Dois Pontos – 29/09/18

 

Faltando uma semana para as eleições, a expectativa é que a renovação da bancada paulista na Câmara dos Deputados deva variar de 32% a 42%, porcentagem semelhante ao aferido nas Eleições de 2002, que ficou em 41,4% – podendo ter, então, a menor taxa de renovação desde a redemocratização. Dos 70 atuais deputados que compõem a bancada, 59 concorrem à reeleição e de 40 a 48 deverão ser reeleitos. Isso é o que aponta um levantamento preliminar realizado pela Monitorleg Comunicação Legislativa, empresa de assessoria e consultoria especializada no monitoramento do Poder Legislativo Federal. O estudo levou como base histórico de votações dos partidos, dos candidatos e também a estrutura de campanha (ou seja, o dinheiro que os parlamentares têm disponível). E todo o dinheiro à disposição do candidato a reeleição Herculano Passos deve resultar em êxito. Isso porque, segundo o levantamento, o deputado deve ser um dos eleitos pela bancada do MDB, que pode fazer de dois a quatro deputados (tendência de três). Baleia Rossi e Junji Abe deverão ser os demais – ambos reeleitos.

 

REELEIÇÃO: O deputado federal José Olímpio (DEM) também deverá entrar pela sua coligação, que inclui ainda PSDB, PSD e PP. Aliás, a chapa com os tucanos na cabeça poderá ser a maior na bancada paulista: a projeção de eleitos é de 19 a 23, com tendência de 21. O missionário, que tenta sua reeleição, entraria na 12ª vaga.

 

AUSÊNCIAS: Levantamento do “Ranking dos Políticos” aponta que os deputados federais e senadores de São Paulo faltaram, somados, 1.933 vezes nas sessões plenárias do Congresso entre 2015 e 2018. O mais ausente deles, proporcionalmente, foi o deputado Mendes Thame (PV) que faltou 154 vezes, sendo duas não justificadas. Na outra ponta, os deputados Marcio Alvino e Tiririca (ambos do PR) marcaram presença em todas as sessões.

 

AUSÊNCIAS II: Ainda segundo o levantamento, os deputados federais de Itu, Herculano Passos e José Olímpio, faltaram, respectivamente, 13 e 28 vezes. O primeiro teve 11 ausências não justificadas, enquanto o segundo teve 16. Herculano ocupa a 541ª no ranking e o missionário, a 61ª.

 

AUTOR: Justiça seja feita: o vereador Thiago Gonçales (PR) é o autor do projeto de lei que resultou no programa “Adote uma Praça”, que a Prefeitura recentemente implantou e vem colhendo resultados satisfatórios. Diversas empresas já procuraram o Poder Público para adotar um logradouro público, trocando publicidade para seu negócio por manutenção do espaço.

 

SEM PRESSA: Em visita ao JP nesta semana, o ex-vereador e candidato a deputado estadual Eduardo Ortiz (Novo) preferiu não ter pressa para falar sobre as eleições municipais de 2020. Ele primeiro quer terminar a campanha deste ano, que diz estar sendo bem aceita pela população. “Esta eleição será o termômetro”, afirmou o político.

 

DENÚNCIA: Semana passada, o Periscópio recebeu uma denúncia a respeito de uma possível invasão a um terreno, situado na Avenida do Varvito, nas proximidades de um condomínio. Barracos de madeira estariam sendo montados no local, além de outras estruturas com presença de carros.

 

APURAÇÃO: Nossa reportagem esteve no local, constatou a presença de barracos de madeira no espaço e, diante disso, questionou a Prefeitura de Itu a respeito, que por sua vez informou que fiscais fizeram vistoria e constaram que a área é particular e que o espaço é alugado, não se tratando de ocupação irregular. Os moradores do entorno ficaram aliviados.

 

INAUGURAÇÃO: Será inaugurada neste sábado (29), a partir das 10h, na cidade de Cabreúva, a Unidade Básica de Saúde do bairro Caí, que contará com consultórios clínicos, consultório odontológico, sala de vacinação, curativo, inalação e farmácia, além de dependências administrativas.

 

FUXISCÓPIO

Diante da informação de que a renovação no Congresso não será expressiva, cabe agora aos candidatos de primeira viagem, principalmente os de Itu, torcerem para que suas votações não sejam (tão) menores do que as anteriores…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *