Dois Pontos Especial Câmara – 04/04/18

INSS: O Instituto Nacional de Seguridade Social respondeu a um requerimento de José Galvão a respeito do horário de funcionamento de sua agência em Itu. Segundo o órgão, o atendimento é das 7h às 17h, porém, conforme determinação da Superintendência Regional Sudeste I, o atendimento espontâneo vai até as 13h – após, exclusivamente agendamentos.

 

HOMENAGEM: O vereador Giva apresentou um projeto de lei para dar nome ao ginásio de esportes que está em construção no bairro Bom Viver. O equipamento esportivo deverá receber o nome de Benedito José do Espírito Santo Xavier da Silveira, o Ditinho Xavier, conhecido esportista ituano que faleceu recentemente.

 

JUSTIFICATIVA: Logo após a leitura das indicações, o líder Giva pediu questão de ordem para justificar que o grande volume de solicitações é em decorrência das duas sessões seguidas com Expediente de 30 minutos, o que gerou acúmulo. Ele também afirmou que, em muitos pedidos, a Prefeitura já havia tomado providências.

 

PASSARELA: O vereador Wilson da Farmácia indicou a construção de uma passarela de pedestres sobre a Rodovia Archimedes Lammoglia, interligando com a Avenida Caetano Ruggieri. A solicitação é ótima, porém de difícil concretização, uma vez que muitas passarelas solicitadas no passado até hoje não saíram do papel…

 

ECOPONTO: Já Luciano do Secom indicou que os ecopontos (locais públicos para a destinação de diversos tipos de resíduos sólidos) fiquem abertos aos domingos também. A medida seria muito interessante, visto que o primeiro dia da semana é usado por muitos cidadãos para “dar uma geral” na casa.

 

INDICAÇÕES: Falando em indicações, a maioria dos pedidos dos vereadores são na área de zeladoria pública. As demandas são diversas, como poda de árvore, capina e tapa-buraco. Uma sugestão para a comissão de estudos do regimento seria facilitar o envio dessas sugestões ao Executivo, dando, inclusive, poder para que o próprio munícipe possa enviar seus pleitos.

 

COMENTÁRIOS: Primeiro-secretário da Casa, Dito Roque vem fazendo comentários durante a leitura das indicações e moções no Expediente. Nesta semana, após leitura de indicação de Normino da Rádio a respeito de conserto de um vazamento de água numa rua do Cidade Nova, o decano da Câmara ituana disparou: “Faltando água e está vazando!”.

 

PESAR: A morte do ex-vereador saltense Willhes Gomes da Silva e de seu pai no último domingo foi repercutida na sessão desta semana. José Galvão fez moção de pesar e abriu a todos os colegas. O líder do governo Giva também comentou a respeito da tragédia durante a palavra livre.

 

TÍTULO: A Câmara aprovou por unanimidade em única discussão o projeto de autoria de Mané da Saúde e Henrique de Paula que concede o título de cidadania ituana ao senhor Waldir Michelone. Ele é aposentado do Exército Brasileiro, onde por 40 anos desempenhou suas funções e recebeu honrarias.