Dois Pontos Especial Câmara – 16/05/18

EDITAL: Durante a audiência da saúde, o diretor Ricardo Mesquita disse que, com relação à terceirização da UPA, no edital foram adotados critérios “claros e objetivos” e foi dado um prazo “amplo e suficiente” para estimular a participação de potenciais interessados em administrar o local.

EDITAL II: Ele ainda declarou que no edital de chamamento das empresas interessadas foram adotados critérios de preço e técnica, impedindo assim que uma administradora vença somente por oferecer um preço mais baixo e não ter um histórico comprovando a capacidade de gerir uma UPA como a de Itu. 

MAIS MÉDICOS: Questionada pela vereadora Maria do Carmo Piunti sobre falta de médicos ginecologistas na rede pública, a secretária Janaina Guerino de Camargo disse que houve recentemente uma falha pontual, com alguns profissionais saindo de férias simultaneamente e que mais médicos serão contratados temporariamente para suprir a demanda.

PALANQUE: Após um munícipe usar da palavra, o líder Giva cobrou ao presidente da audiência, Normino da Rádio, que não deixasse que as pessoas usassem o espaço como palanque político. Ele pediu que o assunto da audiência – as finanças da Secretaria da Saúde – fosse seguido, sem entrar em outras discussões. “Pedra é fácil tacar, duro é vir com sugestões”.

DENÚNCIAS: Ricardo Giordani, que foi vereador no ano passado, criticou a postura de alguns políticos que divulgam inquéritos civis como se já houvesse condenação. Giva, por sua vez, condenou a prática do denuncismo e clamou que a Câmara faça sua parte para combater isso. 

ALUGUEL: A respeito das críticas ao prefeito Gazzola por estar “gastando” com o aluguel do prédio do Hospital enquanto o mesmo passa por obras, Giva recordou da implantação do Poupatempo na cidade, quando o ex-prefeito Tuíze também locou um espaço enquanto o mesmo passava por reformas.

SEM LIBRAS: A audiência da saúde contou público inexpressivo, como sempre, mas foi transmitida pela internet, através do YouTube da Câmara. Porém, sem tradução simultânea em Libras (Língua Brasileira de Sinais). A janela disponível para os interpretes aparecia, mas sem ninguém “dentro” dela.

 

Curtinhas da Câmara 

– Brincando, Maria do Carmo disse que vai pedir para trocar a foto dela que aparece no painel da Câmara. A imagem está realmente desatualizada. – Novamente os trabalhos foram invertidos, dessa vez a pedido do vereador Wilson da Farmácia. – O Sincomércio, através do diretor jurídico Celso Brizotti, fez uso da Tribuna da Câmara. Mais detalhes na próxima edição do “Periscópio”.