Dois Pontos – 30/12/17

Termina mais um ano em que, nem mesmo as dificuldades nacionais, tenham conseguido impedir uma recuperação, paulatina, mas permanente, que vai se verificando no município, oferecendo esperanças ao povo ituano de um ano melhor pela frente. No entanto, há sonhos para que a cidade volte logo a seu auge como já foi no passado. Um pequeno sonho que não foi possível de realizar e que viria trazer conforto, segurança e alívio para a população é a instalação de um pequeno terminal de ônibus, defronte a escola Regente Feijó, para isso bastando que a grade da escola seja recuada 3 ou 4 metros. É preciso entender que os mais beneficiados pela medida serão os próprios alunos do Regente, por essa obra que, pela sua importância, vai custar uma ninharia aos cofres públicos. Que a Secretaria Estadual da Educação entenda isso com urgência!

 

VIRAL: Um vídeo com milhares de visualizações no YouTube mostra estrangeiros experimentando bebidas tipicamente brasileiras. Uma das bebidas é o refrigerante Itubaína, da HEINEKEN Brasil, que foi o que teve melhor aprovação dos participantes do vídeo – um sul-coreano, um norte-americano e uma japonesa.

 

NATAL: Se Itu contou com poucos atrativos natalinos no geral, os funcionários do Supermercado São Vicente trataram de fazer a sua parte e realizaram uma bela cantata de Natal no sábado passado. Os clientes ficaram encantados com a apresentação da canção “Noite Feliz”. Um trecho do coral pode ser conferido no Facebook do JP.

 

TURISMO: Ao que tudo indica, além do turismo religioso, de exageros, de negócios e o rural, a cidade passará a contar com uma nova modalidade: o turismo esportivo. De acordo com o site “Grande Itu”, do jornalista Raul Machado Carvalho, isso se deve à criação do Funvic/Ituano, time que irá disputar a Liga Feminina de Basquete.

 

REFORMA: As instalações e acomodações do Ginásio Joaquim Dias, da Associação Atlética Ituana, passam por reformas para que aquela tradicional praça esportiva possa abrigar os jogos do Funvic/Ituano no basquete feminino. O “velho” Joaquim Dias está ficando lindo, por dentro e por fora.

 

FOGOS: Todo ano é a mesma coisa: chega época de festas e diversas pessoas soltam fogos de artifício, um terror para crianças pequenas, idosos acamados e, principalmente, animais domésticos. Nisso surge a pergunta: em que pé está a lei do vereador Sergio Castanheira, que proíbe a soltura de fogos acima de 65 decibéis?

 

RESOLVIDO: Recentemente, este jornal publicou uma notícia a respeito de uma mudança de placa na Marginal Emicol que causou problemas aos empresários do entorno. Porém, a questão parece que aos poucos vai sendo resolvida, já que algumas placas com indicação correta para a via já foram recolocadas após a publicação da matéria.

 

DEVOLUÇÃO: O prefeito indaiatubano Nilson Gaspar (PMDB) foi informado pelo presidente da Câmara local, Hélio Ribeiro (PSB), que o Legislativo devolverá R$ 1.727.612,92 aos cofres públicos, referente ao orçamento de 2017. O anúncio foi feito na manhã do último dia 21 de dezembro.

 

ILUMINADA: A Prefeitura de Porto Feliz postou um vídeo em sua página no Facebook com fotos de diversos pontos da cidade que foram iluminados com as luzes de Natal. Os internautas elogiaram o trabalho realizado.

 

PREVENÇÃO: A campanha de castração de cães e gatos realizada pela Prefeitura de Salto, por meio do Departamento de Zoonoses da Secretaria da Saúde, fechou o ano de 2017 com o procedimento realizado em 2100 animais. A ação auxilia na prevenção ao câncer nos animais.

 

PINTURA: Na tarde de quinta-feira (27), os bancos situados na Praça Padre Anchieta (Largo do Bom Jesus), região central, foram devidamente pintados. Parte da reforma dos assentos foi elogiada principalmente por turistas, que se encontravam em grande número circulando pelo Centro Histórico.

 

RECLAMAÇÃO: Cabreuvanos vêm reclamando do reajuste realizado na tarifa de ônibus intermunicipal para Jundiaí, pela empresa Rápido Luxo, que atualmente está R$ 5,20. Os munícipes vêm pedindo uma intervenção da administração municipal a respeito do caso, alegando uma despesa considerável ao final do mês.

 

DESTAQUE: Na semana, passada um garoto chamado Davi Israel teve realizado seu sonho de conhecer a Guarda Civil Municipal de Porto Feliz, após ter escrito uma carta ao Papai Noel. O jovem conheceu as instalações da guarnição e pôde conhecer um pouco da rotina da entidade. Ponto positivo.

 

FUXISCÓPIO

Vários políticos de Itu pretendem ser candidatos a deputado neste 2018. O prefeito Gazzola (dizem) vai apoiar aqueles que forem de sua base, mas sem dar toda a preferência para só um dos concorrentes. Então, pelo menos vai ficar clara após a eleição quem tem votos próprios e quem não os tem…