Dois Pontos Especial Câmara – 07/02/18

AUSENTE: O vereador Reginaldo Carlota esteve ausente na primeira sessão do ano. Segundo justificativa do próprio, devido a compromissos de ordem odontológicos. Ele enviou o atestado médico. Nos bastidores e nas redes sociais, foi comentado por que ele não fez o procedimento dentário antes de iniciar os trabalhos legislativos…

 

APROVADOS: Todos os requerimentos desta sessão foram aprovados, incluindo os de Maria do Carmo Piunti solicitando informações sobre as ambulâncias do município. Da parte de Macruz, todas as solicitações terão votos favoráveis a partir de agora – mesmo as mais “esdruxulas”, segundo ele próprio.

 

MUDANÇAS: O novo presidente do Legislativo Mané da Saúde tem realizado algumas mudanças no prédio. No plenário, tirou um par de televisores que ficava no meio e deixou a sessão sendo transmitida em um telão ao lado do crucifixo. Ele também fez alterações na sala da presidência, que terá uma sala de espera logo à frente dela.

 

OTIMIZAÇÃO: Dito Roque, novo primeiro-secretário da Câmara, otimizou o tempo da leitura do expediente, lendo moções, indicações e requerimentos de forma englobada. Por sua vez, Mané da Saúde declarava o tradicional “lido” após todas as proposituras do mesmo tipo serem pronunciadas, economizando tempo e dando maior dinâmica para a sessão.

 

PRIMEIRA VEZ: Aliás, a primeira sessão foi a primeira vez da nova Mesa Diretora no comando da Casa de Leis. E Mané segurou a bronca, apesar de em alguns momentos “esquecer” o protocolo. Thiago Gonçales chegou a assumir a presidência por alguns instantes e até Giva assumiu a secretaria, já que Dito – que fez uma endoscopia – saiu mais cedo.

 

REPÚDIO I: Thiago Gonçales apresentou duas moções de repúdio, uma para o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e outra para a Nutriplus, por não ter recebido informações solicitadas em requerimento. A moção ao órgão estadual foi rejeitada por 6×4, enquanto a outra foi adiada para a próxima sessão a pedido de Maria do Carmo.

 

REPÚDIO II: Giva, Normino, Wilson da Farmácia, Galvão, Luciano e Castanheira foram contra a moção ao DER. O primeiro argumentou que se for declarar uma “guerra” contra um órgão do Estado pode prejudicar mais a cidade. Já Galvão e Normino destacaram os encontros que tiveram com os representantes do departamento, quando foram bem atendidos. O autor, por sua vez, disse que não responder um requerimento por escrito é uma falta de respeito para com a Casa de Leis.

 

SP-79: “Adautinho” voltou a cobrar informações sobre as obras da Rodovia Waldomiro Corrêa de Camargo, a SP-79. Segundo ele, o projeto foi mal executado. O edil ainda cutucou o governador Geraldo Alckmin, dizendo que se depender dele o político não será o próximo presidente do Brasil.

 

Curtinhas da Câmara 

– O vereador Macruz comparou a arquitetura do campus do CEUNSP de Salto à da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. – O pedido de análise para a cassação do vereador Carlota feito pela jornalista Monica Seixas foi lido nesta semana. – O prefeito Guilherme Gazzola vetou uma parte da Lei Complementar nº 33, que alterava dispositivos da nova Lei de Uso do Solo. – Darci Candiani foi indicado pela Secretaria de Turismo para receber o Diploma e Medalha Dom Gabriel Paulino Bueno Couto. – Entrou no expediente o projeto de autoria de Giva, que altera o nome da Guarda Civil para “Polícia Municipal”.