, além da honestidade, mirar também aqueles políticos que fizeram alguma coisa pelas cidades onde foram bem votados. Aqui em Itu já existem vários pretendentes a deputado. Há vereadores que ajudarão bastante na eleição deles, sejam eles de Itu ou “paraquedistas”. Mas, o grande eleitor da cidade deverá ser o Prefeito Gazzola que terá, em 2018, a chance de mostrar sua ascensão eleitoral. Que ajude a eleger quem fez mais (ou quem deverá fazer mais) pelo município. Que cada eleitor de Itu use a cabeça…

 

VOTOS: A Câmara dos Deputados recusou autorização para o Supremo Tribunal Federal (STF) processar, por crime comum, o presidente Michel Temer e mais dois ministros. Entre os 251 votos que acompanharam o relatório estão os dos deputados Herculano Passos (PSD) e José Olímpio (DEM), que foram a favor do arquivamento da denúncia.

 

PALHAÇADA: A rede de fast food Burger King promove hoje uma ação promocional de Halloween para cutucar seu rival, o McDonald’s: quem for aos restaurantes da rede fantasiado de palhaço ganha um lanche de graça. Porém, a ação é válida em todas as lojas do Brasil, menos na de Salto.

 

NÃO GOSTOU: O jornalista e escritor Laurentino Gomes, residente de Itu, pediu que seu nome fosse retirado do “Guia Politicamente Incorreto da História Brasileira”, série desenvolvida para o History Channel pela produtora Fly. Ele foi um dos entrevistados, mas, assim como os historiadores Lira Neto e Lili Schwarcz, não gostou da abordagem do programa. “Faltou transparência na produção”, escreveu em seu Twitter.

 

PROIBIÇÃO: Os vereadores saltenses Márcio Conrado, Edemilson Santos, Cícero Landim, Macaia e Alemão do Santa Cruz irão estudar nas próximas semanas uma proposta para proibir que servidores públicos utilizem celulares durante o expediente. A medida, segundo os edis, pode ser tomada devido às várias reclamações por parte dos munícipes.

 

OUTROS NOMES: Alguns políticos entraram em contato com a reportagem do “Periscópio” questionando o motivo de seus nomes não terem aparecido como pré-candidatos a deputado na matéria realizada no último sábado. É importante ressaltar que os nomes publicados são de quem já vinha especulando candidatura, e que muitos outros nomes podem surgir.

 

ESCLARECIMENTO: A Prefeitura de Cabreúva mais uma vez, por meio de seu departamento de comunicação, tratou de tranquilizar os munícipes em relação à febre amarela. Alguns moradores criticaram a administração pela não realização de mutirão de vacinas, porém o governo esclareceu que, como não houve nenhum caso da doença na cidade, a mesma não é considerada área de risco.

 

CEI: O vereador Reginaldo Carlota (PTB) prometeu nesta semana protocolar uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) na Câmara para investigar possíveis irregularidades na contratação da empresa responsável pelo PAM do Parque Industrial. Segundo o edil, o trâmite foi feito sem licitação. Carlota também fez denúncia no Ministério Público.

 

PLANEJAMENTO: Mal subiu para a Série B do Campeonato Brasileiro, o São Bento, de Sorocaba, vem planejando sua temporada de 2018, organizando um material de divulgação de sua marca com o intuito de conquistar patrocínios de empresas da cidade. Bem que o Ituano, que possui uma tradição maior, assim como estrutura, poderia seguir o exemplo.

 

IMOBILIÁRIA: Em entrevista nesta semana ao jornalista Maurício Stycer, do UOL, Raul Gil, que completa 80 anos em 2018, disse que possui 6 chácaras em um condomínio fechado de Itu “caro pra burro”, segundo ele. O apresentador também insinuou que poderá vender esses imóveis caso seu contrato com o SBT não seja renovado. “Se eu conseguisse vender, aí eu dou uma parada”, disse.

 

CAOS: Moradores da cidade de Indaiatuba reclamaram nesta semana, por meio das redes sociais, de um trecho da Avenida Domingos Ferrarezzi, próximo à Escola Estadual João Baptista, o qual vem ocorrendo constantes acidentes de trânsito, solicitando uma providência por parte do departamento de trânsito, uma vez que o tráfego de crianças no local é frequente.

 

CONVENÇÃO: Está marcada para o dia 18 de novembro (um sábado), das 9h às 12h, a convenção municipal do PDT. O encontro acontece na Câmara de Vereadores e definirá a nova diretoria da legenda, que agora é presidida pelo diretor municipal de Serviços Funerários Edmilson Martins.

 

MELHORIAS: Com o Dia de Finados chegando, a Prefeitura de Porto Feliz por meio da Secretaria de Obras, realizou uma série de melhorias nos dois cemitérios da cidade como limpeza, manutenção e pintura para receber o grande número de pessoas que vão ao local no próximo dia 2.

 

SEGURANÇA: Neste domingo começa a fase final do Campeonato Amador da Segunda Divisão. Pelo que se viu na semana passada, no Estádio Souza Lima, espera-se que haja policiamento, pelo bem, pela segurança e pela integridade física de todos.

 

FUXISCÓPIO

Nesta semana, o Ministro Barroso, do STF, gritou alto e bom som na cara do Ministro Gilmar Mendes: – “Vossa Excelência muda de voto e opinião dependendo de quem está sendo julgado”. O vídeo está na internet!