Dois Pontos Especial Câmara – 18/04/18

DESAFIO: Conforme informado na edição de sábado, o prefeito Guilherme Gazzola solicitou o uso do plenário da Câmara Municipal para a realização do debate/audiência sobre a saúde com o vereador Reginaldo Carlota. Porém, ao fim da Ordem do Dia, o edil pediu questão de ordem para informar que deu o assunto por encerrado.

NOMEADA: Uma marginal localizada próxima à Sumitomo, através de projeto votado em regime de urgência nesta semana, agora leva o nome da empresa. De autoria de Giva, a propositura entrou já nesta sessão porque haverá um evento no local em breve, e a via – recentemente aberta – ainda não possui nome.

PRESENTES: Na plateia, o Clube de Desbravadores – uma espécie de grupo escoteiro da Igreja Adventista do Sétimo Dia – acompanhou a sessão desta semana. O vereador Normino da Rádio falou sobre o trabalho desenvolvido pela entidade e abriu as portas do Legislativo ituano a eles.

REAÇÃO: Chamou a atenção do primeiro-secretário Dito Roque a indicação de Macruz para a mudança da estátua do Simplício, que hoje está na Praça dos Exageros, para a Praça do Rotary, localizado em frente à Kia Motors. A reação do decano foi de quem não curtiu nada a interessante ideia…

RETIRADO: A pedido do autor Macruz, foi retirado de pauta o projeto de lei que cria a Medalha e Diploma “Mulher Ituana”, que visa homenagear funcionárias públicas no Mês da Mulher. A ideia deverá ser reformada, visando que outros segmentos da sociedade ituana também sejam englobados.

APROVADO: Outro projeto de Macruz na pauta, a proposta de criação da Semana de Ensino de Noções Básicas da Lei Maria da Penha passou em primeira discussão por unanimidade. Única mulher na Câmara, Maria do Carmo Piunti aprovou a ideia e pediu a inclusão do termo “conscientização”, por achar mais abrangente.

INVERTIDO: Novamente os trabalhos da sessão de Câmara foram invertidos. Dessa vez a pedido de Dito Roque, solidário ao colega Sergio Castanheira – convalescido por uma bronquite. Resta a dúvida: será que haverá inversões dos trabalhos com o novo dia e horário das sessões? A verificar.

FLANELINHAS: Alguns membros do Conselho de Política Cultural de Itu estiveram presentes na sessão para acompanhar a tramitação da propositura que ficou conhecida como “projeto dos flanelinhas”, que também engloba a área artística. O projeto terá alterações, mas alguns edis, como Dito Roque e Maria do Carmo, já se posicionaram contra da forma que está.

DECORO: A munícipe Susete Gomes Daronco esteve na sessão desta semana. Ela, que integrou o Observatório Social e sempre acompanha de perto a política ituana, carregava cartazes criticando uma suposta falta de decoro de um dos vereadores (não citando explicitamente quem). Porém, ela acabou não levantando-os durante a sessão.