Dois Pontos Especial Câmara – 21/02/18

HOMENAGEM: Foi respeitado um minuto de silêncio em tributo ao falecimento de José Cláudio Carneiro, ex-jogador de futebol, comentarista esportivo e também vereador na legislatura 1977-1982. Dito Roque lembrou que, como ex-vereador, Carneiro teria o direito de ser velado no Plenário da Câmara – o que não ocorreu, com o velório sendo realizado no Municipal.

 

HOMENAGEM II: O vereador Thiago Gonçales protocolou um projeto de Decreto Legislativo para a concessão do Título de Cidadão Emérito a Vicente Elias Schanoski, um dos maiores nomes do esporte ituano. Curitibano de nascimento, Schanoski já havia recebido no passado o Título de Cidadão Ituano. Todas as homenagens são merecidas.

 

SEM LUZ: O vereador Macruz fez um requerimento cobrando da CPFL informações quanto a queda constante de energia elétrica no bairro São Luiz. O documento foi aprovado por unanimidade. Mas caberia outra solicitação: por que a luz caiu sempre que chuvisca no Jardim Aeroporto, bairro ao lado do São Luiz? A população de lá também pede ajuda.

 

PALAVRA CHEIA: A Palavra Livre desta semana durou 1h30. Sem palestrante na tribuna e com menos indicações e moções, os vereadores tiveram mais tempo de falar. E falaram de assuntos diversos. Thiago Gonçales, por exemplo, destacou trecho de uma matéria do jornal “Primeirafeira”, de Salto, em que o trabalho do deputado Marcio Alvino com relação ao Trem Republicano é enaltecido.

 

PALAVRA CHEIA II: Já Normino da Rádio falou sobre a questão da falta d’água em alguns pontos mais altos da região do Cidade Nova. Ele disse que tem se reunido com representantes da CIS para solucionar o problema, que esbarra em questões da rede de energia elétrica na estação localizada no Hospital do Pirapitingui.

 

FEBRE: Wilson da Farmácia tratou de esclarecer os boatos de reações graves após a vacina da febre amarela, que estão sendo propagados pelas redes sociais e assustando as pessoas que não querem se vacinar. “Eu aconselho a tomar mesmo”, alertou o vereador, informando que as reações são mínimas e comuns, como dor de cabeça.

 

FEBRE II: Já o presidente Mané da Saúde falou sobre os comentários de que a Prefeitura estaria “segurando” a vacina. “A responsabilidade de fornecer a vacina é do Governo do Estado. Tem muita gente que não tem o que fazer que fica falando que estão segurando a vacina. Isso é bobagem”, disse o vereador. “A Prefeitura é simplesmente quem aplica a vacina”.

 

SINDICATO: Luciano Ribeiro declarou que, com o fim da contribuição sindical obrigatória, alguns sindicatos inteligentes, como o Secom, vão se manter mesmo assim graças ao trabalho efetuado junto à classe. Já o vereador Giva disse que muitos sindicatos deixam a desejar, destacando o dos servidores municipais ituanos.

 

LÍDER: Após a saída de Luciano Riberio da liderança do governo, iniciou-se uma “disputa” para saber quem ocupará o lugar. Alguns nomes estão sendo aventados nos bastidores. Durante a sessão, o vereador Giva fez elogios à ação da Prefeitura na vacinação da febre amarela. Seria ele o novo líder?