Dois Pontos Especial Câmara – 30/03/17

REPÚDIO: Na mesma linha das apresentadas por Luciano do Secom na sessão anterior, a vereadora Maria do Carmo Piunti apresentou duas moções aos deputados José Olímpio e Herculano Passos por conta de seus posicionamentos na votação do projeto da terceirização. O primeiro recebeu uma moção de congratulação pelo seu voto contrário, enquanto o segundo, uma de repúdio pelo seu voto favorável.

 

REPÚDIO II: A moção de Olímpio passou por unanimidade, enquanto a de Herculano passou por 7×1 – Givanildo Soares foi contra na votação, que teve quatro ausentes. “Eu acho que quem tem que repudiar o deputado são as urnas. Eu não tenho nada contra ele e nem a favor, mas eu não voto porque é uma prerrogativa do deputado”, disse Giva.

 

DISCUSSÃO: O vereador Reginaldo Carlota apresentou na sessão um requerimento ao prefeito Guilherme Gazzola sobre o suposto falso médico do Pronto Atendimento do Parque Industrial. O autor da solicitação não pediu discussão, porém o líder do Executivo, Luciano do Secom, pediu. O pedido será discutido e votado na próxima segunda-feira.

 

POLÍCIA: O Capitão PM Emerson Luciano de Almeida Drague fez uso da Tribuna Livre na sessão desta semana para falar sobre o trabalho da Polícia Militar do Estado de São Paulo na cidade de Itu. Drague detalhou o funcionamento da corporação, explicando os projetos de policiamento preventivo e ostensivo para combater a criminalidade na cidade.

 

POLÍCIA II: Drague foi saudado por Givanildo Soares, que parabenizou a PM – e também a Guarda Civil Municipal – pelos trabalhos prestados à população. Vale destacar que o capitão da PM fez uso da palavra por quase 22 minutos, quando o regimento prevê 10 minutos (mais cinco, se aprovado pelo plenário).

 

INVERSÃO: O vereador Givanildo Soares pediu inversão dos trabalhos da sessão. Com isso, foram votados antes os requerimentos de Carlota e os projetos em pauta. Já a Palavra Livre, que seria de 50 minutos, foi começar após a meia-noite. Apenas Normino da Rádio fez uso da palavra, por 15 minutos. Os demais inscritos dispensaram.

 

CORUJÃO: Aliás, as sessões estão demorando cada vez mais ultimamente. Nesta semana, novamente ela terminou após a meia-noite. Passando das 23h, o plenário era composto apenas por assessores, funcionários da Casa e imprensa. Apesar dos vereadores não darem o braço a torcer, a mudança de horário já é muito criticada nos bastidores (como divulgado neste espaço na última semana) e até mesmo nas redes sociais.

 

AUSENTES: O avançado da hora fez com que alguns vereadores nem estivessem presentes no plenário após a meia-noite. Se nem os edis ficam até o final da sessão, imagina só a população que, em sua maioria, acaba precisando de transporte público para retornar ao lar…

 

RETIRADOS: Dois projetos foram retirados da pauta da sessão. O primeiro, que altera o regimento para aumentar a participação da população na Tribuna Livre, foi adiado por duas sessões a pedido do autor Rodrigo Macruz. Já o segundo, que declara o Lions Club como utilidade pública, foi adiado a pedido de Normino da Rádio – um dos autores junto com Maria do Carmo Piunti.

 

GRAVAÇÔES: Em questão de ordem, o vereador Reginaldo Carlota disse que viu uma gravação “polêmico” entre o prefeito e colegas da Câmara. O vídeo teria sido gravado por outro vereador. Carlota então pediu cuidado aos pares, para que não sejam “pegos” fazendo pedidos escusos ao chefe do Executivo municipal.