Dois Pontos – 30/09/17

Quando a Secretaria de Turismo teve a ideia de implantar a Feira Noturna, às sextas-feiras, no Mercado Municipal, os aplausos foram gerais. Mesmo porque, soube-se depois, outros municípios que tiveram antes tal iniciativa, estariam colhendo o esperado sucesso. A sexta de estreia em Itu foi um colosso e a repercussão foi positivamente enorme. Agora, nesta semana, já começaram a surgir comentários bem intencionados chamando a atenção da Prefeitura, que a iniciativa vai precisar de cuidados constantes para não cair em lugar comum, pois não vai haver muita gente permanentemente saindo de casa só para comprar tomates e verduras. A feira tem que se renovar constantemente, sempre com atrações interessantes. Tem que ser um programa de lazer para Itu e região, enfim.

 

CLAREZA: Foi realizada na manhã de quarta-feira (27) a audiência pública de finanças do segundo quadrimestre do ano. Uma das coisas que chamou a atenção, inclusive dos vereadores presentes, foi a maneira clara que a secretária municipal de Finanças Geórgia Augusta Ortenzi fez sua apresentação. Ela conseguiu passar de uma maneira mais simples, mas ainda correta, os dados da pasta.

 

AUSENTES: Outra coisa que chamou a atenção na audiência foi a ausência da maioria dos vereadores e pelo baixo público presente – menos de 10 pessoas acompanharam. No plenário, apenas os edis Reginaldo Carlota, Mané da Saúde, Normino da Rádio, Henrique de Paula e Thiago Gonçales se fizeram presentes, além de secretários e representantes da Prefeitura.

 

EMENDAS: Ela também falou a respeito da situação de emendas parlamentares, dizendo de quem é a “culpa” por uma ou outra acabar não vindo. “É culpa de ninguém. O Governo não tem mandado o dinheiro que era pra ter mandado. Então não pode dizer que é ‘X, Y ou Z que não quis fazer’ ou é ‘A, B, ou C que não quis mandar’. Não, é o governo federal e estadual no geral”, declarou.

 

PARQUE: Em Indaiatuba, será inaugurado no próximo dia 12 de outubro o Parque da Criança. Localizado no Parque Ecológico, o espaço terá até área aquática, com toboágua. O evento de inauguração começa às 16h e terá atrações especiais para a população. No dia 13, o parque já estará aberto para visitação.

 

FESTA: A Prefeitura de Porto Feliz realizará de 06 a 15 de outubro a 62ª edição da Semana das Monções, em comemoração ao aniversário de 324 anos da cidade. A Semana das Monções é um evento cultural e festivo, que reúne as tradições relacionadas à origem da cidade de onde partiam os bandeirantes em busca de ouro e também as expedições monçoeiras.

 

ENCONTRO: O prefeito Guilherme Gazzola (PTB) reuniu a imprensa na manhã da última quinta-feira (28) para um café da manhã no gabinete. Na oportunidade, ele teve um bate-papo informal com jornalistas e representantes da mídia local, incluindo o “Periscópio”. Solícito, o chefe do executivo atendeu a eventuais questionamentos dos presentes.

 

INSTALAÇÃO: O recém-formado Partido Patriota (antigo PEN) pretende se fortalecer na região. Em uma reunião realizada no último sábado (23), com presença de Marquinhos Souza, secretário geral da Executiva Nacional da legenda, foi discutido um diretório em Itu, bem como foram conquistadas filiações ao partido na cidade.

 

CRESCEU: Após a realização da denúncia que culminou na exoneração do secretário de Meio Ambiente de Salto, Fernando Guatta Candiotti, cresceu ainda mais a popularidade do vereador Edemilson Santos (DEM), que vem se destacando na fiscalização e apontando diversas irregularidades na cidade.

 

AÇÃO: Os saltenses aplaudiram também, por meio das redes sociais, a rápida ação do prefeito Geraldo Garcia em averiguar as denúncias e promover a exoneração daquele secretário, diminuindo o mal-estar que a irregularidade causou na cidade.

 

NATAL: O vereador Givanildo Soares apresentou na Câmara um projeto para instituir o Dia da Inauguração da Árvore de Natal do Plaza Shopping no calendário de eventos da cidade. A propositura, que deve ser votada em breve, foi realizada para que o já tradicional ato natalino não seja prejudicado com a lei, recentemente aprovada, que proíbe a soltura de fogos acima de 65 decibéis.

 

TROTE: Na noite do último domingo (24), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros da cidade de Cabreúva foram vítimas de um trote, que dizia a respeito da queda de um avião de pequeno porte na área rural. Diversas viaturas foram deslocadas para atender o possível acidente. Enquanto não existia a confirmação, por meio de aplicativos de celular a queda “viralizou”.

 

AR-ITU: Extinta no dia 30 de junho, a AR-ITU (Agência Reguladora dos Serviços Delegados) ainda “existe”, de certa forma. Em fase de dissolução, quem responde por ela atualmente é o secretário de Governo Rodrigo Tomba. Durante audiência pública de finanças, ele declarou que todo o patrimônio da autarquia foi absorvido pela Prefeitura.

 

SAÚDE: Já na audiência pública de saúde, realizada na manhã de ontem (29), representantes da secretaria responsável falaram do aumento de usuários do serviço público. Isso acontece devido à crise, já que muitos optam por cancelar o plano de saúde e passam a usar o SUS – fazendo com que os gastos públicos também aumentem.

 

REVOLTA: Em sua página pelas redes sociais, o Ituano Futebol Clube parabenizou o São Bento pelo acesso à Série B do futebol brasileiro. Tal atitude acabou gerando protestos por parte da torcida, que segue entendendo, erroneamente, que rival é inimigo.

 

FUXISCÓPIO

Se o novo restaurante que está sendo aguardado em Itu tiver o mesmo padrão e semelhança com o “Pezão” de Indaiatuba, do mesmo modo vai se transformar em atração para a região. É o comentário na cidade…