Dois Pontos – 29/06/2019

 

Da redação e colaboradores

 

Começou o recesso parlamentar de meio de ano. Com isso, os trabalhos legislativos retornam em 6 de agosto. Como bem frisou o presidente do Legislativo, Givanildo Soares, não se trata de férias, pois os vereadores e seus assessores seguem à disposição da população – apenas não haverá sessões. Comparando com cidades da região, Itu registrou no primeiro semestre quase metade do número de sessões da Câmara de Sorocaba, por exemplo, que contou no mesmo período com 38 encontros – sem contar as extraordinárias. Já em comparação com Indaiatuba, Itu teve duas sessões ordinárias a mais – lá, foram 18. Número de sessões à parte, o balanço que fica do primeiro semestre de 2019 da Câmara é morno. Os vereadores começaram o ano “pilhados”, prontos para o embate, e terminaram com discursos mais amenos. Com exceção, é claro, dos opositores, que apertaram o discurso contra o Executivo nas últimas sessões. Resta saber como será daqui pra frente.

 

RESPOSTA: A Prefeitura respondeu o requerimento do vereador José Galvão sobre os patrocínios esportivos promovidos pela CIS. Segundo o Executivo, a autarquia apoia seis modalidades, incluindo o basquete feminino e o futdown, com R$ 80 mil. Não ficou especificado se o valor é mensal ou se total.

 

LACÔNICA: A vereadora Maria do Carmo Piunti voltou a reclamar da forma lacônica – que se exprime por poucas palavras – que a Prefeitura tem respondido os requerimentos da oposição. “Eu fico pensando o que tem para esconder”, declarou a parlamentar.

 

IDOSOS: O vereador Mané da Saúde é autor do projeto de lei que institui no calendário oficial da cidade o Dia Municipal de Conscientização da Violência Contra o Idoso, a ser celebrado anualmente na primeira semana do mês outubro. A proposta deve ser votada no segundo semestre.

 

ADIADO: Na sessão extraordinária realizada ontem, o projeto que dispõe sobre criação da Medalha e Diploma “Fiori Amantéa e Mícola Corazza”, que homenageará espíritas e umbandistas de Itu, foi adiado. Isso porque um dos autores da proposta, Macruz, estava ausente. O outro autor é Mané da Saúde.

 

SÓCIO: O chef e apresentador de TV Edu Guedes tornou-se sócio da rede de franquia ituana Saladenha. Ele terá 20% de participação. A empresa de alimentação saudável foi criada em 2015 e vende saladas, sopas, sanduíches naturais, wraps e pratos à base de frango, peixe e quinoa, entre outros.

 

SÓCIO II: Além de divulgar a marca com seu nome, Guedes está criando receitas para o cardápio da Saladenha. A rede tem nove unidades (uma própria e oito franquias) nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Até 2021, segundo o UOL Negócios, a meta é abrir 60 unidades.

 

CONVITE: Durante as comemorações aos 58 anos da SACI na segunda, o presidente do Conselho de Segurança de Itu e membro do Movimento Brasil Livre (MBL), João Pestana, convidou os presentes para o ato marcado para amanhã (30), na Praça do Carmo, em defesa da Operação Lava-Jato, o Pacote Anti-Crime e a Reforma da Previdência.

 

DIVISÃO: Pestana ainda informou que está vendendo pizzas para manter o movimento em apoio ao atual Governo Federal, em conjunto com simpatizantes da Monarquia em Itu. A fala dividiu opiniões entre os presentes, com uns aplaudindo a iniciativa e outros simplesmente “trocando olhares” de desaprovação, gerando um leve mal-estar.

 

VISITA: O deputado federal Vinicius Poit, do NOVO, estará em Itu neste sábado, a partir das 15h30, em uma roda de conversa sobre a Reforma da Previdência e os desafios da nova política em Brasília. O encontro acontecerá na Padaria Rebeca, na Avenida Marginal.

 

DEFESA: O novo vice-líder do Governo Jair Bolsonaro, deputado Herculano Passos (MDB-SP), celebrou a indicação feita pelo presidente. “Pra mim é uma honra muito grande estar defendendo esse governo que eu tenho certeza que vai dar certo, está dando certo”, disse em vídeo publicado nas redes sociais.

 

FUXISCÓPIO

Quais serão os candidatos a prefeito em 2020? A pergunta de um milhão de dólares atualmente. Mas o mais correto seria perguntar quem NÃO será, porque surge um novo pré-candidato a cada dia…