Dois Pontos Especial Câmara – 07/03/18

ARQUIVADO: O pedido de investigação feito pela candidata a prefeita pelo PSOL Monica Seixas que poderia culminar na cassação do vereador Reginaldo Carlota acabou arquivado. A denúncia foi feita pela jornalista no final de janeiro e se baseava a uma publicação polêmica do vereador, que teria chamado uma seguidora de “putiane”.

RETIRADO: Falando em Carlota, o edil fez um longo requerimento cobrando informações da CIS (Companhia Ituana de Saneamento), citando inclusive a contratação da empresa Água Forte (que está sendo investigada em outra cidade). Porém, no pedido do vereador constava um erro (cobrava informações de um, mas era endereçado para outro), por isso acabou retirado pelo próprio autor. 

RETIRADO II: O vereador Macruz retirou o projeto que obrigava determinados estabelecimentos a contar com cardápio em Braille. Ele já havia sido retirado no ano passado, em discussão polêmica, e havia voltado ao expediente. Porém, foi identificado pelo Jurídico que há uma lei bem semelhante já aprovada, de autoria do ex-vereador Osmar Barbosa, promulgada em 2007.

REFORÇO: Agora, Macruz declarou que irá cobrar para que a lei seja realmente executada. O projeto é de suma importância, declarou o edil, reforçando que não tem nenhuma vaidade quanto a autoria da propositura. Em tempo: quem promulgou a lei foi Dito Roque, que era presidente da Câmara na época. Dito foi um dos principais críticos da lei de Macruz no ano passado.

REVOGAÇÃO: Entrou no expediente da Câmara um projeto de Lei do Executivo para revogar leis que doavam um terreno para a SAJA (Sociedade Amigos do Jardim Aeroporto). Representantes da entidade manifestaram o interesse que o prédio da sede – até hoje não concluído – seja revertido ao patrimônio público.

ESPERA: Na votação de um requerimento de Maria do Carmo Piunti, os vereadores da base do governo esperaram o voto do líder para saber se continuavam sentados ou se levantavam. O edil Sergio Castanheira quase se levantou, mas acabou ficando sentado e o pedido passou por 7×5, sem necessitar do voto de minerva do presidente Mané da Saúde.

INSS: O vereador José Galvão fez um requerimento endereçado ao INSS por conta de uma dissonância entre o horário de funcionamento da agência de Itu. Segundo o site do instituto, o encerramento do expediente é às 18h. Porém, na unidade ituana, as atividades estariam terminando às 17h. O pedido do edil passou por unanimidade.

SILÊNCIO: Galvão também comentou sobre a guerra na Síria, que vem dizimando milhares de pessoas todas as semanas e ganhando destaque da mídia internacional. O edil fez pedido por uma corrente de oração e aderiu a uma campanha, solicitando um minuto de silêncio para rogar por boas novas para aquela sofrida população.

INVERSÃO: Dito Roque solicitou a inversão dos trabalhos da sessão, passando a Ordem do Dia antes da palavra em tema livre. O pedido passou por 6×3 – Normino da Rádio, Castanheira e Maria do Carmo foram contrários, cobrando um motivo para a inversão, porém Dito não justificou.

AMBULÂNCIAS: Durante seu desabafo, Maria do Carmo chegou a dizer do estado das ambulâncias de Itu. “Estão deixando sucatear para lançar uma terceirização. Por que aí é interessante, né? E quem quiser que me entenda, e eu sei que a maioria me entende porque que é bom uma terceirização para quem está administrando”, alegou.

 

Curtinhas da Câmara 

– José Galvão está estudando um projeto para a retirada de fios de energia e telefonia sem uso pela cidade. – Giva irá almoçar com José Eduardo Bandeira de Mello, amigo pessoal de Michel Temer, e encaminhar pedidos da cidade ao presidente. – Macruz, que já demonstrou insatisfação com a Viação Avante, teve reunião com diretores da concessionária. – Mudanças no regimento ainda são discutidas pelos edis; Macruz e Galvão são contra possível volta das sessões para o período da tarde.