Dois Pontos Especial Câmara – 19-12-18

PUBLICIDADE: Os dois candidatos à presidência da Câmara, Giva (eleito) e Normino da Rádio, destacaram em seus discursos antes da votação a necessidade de dar publicidade aos bons atos promovidos pela Casa de Leis. O candidato derrotado, inclusive, chegou a dizer que a classe política está desmoralizada e tem quem sinta vergonha de se dizer político.

LÍDER: É certo que, com a eleição de Giva, Ricardo Giordani passe a ser o líder do prefeito na Câmara pela proximidade que o mesmo tem com Guilherme Gazzola. E o advogado já assumiu muito bem essa função, defendendo com unhas e dentes o governo. Giordani, que assumiu a cadeira de Reginaldo Carlota, vestiu bem a camisa de vereador.

INDEPENDÊNCIA: O presidente eleito, Giva, provocou em seu discurso, dizendo que “essa coisa de independência não funciona pra mim”. “Se você é independente, não tem que ter cargos na Prefeitura, não tem que ter vínculos com o Executivo”, disse ele. Fica a dúvida: o vereador falou de maneira genérica ou tinha um alvo específico?

REPUGNANTE: Foi assim que a vereadora Maria do Carmo Piunti classificou a exclusão do vereador Luciano do Secom das comissões internas, eleitas juntamente com a nova mesa diretora da Câmara. Luciano, que já foi líder de Gazzola, é do mesmo partido do prefeito (PTB) e foi o segundo vereador mais votado em 2016.

RESSENTIDO: Luciano pediu a palavra e mostrou ressentimento por ter sido deixado de lado. Ele relembrou que já presidiu comissões nos últimos dois anos. O vereador também disse ser uma falta de consideração com ele e já antecipou que poderá realizar novas alianças, galgando futuros cargos. Poderá Luciano ser candidato a prefeito ou vice?

TEATRO: O vereador Thiago Gonçales definiu assim o que aconteceu no plenário da Câmara durante a escolha das comissões internas. Aliás, toda a definição dos grupos foi cercada de polêmica, com vereadores da oposição criticando a forma como as chapas foram colocadas e escolhidas.

SEM HINO: O novo presidente Giva já antecipou que vai acabar com a execução do hino municipal de Itu antes do início de todas as sessões. Na gestão dele, a canção será entoada apenas na primeira sessão de cada mês. Outra mudança que pode ocorrer é novamente de dia e horário de sessão, mas aí é conversa apenas para 2019…