Dois Pontos – 30/06/18

O clima de Copa do Mundo pegou de vez na cidade. Se antes da estreia do Brasil no Mundial a impressão era de que os ituanos – assim como boa parcela da população brasileira – não tinham embarcado na onda, após a classificação dos canarinhos o que se viu foi uma grande empolgação. Bom para a economia local, principalmente o setor de bares, restaurantes e supermercados – que estão com grande movimento. E teve quem dissesse que a Copa havia “flopado”, expressão usada na internet quando algo não vai para frente…

 

REFORÇO: O prefeito Guilherme Gazzola, juntamente com integrantes da CIS, vistoriou neste mês os poços em recuperação que serão usados para reforçar o abastecimento de Itu. Juntos eles podem disponibilizar aproximadamente 100 litros de água tratada, por segundo, na rede ituana.

 

ASFALTO: O “Estadão” noticiou nesta semana que o governador Márcio França (PSB), pré-candidato a reeleição, triplicou a verba para asfalto em São Paulo. Itu foi uma das cidades beneficiadas com isso, já que muitos convênios que a Prefeitura tem feito na área de recape é com o Governo Estadual.

 

POLÊMICA: A Prefeitura de Porto Feliz abriu inscrições para os Concursos Públicos nº 01 e 02/2018. São mais de 40 vagas para diversos cargos, com salários entre R$ 1.494,40 a R$ 4.518,34. No entanto, muitas pessoas têm reclamado no Facebook da municipalidade que, apesar de terem passado no concurso anterior, até hoje não foram chamadas.

 

SUCESSO: A segunda edição da Festa Junina de Itu, realizada no bairro Cidade Nova, foi um grande sucesso, atraindo mais público do que a primeira. Tal fato vai mostrando o potencial da área de eventos da Prefeitura, consolidando a cidade como um destino de turistas e ajudando na economia local.

 

SINALIZAÇÃO: Com o propósito de tornar o trânsito mais seguro para pedestres, usuários do transporte urbano e motoristas, a Prefeitura de Salto inicia nesta semana obras de sinalização viária em diversas ruas do município. A iniciativa faz parte do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, e tem por objetivo reduzir o número de acidentes.

 

MOVIMENTADA: A inauguração da exposição permanente da Fundação Marcos Amaro em Itu

reuniu diversas pessoas e importantes meios de comunicação, como o jornal Folha de S. Paulo, TV Cultura, o Arte1 e o SBT, com a presença do apresentador Otávio Mesquita. O Periscópio também marcou presença no evento.

 

SEGURANÇA: Durante a partida entre Brasil e Sérvia e após o jogo, o Largo do Carmo contou com a presença de centenas de pessoas, que fizeram a festa com a classificação da Seleção Canarinho. Destaque para a Polícia Militar, que assim como o anunciado pelo Major Lincoln, comandante interino do 50º BPMI, em entrevista ao Periscópio, garantiu a segurança dos presentes, sem nenhum registro de incidente.

 

NOVIDADE: Indaiatuba terá uma unidade de uma das maiores lojas de departamento do Brasil, a Havan. A mega loja será erguida na Alameda Filtros Mann, ao lado do Polo Shopping. Segundo o diretor de expansão da rede, Nilton Hang, a unidade de Indaiatuba terá 5 mil metros quadrados e gerará aproximadamente 150 empregos.

 

ATRAÇÃO: Em uma loja de materiais esportivos de Itu, um caixão decorado com as cores da Argentina e foto de Maradona e Messi vem chamando a atenção de populares. De acordo com o proprietário do espaço, o “ritual” ocorre há várias Copas – e dando resultado, uma vez que desde 1986 os argentinos não erguem a taça.

 

REGULARIZAÇÃO: A Lei Municipal nº 417/2018 será utilizada em Cabreúva para regularizar obras que estão sendo feitas em desacordo com a legislação. Quem procurar a Prefeitura até 31 de dezembro e ingressar com o processo de regularização ficará isento do pagamento de qualquer compensação financeira.

 

FAKE NEWS: Em um grupo ituano de compra e venda no Facebook, frequentemente vem sendo publicadas notícias falsas de pessoas que estariam desaparecidas. O problema é que quando há um desaparecimento real, a maioria das pessoas não acredita. Com isso, cresce ainda mais a responsabilidade dos meios de comunicação, quanto a credibilidade.

 

FUXISCÓPIO

Parece que o Currupaco está ganhando companhia… Na rede social, um bando de pássaros vai surgindo. E tem pra todos os gostos, de periquito que se parece com pinguim a urubu que circula o terceiro andar de um certo prédio público…