Dois Pontos Especial Câmara – 29/08/18

CRÉDITO: O Executivo municipal enviou à Câmara projetos de lei para a contratação de operações de crédito com a agência Desenvolve SP. Um, no valor de pouco mais de R$ 1,6 milhão, será usado para a aquisição de máquinas e equipamentos para a Secretaria Municipal de Serviços Rurais – demanda constante dos vereadores.

CRÉDITO II: O outro projeto autoriza um crédito maior, no valor de quase R$ 3 milhões. O valor será usado para ampliação e melhoria no sistema de captação e tratamento de água, através da linha de crédito Economia Verde. Ambos os projetos contam com outorga de garantia e deverão ser votados em breve.

PROJETOS NOVOS: Macruz (PTB) apresentou dois projetos, que foram lidos no expediente da sessão de ontem (28). O primeiro dispões sobre a criação do programa “Horta Comunitária”. O segundo, que já foi divulgado pelo Periscópio, é uma demanda de um grupo de óticas da cidade: dispõe sobre a proibição da prática de assédio pessoal a transeuntes em vias públicos, que induza a contratação de venda casada de optometria e produtos ópticos.

PROJETOS NOVOS II: Além desses dois, também foi lido o projeto de José Galvão (DEM) que visa acabar com fios inúteis na rede elétrica, de telefonia e de internet da cidade. Segundo justificativa do vereador, a propositura é pautada na questão da segurança dos transeuntes e também a respeito da poluição visual que tais fios ocasionam.

REQUERIMENTOS: Maria do Carmo Piunti (PSC) apresentou o requerimento cobrando informações sobre o Consórcio Intermunicipal da Saúde, que havia comentado na semana passada, e outra solicitação pedindo informações sobre o contrato com a nova gestora da UPA. Ambos os pedidos foram aprovados por unanimidade.

MOÇÕES: Dentre as diversas moções de pesar e congratulação protocoladas, duas se destacam por serem do novo vereador Ricardo Giordani. As homenagens foram destinadas à Loja Maçônica e ao prefeito Guilherme Gazzola por conta da vinda da FIEC para Itu. Giordani deve continuar no cargo, contrariando informações de bastidores.

TRIBUNA: O diretor-presidente da Sociedade Beneficente “Caminho de Damasco” (nova gestora da UPA Nossa Senhora Aparecida), Dr. Luis Antônio Herce, falou na Tribuna Livre da sessão de ontem (28). Ele contou a trajetória da entidade, que surgiu em Garça/SP. A secretária de Saúde Janaina Guerino de Camargo esteve presente no Legislativo. 

ORDEM DO DIA: A Câmara tinha 12 projetos elencados na Ordem do Dia da sessão, que eram votados quando esta página estava sendo fechada, entre eles a concessão da Medalha Padre Bento ao Padre Gabriel Vital, denominações de vias públicas e alterações de leis antigas solicitadas pelo Executivo municipal. O resultado das votações e a repercussão o leitor acompanha na edição de sábado.