Dois Pontos – 29/12/18

E 2018 vai se encerrando. Ano de mudanças em algumas configurações da política ituana. Na Câmara Municipal, por exemplo, além da chamada oposição ter encorpado, a população viu a renúncia de Reginaldo Carlota (PTB) ao cargo de vereador, tendo ele sido o mais votado da história da cidade de Itu nas eleições de 2016, com 3.168 votos. Já em meio às eleições gerais, ocorridas em outubro, algumas surpresas (?). O deputado federal Herculano Passos se reelegeu ao cargo, porém com uma quantidade menor de votos. Sua esposa Rita Passos (PSD) não foi reeleita para deputada estadual. Em outra família da política, a situação inverteu. Rodrigo Moraes (DEM) foi reeleito para a Assembleia Legislativa, enquanto que seu pai, Missionário José Olímpio (DEM) não se reelegeu para deputado federal. A novidade ficou por conta da eleição da Bancada Ativista (PSOL), encabeçada pela jornalista Mônica Seixas para a Assembleia Legislativa. Com tudo isso, 2019 começa com a política ituana já de olho em 2020…

EXPECTATIVA: Em entrevista ao JP, o prefeito Guilherme Gazzola (PTB) disse que o financiamento de R$ 42 milhões – cujo qual a Câmara deu aval em outubro – ainda precisa ser aprovado pela CAIXA. O chefe do Executivo espera que o próximo governo federal mantenha a mesma destinação. O dinheiro será usado para investimentos em recapeamento asfáltico e na rede de água.

ACOLHIMENTO: Também na entrevista, Gazzola disse que o que precisa melhorar no serviço de saúde é o acolhimento, tratar as pessoas com humanidade. E o prefeito foi enfático ao falar sobre a fiscalização dos horários dos médicos. “Tem que cumprir horário. Quem não estiver satisfeito, pega a sua mala e sai do serviço de saúde”.

RELAÇÕES: O prefeito ainda falou de seu relacionamento com os deputados eleitos e não eleitos de Itu. Gazzola culpou a baixa votação deles aos seus grupos políticos na cidade, a quem classificou como “fracos”. Sobre Mônica Seixas, ele demonstrou muito respeito, mesmo discordando de “100% quase da ideologia”. “É uma moça preparada”, afirmou.

EXPLICAÇÃO: Na semana passada, nesta coluna, foi publicado sobre o embate entre o vereador Thiago Gonçales (PR) e o ex-prefeito Lázaro Piunti. O último disse ao JP que somente pediu que “Adautinho” tome vergonha na cara porque o mesmo afirmou em sessão que “vota tudo a favor do prefeito, porque senão o prefeito manda embora o pai dele que é secretário”.

HISTÓRICO: Ainda sobre a inauguração do Centro de Memória do presidente da República Michel Temer (MDB) na FADITU (Faculdade de Direito de Itu), esta foi a única vez que um chefe do Executivo Federal inaugurou um memorial durante o mandato, que se encerra nesta segunda-feira (31).

REORGANIZAÇÃO: O prefeito de Indaiatuba Nilson Gaspar (MDB) sancionou a Lei Complementar nº 47/2018 que reorganiza o quadro geral de pessoal da Prefeitura e estabelece novo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da administração direta e indireta da cidade. O trabalho de reestruturação iniciou em 2017 e o objetivo é valorizar o servidor efetivo, promovendo a equiparação geral dos servidores.

AÇÕES: A Prefeitura de Indaiatuba está estabelecendo ações de prevenção e controle de escorpiões. O plano de ação para controle e prevenção dos escorpiões foi dividido entre os setores de Controle de Zoonoses, Controle da Dengue e departamento de Vigilância Sanitária. Os agentes comunitários, de controle de endemias e fiscais sanitários passaram por capacitação sobre os cuidados e o protocolo de atendimento para a população.

SERVIÇO: O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Salto continua realizando atendimentos em sistema de plantão no feriado de Ano Novo.;O atendimento será destinado às ocorrências relacionadas aos serviços de água e vazamentos de água e esgoto. Nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, o atendimento presencial não vai ocorrer, por isso, percebendo qualquer anormalidade, os munícipes deverão se comunicar com a autarquia por meio do telefone (11) 4602-6370.

FUXISCÓPIO
Depois de tantas Fake News em 2018, o currupaco espera por um maior discernimento das pessoas nas redes sociais em 2019, dizendo ainda ter saudades de quando as notícias falsas eram disseminadas apenas em 1° de abril…