Dois Pontos – 29/09/18

 

Faltando uma semana para as eleições, a expectativa é que a renovação da bancada paulista na Câmara dos Deputados deva variar de 32% a 42%, porcentagem semelhante ao aferido nas Eleições de 2002, que ficou em 41,4% – podendo ter, então, a menor taxa de renovação desde a redemocratização. Dos 70 atuais deputados que compõem a bancada, 59 concorrem à reeleição e de 40 a 48 deverão ser reeleitos. Isso é o que aponta um levantamento preliminar realizado pela Monitorleg Comunicação Legislativa, empresa de assessoria e consultoria especializada no monitoramento do Poder Legislativo Federal. O estudo levou como base histórico de votações dos partidos, dos candidatos e também a estrutura de campanha (ou seja, o dinheiro que os parlamentares têm disponível). E todo o dinheiro à disposição do candidato a reeleição Herculano Passos deve resultar em êxito. Isso porque, segundo o levantamento, o deputado deve ser um dos eleitos pela bancada do MDB, que pode fazer de dois a quatro deputados (tendência de três). Baleia Rossi e Junji Abe deverão ser os demais – ambos reeleitos.

 

REELEIÇÃO: O deputado federal José Olímpio (DEM) também deverá entrar pela sua coligação, que inclui ainda PSDB, PSD e PP. Aliás, a chapa com os tucanos na cabeça poderá ser a maior na bancada paulista: a projeção de eleitos é de 19 a 23, com tendência de 21. O missionário, que tenta sua reeleição, entraria na 12ª vaga.

 

AUSÊNCIAS: Levantamento do “Ranking dos Políticos” aponta que os deputados federais e senadores de São Paulo faltaram, somados, 1.933 vezes nas sessões plenárias do Congresso entre 2015 e 2018. O mais ausente deles, proporcionalmente, foi o deputado Mendes Thame (PV) que faltou 154 vezes, sendo duas não justificadas. Na outra ponta, os deputados Marcio Alvino e Tiririca (ambos do PR) marcaram presença em todas as sessões.

 

AUSÊNCIAS II: Ainda segundo o levantamento, os deputados federais de Itu, Herculano Passos e José Olímpio, faltaram, respectivamente, 13 e 28 vezes. O primeiro teve 11 ausências não justificadas, enquanto o segundo teve 16. Herculano ocupa a 541ª no ranking e o missionário, a 61ª.

 

AUTOR: Justiça seja feita: o vereador Thiago Gonçales (PR) é o autor do projeto de lei que resultou no programa “Adote uma Praça”, que a Prefeitura recentemente implantou e vem colhendo resultados satisfatórios. Diversas empresas já procuraram o Poder Público para adotar um logradouro público, trocando publicidade para seu negócio por manutenção do espaço.

 

SEM PRESSA: Em visita ao JP nesta semana, o ex-vereador e candidato a deputado estadual Eduardo Ortiz (Novo) preferiu não ter pressa para falar sobre as eleições municipais de 2020. Ele primeiro quer terminar a campanha deste ano, que diz estar sendo bem aceita pela população. “Esta eleição será o termômetro”, afirmou o político.

 

DENÚNCIA: Semana passada, o Periscópio recebeu uma denúncia a respeito de uma possível invasão a um terreno, situado na Avenida do Varvito, nas proximidades de um condomínio. Barracos de madeira estariam sendo montados no local, além de outras estruturas com presença de carros.

 

APURAÇÃO: Nossa reportagem esteve no local, constatou a presença de barracos de madeira no espaço e, diante disso, questionou a Prefeitura de Itu a respeito, que por sua vez informou que fiscais fizeram vistoria e constaram que a área é particular e que o espaço é alugado, não se tratando de ocupação irregular. Os moradores do entorno ficaram aliviados.

 

INAUGURAÇÃO: Será inaugurada neste sábado (29), a partir das 10h, na cidade de Cabreúva, a Unidade Básica de Saúde do bairro Caí, que contará com consultórios clínicos, consultório odontológico, sala de vacinação, curativo, inalação e farmácia, além de dependências administrativas.

 

FUXISCÓPIO

Diante da informação de que a renovação no Congresso não será expressiva, cabe agora aos candidatos de primeira viagem, principalmente os de Itu, torcerem para que suas votações não sejam (tão) menores do que as anteriores…