Dois Pontos Especial Câmara – 11/04/18

HOMENAGEM: A sessão desta semana foi marcada por muitas homenagens ao Dia do Jornalista, celebrado no último sábado (07). José Galvão fez moção para os profissionais ituanos e, assim como outros edis, destacou a cobertura realizada pelos veículos de comunicação da cidade – em especial o Jornal Periscópio.

 

FÚNEBRE: A sessão de segunda-feira contou com 12 moções de pesar, um número relativamente alto. Os vereadores Macruz, Galvão e Dito Roque foram os que mais apresentaram as homenagens póstumas. Entre elas, destaque para as moções ao pai do ex-vereador saltense Willhes Gomes, Seu Dedé, e ao ex-secretário de Cultura de Salto, Valderez Bergamo.

 

INVERSÃO: Giva, que secretariou boa parte dos trabalhos legislativos da sessão a pedido do titular do posto Dito Roque, solicitou inversão dos trabalhos. O pedido foi aceito por unanimidade dos vereadores presentes, incluindo edis que disseram anteriormente que não aprovariam inversão sem motivo real.

 

SORTEIO: Uma grande leva de projetos de nome de rua deve ser votada nas próximas sessões. O presidente Mané da Saúde sorteou em igual quantidade a todos os edis, que receberam oito ruas cada para nomear. Dos 13 edis, apenas um dispensou o sorteio. O líder Giva elogiou a atitude do presidente.

 

PRESENTES: Um grupo de quatro artistas de rua esteve presente na sessão desta segunda-feira. A visita deles se deve ao projeto do Executivo que visa impedir apresentações em locais que causem “embaraço” ao trânsito – o que impediria a atuação dos mesmos. Porém, ao serem avisados que a propositura não estava na pauta desta semana, eles foram embora.

 

RETIRADO: Deve ser retirado o projeto que visa promover alterações no regimento interno da Câmara, incluindo no dia e horário das sessões. O desencontro de ideias entre os edis e a pressão da opinião pública são os motivos que devem levar à retirada da propositura, que necessita do apoio de 2/3 da Casa de Leis.

 

REVOGADA: Pelo ato da presidência nº 14/2018, foi revogada a licitação para a aquisição de quatro carros pela Câmara. O certame, ocorrido em março, fracassou já que as empresas não levaram as propostas nas conformidades. O ato assinado por Mané da Saúde aponta a “necessidade de rever os quantitativos e o termo de referência proposto”.

 

GERADOR: Em questão de ordem, o vereador Normino da Rádio disse no fim da sessão que foi destinado um gerador de energia para o PAM (pronto atendimento municipal) da Vila Martins. O local sofreu recentemente um apagão, que gerou muitos comentários negativos à administração municipal nas redes sociais.

 

MAIS TEMPO: Foi aprovado em primeira discussão o projeto de autoria do presidente Mané da Saúde que aumenta o tempo de mandato dos Vereadores Mirins de seis meses para um ano. Segundo o autor, quando os participantes estavam se entrosando, o projeto já estava no fim. Com isso, eles terão mais tempo para desenvolver as ações.

 

Curtinhas da Câmara

 

– Sergio Castanheira, por motivos de saúde, não esteve presente na sessão desta semana. – As empresas Starret e Supermercado São Vicente foram as indicadas para receberem o diploma “Recicla 10”, projeto de autoria de Macruz. O vereador, Arcílio Bragagnolo (diretor de Meio Ambiente) e José Soares da Silva (da Comarei) participaram da comissão. – O mais interessante é que o diploma foi um projeto originado de uma vereadora mirim, Julia Vitória Brilhante Freitas, do Colégio Forte Castelo. – Aprovado projeto de Macruz para concessão de título de cidadania ao Sr. Adolfo Embacher Filho. – José Galvão, Macruz e Wilson da Farmácia foram autores de uma moção de congratulação ao Corinthians, campeão paulista no último domingo.