Dois Pontos Especial Câmara

VAZIO: Não é só o plenário da Câmara que vem ficando vazio nas últimas sessões. A lista de projetos, indicações e requerimentos também está ficando escassa. Na sessão de ontem, apenas quatro projetos foram votados (sendo dois para nominar vias públicas) e foram registradas poucas proposituras no expediente – geralmente recheado.

VAZIO II: Duas coisas podem explicar esse “esvaziamento” das sessões: a proximidade das eleições e a ausência de Reginaldo Carlota. Sim, o ex-vereador, apesar de seus costumeiros desentendimentos, realizava requerimentos com frequência e movimentava as sessões. Agora, as reuniões estão cada vez mais protocolares.

OPOSIÇÃO: Agora sobrou à vereadora Maria do Carmo Piunti (PSC) a incumbência de ser a única vereadora a fazer oposição ao governo municipal – apesar de sempre deixar claro que não é oposição nem situação, mas, sim, população. Entretanto, é a única parlamentar a ainda realizar requerimentos à Prefeitura com certa frequência.

REQUERIMENTO: Na sessão de ontem (18), por exemplo, a vereadora solicitou informações sobre a empresa que realiza exames de imagem (em especial ultrassom) para a Secretaria da Saúde. Maria do Carmo declarou ter recebido informações sobre possíveis irregularidades no serviço. O requerimento foi aprovado.

INDICAÇÕES: Surpreendeu quem olhou o expediente da sessão desta terça-feira ao ver o número diminuto de indicações, pois geralmente elas são volumosas. Apenas três pedidos de reparo de iluminação pública, de asfalto e tapa-buraco foram solicitados, respectivamente, pelos vereadores Normino da Rádio (PHS), Henrique de Paula (PV) e Luciano do Secom (PTB).

ARQUIVADO: Foi arquivado o projeto de Macruz (PTB) para destinar espaço para urnas da Nota Fiscal Paulista em estabelecimentos comerciais de Itu. Segundo parecer jurídico, o projeto fica prejudicado por conta das alterações promovidas recentemente no programa – que, inclusive, vem gerando críticas de entidades que dele se beneficiam.

AVCB: Em agosto, o Legislativo contratou uma empresa de Sorocaba para a elaboração de projeto básico e executivo para obtenção do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) do prédio. O valor do contrato foi de R$ 23.500,00. A contratação foi através da modalidade dispensa de licitação, com menor preço.