Dois Pontos Especial Câmara – 04/07/18

POSTURA: Chamou a atenção a postura de alguns edis na sessão extraordinária da última sexta-feira. Maria do Carmo Piunti, opositora do governo, fez um discurso brando e até enalteceu o projeto em pauta. Já Normino da Rádio e Macruz foram mais incisivos, cobrando que projetos desse porte sejam discutidos com mais tempo.

 

PRESSA: O líder Giva ponderou e disse que a “pressa” para aprovar o projeto é devido aos prazos impostos pelo Banco do Brasil, que coincidiriam com o recesso legislativo. Ele disse que poderia ser convocada uma sessão extraordinária mesmo durante a pausa de julho, mas que seria complicado reunir o número de vereadores necessário.

 

PROTOCOLO: Seguindo os ritos necessários, a Câmara votou os projetos de empréstimo em duas sessões extraordinárias, uma seguida da outra. Todo o protocolo foi realizado, como a dupla discussão e a leitura bíblica. Esse ritual poderia ter sido simplificado quando a própria Casa de Leis votou alterações no regimento interno, agilizando e otimizando os trabalhos.

 

TÍTULOS: Quem acompanha os trabalhos legislativos percebeu que este semestre foi repleto de entrega de títulos de cidadania ituana. O último ocorreu na quinta-feira (28/06), ao senhor Waldir Michelone. E quase que essas homenagens são restringidas, já que a primeira versão do projeto de “modernização das sessões” estipulava um limite de honrarias por vereador.

 

PRESENTES: Três vereadores da Câmara de Salto estiveram presentes na sessão extraordinária: Edemilson Pereira dos Santos, Márcio Conrado e Cícero Landim. Eles chegaram a ser convidados a integrarem a mesa, mas preferiram acompanhar da plateia.

 

SUSPENSO: Apesar do recesso parlamentar, as atividades internas da Câmara permanecem inalteradas, com exceção desta sexta-feira (06), quando o Brasil enfrenta a Bélgica pelas quartas de final da Copa do Mundo. De acordo com ato da presidência do dia 2 de julho, o expediente será normal até as 13h.

 

PROGRESSÃO: Outro ato da presidência foi baixado na última segunda-feira (02) e diz respeito aos servidores da Câmara. Com o ato, fica constituída uma comissão de desenvolvimento funcional para avaliação de desempenho dos servidores do Poder Legislativo, para fins de aprovação de merecimento e progressão.