Dois Pontos Especial Câmara – 13/12/17

DIA DE DOAR: Foi aprovado por unanimidade em segunda discussão, com emenda, o projeto de autoria de José Galvão que institui o “Dia de Doar” em Itu. A propositura recebeu algumas críticas de Giva, mas foi corrigida. Falando em correção, segue uma errata deste jornal: quem votou contra o projeto na sessão passada foi Thiago Gonçales, e não Carlota.

 

SESSÕES: Conforme já noticiado, nesta semana acontecem duas sessões extraordinárias para “limpar a pauta” deste ano. Elas acontecem na quinta-feira (14), a partir das 10h – uma seguida da outra. As contas do ex-prefeito Antonio Tuíze devem ser votadas. Outros projetos do Executivo também serão apreciados.

 

ELEIÇÃO: Já na sexta-feira (15), também às 10h, acontece a votação da nova mesa diretora. Nos bastidores não é mais segredo para ninguém que Mané da Saúde será o presidente, com Thiago Gonçales vice e Dito Roque como primeiro-secretário. Porém, ainda não se sabe quem será o segundo-secretário, tampouco a formação das comissões permanentes.

 

REI DAS MOÇÕES: Dito Roque vai se mostrando ser o “rei das moções” na atual legislatura. Já foram 461 homenagens feitas neste ano, entre pesar e congratulação. Nesta semana, foram dezenas de moções para os integrantes da nova diretoria do Ituano Futebol Clube, que foi eleita na semana passada.

 

RATIFICAÇÃO: Maria do Carmo disse que estudou melhor o projeto de dação em pagamento de bens da Prefeitura ao Ituprev e confirmou o que disse em primeira discussão: “A Prefeitura está repassando terrenos, alguns que ela nem conseguiu doar, por valores astronômicos”. Ela disse ainda que o instituto de previdência terá que sair vendendo para fazer dinheiro com esses imóveis.

 

APROVADO: A vereadora ainda disse que os funcionários estão perdendo com esse projeto. Porém, o projeto passou por 10×2 – Carlota também foi contra. A propositura, que visa amortizar parcialmente o déficit atuarial do Ituprev, foi amplamente defendida pela situação na sessão anterior.

 

DESPEDIDA: Em clima de despedida de 2017, alguns vereadores usaram a Palavra Livre para fazer um balanço de suas atuações no ano, além de fazer votos de um 2018 melhor. Normino da Rádio chegou a pedir união entre os parlamentares, e não terrorismo, para assim poder solucionar os problemas da cidade.