Dois Pontos: Comerciantes se incomodam com obras no Centro de Itu

Da redação e colaboradores

A movimentação de obras no Centro da cidade incomodou muitos comerciantes nesta semana. Isso porque o recapeamento de ruas e algumas intervenções da CIS (Companhia Ituana de Saneamento) acabaram comprometendo o trânsito justamente na semana em que o pagamento – e a primeira parcela do 13º salário – caiu para diversos munícipes. Muitos donos de lojas se queixaram de perdas de vendas por conta do incômodo. Já o cidadão preferiu fazer suas compras fora da região central. Neste caso específico, uma sintonia fina entre o Poder Público e os proprietários dos negócios se fazia necessária, porém é inegável a importância e a urgência de tais obras para, inclusive, fomentar o comércio da cidade. Ademais, as obras ocorreram nesse período por questões contratuais. A revitalização do Centro Histórico é vital para que Itu continue se credenciando como um destino turístico e cultural renomado. E tanto o comerciante quanto o cidadão comum precisam entender isso. Porém, as demandas dos pagadores de impostos não podem ser esquecidas. No fim, todos devem estar juntos em prol de uma sociedade melhor.

NA ÁREA: Outra chapa já começa a se organizar nos bastidores da Câmara para tentar a presidência. Com Normino da Rádio de presidente e Luciano do Secom como vice, o grupo contaria até o momento com cinco votos – número ainda não suficiente para derrotar a chapa governista, que deve ser encabeçada pelo líder do prefeito Givanildo Soares.

ALIVIADOS: Muitos funcionários de carreira da Câmara ficaram aliviados com a liberação do ex-presidente do Legislativo Marquinhos da Funerária do Centro de Detenção Provisória de Sorocaba. Para muitos deles, o político – que ficou 20 dias preso por descumprir acordo judicial – foi um bom mandatário quando esteve à frente da Casa de Leis ituana.

CUIDADO: Com as altas temperaturas registradas na cidade, aumentam os casos de surgimento de escorpiões em áreas residenciais. Quando alguém encontrar um animal peçonhento, deve ligar para o setor de animais peçonhentos do CCZ (4023-4334). Quando houver acidentes, procure imediatamente a UPA 24h para orientação médica.

PÚBLICO: Lamentou-se o pequeno público presente na abertura da sexta edição do Festival de Cinema de Itu, que termina hoje com exibição de curtas-metragens. O evento, que retornou após anos de interrupção, foi bem divulgado tanto na mídia convencional como nas redes sociais – e até dentro de ônibus.

POLÊMICA: Na última semana, um vídeo em que o ex-boxeador Maguila aparece pedindo ajuda para sair de uma clínica terapêutica em Itu, onde está internado há oito meses para tratamento da demência pugilística (ETC), viralizou, com diversas mensagens até mesmo questionando a qualidade do local.

INTERVENÇÃO: Poucos dias depois, o também ex-boxeador Popó postou um vídeo desmentindo Maguila. Irani Pinheiros da Silva Santos, esposa de Maguila, em entrevista ao G1, disse que seu marido não havia tomado seu medicamento no dia da gravação e que a mesma havia sido incentivada por um ex-paciente. Irani e a direção da clínica  tomarão medidas judiciais.

OFÍCIO: Em texto enviado à redação na manhã de ontem (07), a assessoria de imprensa do deputado Herculano Passos informou que o parlamentar protocolou um ofício cobrando informações sobre o Hospital “Dia”. O ex-prefeito pede a disponibilização de uma série de documentos.

INAUGURAÇÃO: Está marcada para terça-feira (11), pela manhã, a inauguração do Parque Linear, obra promovida pela Prefeitura de Itu. O espaço conta como principal atração sua extensa ciclovia, que já vem atraindo esportistas amadores da cidade.

FUXISCÓPIO
Na semana em que o Carrefour foi destaque negativo por causa da morte de um cachorro, um supermercado localizado no bairro Cidade Nova se destacou de forma positiva ao mostrar no Facebook o carinho que tem para com os cães de rua que passam pelo local. Bela ação!