Dois Pontos Especial Câmara

EXAGEROS: O vereador Rodrigo Macruz (PTB) é autor do projeto de lei que visa incluir a “Festa dos Exageros” no calendário oficial de eventos da cidade. A atração aconteceu pela segunda vez este ano. De acordo com a propositura, o evento deve ocorrer entre outubro e dezembro, na Praça da Matriz.

MOÇÕES: O vereador Sérgio Castanheira (PSD) apresentou diversas moções de congratulação para representantes da Secretaria de Turismo, Lazer e Eventos e também integrantes do Canil da Guarda Civil Municipal, pelo trabalho desempenhado na edição deste ano da Cãominhada.

DEFENSOR: O vereador Dito Roque (Podemos) apresentou indicação para que o Executivo estude a criação do cargo de Defensor Público da Guarda Civil Municipal de

Itu. “Esta proposta dispõe sobre a assistência jurídica integral e gratuita aos Guardas Civis Municipais de Itu, que se envolverem em situações judiciais, quando no exercício das suas funções”, explica.

MUDANÇA: Alguns vereadores se mostram abertamente frustrados com a mudança de dia de horário da sessão de Câmara. A mudança, além de não surtir efeito para atrair público, fez a repercussão da mídia diminuir – este jornal, por exemplo, trazia em sua edição de quarta-feira uma extensa cobertura da sessão quando realizada às segundas-feiras.

REQUERIMENTO: O vereador José Galvão (DEM) apresentou requerimento cobrando do Executivo informações sobre ações para fomentar o emprego na cidade. Ele se baseou em informação da edição do último sábado do JP, que mostrou resultados negativos de Itu no Caged do Ministério do Trabalho. A solicitação foi aprovada.

CAMPANHA: A Tribuna Livre recebeu a participação da pastora Christiane Loschiavo, que falou sobre a campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. Ela falou sobre as ações que estão sendo promovidas para combater os crimes em desfavor das mulheres.

ORÇAMENTO: A Câmara votou ontem a lei orçamentária para o ano que vem. A expectativa era de aprovação, mas com votos contrários de vereadores de oposição caso a emenda que diminuía o percentual permitido para remanejamento do prefeito não fosse aprovada. A cobertura completa na edição do JP do próximo sábado.