Dois Pontos Especial Câmara – 15/11/17

CURTA: Preferencialmente reservada para a votação do orçamento, a sessão desta semana foi uma das mais curtas desta legislatura. Porém, a próxima sessão terá a segunda discussão, que trará emendas à lei orçamentária – o que promete estender os trabalhos.

 

ELOGIOS: Mesmo adotando um tom crítico à administração municipal, a vereadora Maria do Carmo Piunti não deixou de tecer elogios ao secretário de Serviços Rurais Adauto Gonçales, pai do vereador Thiago, por conta de seu trabalho nas estradas vicinais da cidade. Ela ainda disse que será a primeira a elogiar quando necessário.

 

APROVADO: Passou em segunda discussão o projeto do vereador Thiago Gonçales que institui o Dia Municipal Sem Carro no município. A proposta foi elogiada pelos pares, que entenderam não se tratar de uma imposição, mas sim algo facultativo – adere quem quiser à ação. A proposta teve voto contrário, assim como na primeira discussão, apenas do vereador Reginaldo Carlota.

 

TRIBUNA: Participou da Tribuna Livre nesta semana o pastor evangélico e vice-presidente da AME-Itu (Aliança dos Ministros Evangélicos) Gilson Martins. Ele falou sobre os eventos de sua religião que estão sendo realizados no município, além de agradecer o apoio da Câmara. O pastor foi saudado pelo vereador Normino da Rádio, que também é evangélico.

 

CRÉDITO: A Prefeitura enviou à Câmara projeto que a autoriza abrir créditos suplementares no valor de pouco mais de R$ 1 milhão. A abertura é necessária para que o Executivo faça ainda neste exercício o processo licitatório para implantação do projeto “Movimento Paulista de Segurança no Trânsito”, conforme convênio firmado com o Governo do Estado.

 

MICROFONE: Em determinado momento da discussão do orçamento, Carlota falou sobre denúncias referentes à empresa contratada pela CIS (Água Forte) e o presidente José Galvão pediu para que ele não fugisse do tema. O chefe do Legislativo chegou a dizer que seria obrigado a cortar o microfone do colega, o que irritou o vereador de oposição.

 

TEMER: A vinda do presidente na manhã de hoje para a cidade movimentou o cerimonial da Câmara também. Segundo relatos dos profissionais da Casa de Leis, uma comitiva de mais de 40 pessoas veio para Itu conferir todos os preparos para a passagem de Temer. O pessoal até se espantou com tanta gente.

 

FERIADO: Por conta do feriado da Consciência Negra (20 de novembro), a próxima sessão ordinária foi marcada para o dia 22, uma quarta-feira, no mesmo horário. Além de votar em segunda discussão o orçamento, serão lidas indicações e votadas as moções que “sobraram” da sessão desta semana.