Dois Pontos Especial Câmara – 08/11/17

AUSÊNCIA: O vereador Normino da Rádio, vice-presidente da Casa de Leis, não esteve presente na sessão desta semana. O motivo foi o falecimento de uma sobrinha em Minas Gerais. Com isso, o primeiro-secretário Macruz chegou a ocupar a presidência da Câmara por alguns instantes durante a sessão.

 

RESPOSTA: O Hospital São Camilo respondeu requerimento feito por Macruz em outubro referente ao fechamento de sete leitos. Segundo a entidade, nenhum leito destinado ao SUS foi fechado, alegando ainda que foram “remanejadas estruturas organizacionais internas”. “Todavia, isso não compreende modificação dos termos pactuados com o Estado”, prossegue o ofício.

 

NOVOS PROJETOS: Alguns projetos foram apresentados nesta semana pelos edis. Um deles, de autoria de Dito Roque, quer que empresas prestadoras de serviço no município contratem, prioritariamente, cidadãos ituanos. Outro, de José Galvão, prevê concessão de adicional de periculosidade aos agentes de segurança da Câmara.

 

REQUERIMENTO: A Câmara aprovou requerimento de Macruz, que cobra providências da empresa Viação Avante. Uma das solicitações é quanto aos ônibus com condições precárias. O edil também pede o retorno de linhas que atendiam o bairro Vila Leis, nas proximidades da Escola Estadual “Francisco Nardy Filho”.

 

EXALTADOS: Em discussão de requerimento de Carlota, Dito Roque alegou que Maria do Carmo teria fugido do tema durante justificativa de voto, reclamando ao presidente José Galvão. Os ânimos então esquentaram, com o chefe do Legislativo dando uma “dura” em Dito, informando que a condução da Casa de Leis compete a ele. “Eu estou procurando agir como sempre agi, com isonomia”, disse.

 

EXALTADOS II: Além desse momento, houve um bate-boca entre pessoas que assistiam a sessão e Dito Roque. O vereador disse para o pessoal não ficar murmurando como cachorro durante as discussões de projeto, o que incomodou dois munícipes que acompanhavam no plenário. A coisa esquentou e até ameaça de retirada por parte da GCM rolou. Mas no fim tudo se acalmou.

 

CEI: O vereador Reginaldo Carlota passou de cadeira em cadeira solicitando assinaturas para a criação da comissão especial de inquérito (CEI) a respeito de possíveis irregularidades na contratação da empresa responsável pelo PAM do Parque Industrial. Não deu certo. Apenas ele e Maria do Carmo Piunti assinaram o documento.

 

VACINAÇÃO: Sergio Castanheira, vereador e coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, alertou em questão de ordem que a vacinação contra a raiva prossegue, mas agora nos postos do CCZ. Ele também disse que mais de 17 mil animais foram vacinados e os bairros com mais atendimentos foram Potiguara, Parque América e Jardim Aeroporto, respectivamente.