Dois Pontos – 30/03/18

A Igreja do Bom Jesus se situa exatamente no local da fundação de Itu. Fosse somente por isso já faria por merecer a importância histórica que possui. Porém, mais importante é que nesse templo está a magnífica Capela que sedia nacionalmente o Santuário do Coração de Jesus. Tudo isso a maioria da população já sabe e boa parte dos fiéis também não ignora que a situação da Igreja está deplorável no que concerne ao prédio da mesma. Este assunto já ficou velho e repetitivo, mas eis que uma luz surge na questão: o Padre Francisco Rossi, que foi durante anos vigário da Matriz da Candelária, passa agora a ser o responsável pela Igreja e por suas atividades. A notícia é auspiciosa, mesmo porque quem viu o que esse sacerdote fez na Igreja de São Lázaro e na própria Matriz de Itu sabe do que ele é capaz. Só que o Bom Jesus está quase sem recursos e todos precisamos encontrar um modo de ajudar. E a comunidade ainda há de fazer isso. Voltaremos ao assunto.

EMPREGOS: Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados recentemente pelo Ministério do Trabalho mostram que Itu segue com uma boa geração de empregos no ano de 2018. Em fevereiro, a variação absoluta foi positiva de 170 vagas. Foram 1.595 admissões e 1.425 desligamentos no período.

MUDANÇAS: Está programado para ser votado na sessão de segunda-feira (02/04) o projeto de resolução que irá alterar dia, horário e formato das sessões ordinárias da Câmara de Itu. A votação será única e deverá ter emendas de vereadores que não concordam com a alteração do horário de início.

 

OBRAS: O prefeito de Salto Geraldo Garcia e o secretário da Educação José Carlos Grigoletto visitaram nesta semana as obras de ampliação da Unidade de Educação Infantil do Cemus XI “Profa. Lázara Maria Lara Begossi”. As obras ampliarão o número de vagas para a educação infantil ofertadas naquela região e a previsão é de que a ampliação da unidade escolar seja finalizada em meados do próximo mês.

 

EMENDA: Na última sessão, o vereador Dito Roque declarou que a emenda parlamentar de R$ 120 mil destinada pelo deputado Pedro Kaká, companheiro de partido (Podemos), será usada para recapear a Rua Abílio Piunti, no Jardim Aeroporto. Dito finalizou dizendo que o futuro presidente do país será o senador Álvaro Dias. Será?

 

LEGENDA NOVA: O ituano Thiago Wisky, que anunciou sua pré-candidatura a deputado estadual, trocou de legenda: saiu do Avante e voltou para o PMB (Partido da Mulher Brasileira), em que ele é presidente municipal e coordenador estadual de esportes. O lutador deverá fazer “dobradinha” como Samantha Di Khali, vice-presidente do PMB estadual, que é pré-candidata a deputada federal.

 

PRÓTESE: A Prefeitura de Indaiatuba realizou a entrega de 100 próteses dentárias para 76 pacientes do Centro de Especialidades Odontológicas no último sábado (24). As próteses são confeccionadas pelo Departamento de Odontologia, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde. Somente em 2018 foram entregues 230 próteses dentárias. No ano passado, o departamento confeccionou cerca de 1.200 próteses para pacientes do SUS.

 

VANDALISMO: Na madrugada do último dia 19, os banheiros da Praça do Carmo foram vandalizados. Os cadeados dos portões masculino e feminino foram estourados, portas arrombadas, lâmpadas, assentos e vasos sanitários foram quebrados, além do furto de fardos de papel higiênico, de papel toalha e de galões de sabonetes líquidos. Os furtos foram registrados na Delegacia da Polícia Civil.

 

REPÚDIO: O COMDEMA (Conselho Municipal de Meio Ambiente de Campinas) aprovou uma moção de repúdio ao prefeito de Porto Feliz Dr. Cássio Habice Prado. De acordo com o órgão, o prefeito violou o mandato, destituindo os membros do Conselho porto-felicense. O COMDEMA afirma que está à disposição para atuar na mediação entre o prefeito e os membros destituídos.

 

FOLGA: Fora de qualquer disputa referente ao Campeonato Paulista e sem poder disputar o Brasileiro da Série D, o Ituano terá atividades apenas a partir de final de junho, quando começa a Copa Paulista. Alguns jogadores, como Júnior Santos e Igor, já deixaram o clube.

 

ORGANIZAÇÃO: Ponto positivo para a organização da 34ª Volta Pedestre Cidade de Itu. Durante a prova, pelo menos três participantes passaram mal, sendo imediatamente socorridos de ambulância pela equipe médica que se encontrava na prova. Em todos os casos, as pessoas foram medicadas, apresentando melhora.

 

APROVAÇÃO: No último sábado (24), aconteceu a encenação da Paixão de Cristo no Pavilhão das Artes, em Salto. Com um público grande, a apresentação recebeu diversos elogios dos presentes nas redes sociais e a aprovação foi geral. Já em Itu, os aplausos não existirão porque não haverá encenação da Paixão de Cristo no “Wilson Bellon”.

 

DESTAQUE: Foi ao ar na última terça-feira (27) a participação do ituano Lucas Venturine, no Programa “Que Seja Doce”, exibido no Canal à cabo GNT. No programa culinário, Lucas, que competiu ao lado da saltense Mônica Cristina Motozono Mosca, venceu outras duas duplas concorrentes em duas provas, sendo o campeão daquela exibição. A vitória repercutiu nas redes sociais, destacando mais uma vez a cidade de Itu.

 

ATENÇÃO: Durante a Procissão de Passos, realizada no último domingo (25), chamou a atenção o acompanhamento do diretor de Trânsito Hélio Tomba Júnior junto aos agentes de trânsito que realizavam o trabalho de escolta do ato religioso, bloqueando as vias da região central, para a realização do mesmo. Já é frequente a participação efetiva de Tomba durante eventos de tal porte.

 

INCONVENIÊNCIA: Na noite do último domingo (25), na Rua Barão do Itaim, um “flanelinha”, visivelmente alterado, gritava e ameaçava motoristas que saíam de suas vagas sem lhe dar dinheiro por supostamente ter olhado o carro. O caso ocorreu antes do início da Procissão de Passos.

 

FUXISCÓPIO

Um vereador de Itu mentiu ao povo, novamente, por meio de uma fake news, afirmando que o jornal é vendido e prostituto. Nenhum político nestes 52 anos conseguiu comprar o JP. Quanto ao termo prostituto esse vereador deveria pensar melhor, embora ele seja especialista no assunto. Fiquem atentos, pois novos fakes virão…